terça-feira, 17 de maio de 2016

A NOSSA SELECÇÃO (OS 23 PARA O EURO)

Ainda antes de conhecido os 23 escolhidos pelo selecionador nacional vamos aqui dar a nossa opinião sobre os elementos que deveriam ir ao Europeu, com a ajuda da listagem dos 30 jogadores com melhor rendimento pontual médio na Liga Portuguesa nesta temporada. Assim, na nossa opinião devem ser convocados a emagadora maioria dos jogadores portugueses que aparecem nesta lista, a começar por aquele que aqui elegemos como o melhor jogador da Liga, o Renato Sanches, o 2º português com melhor rendimento pontual, foi o William Carvalho, o 3º da lista foi o André Almeida, seguindo-se o Eliseu (4º da lista), o Pizzi (5º português da lista), Rui Patrício (6º da lista), o Adrien (8º da lista), o João Mario (9º da lista), Danilo Pereira (13º português da lista) e o Rafa Silva que tendo conquistado 57% dos pontos nos 30 jogos disputados é o único seleccionável que joga na nossa liga e que não consta da lista dos 30 jogadores com melhores rendimentos pontuais na época 2015/16. Convoca-se pelo menos 9 atletas que jogam na nossa liga, de modo que o nosso campeonato e os nossos clubes fiquem bem representados no Europeu.



Tentamos respeitar o máximo possível as escolhas que o Eng. Fernando Santos tem feito na tentativa de construir a melhor selecção possível, mas há 4 posições em que existem duvidas e que podemos estar em desacordo com as opções do seleccionador, que são os casos do:

  • Defesa direito: André Almeida ou Cedric?  A nossa escolha recai no André Almeida, de 25 anos que esta a fazer a sua melhor época de sempre nesta temporada, aliás este atleta mesmo competindo pelo lugar no onze com o Maxi Pereira ou Nelson Semedo  nas últimas 3 épocas conseguiu disputar 92 jogos (conquistando 3 campeonatos, 3 Taças da Ligas, 1 Taça de Portugal além de ter sido 2 vezes finalista da Liga Europa e nesta época atingiu os 1/4 final da Liga dos Campeões, é seguramente o jogador Português mais titulado da nova geração, com 25 anos ou menos). A sua experiência acumulada de grande sucesso nas últimas 3 épocas e a sua polivalência poderá ser bastante útil na fase final do Europeu (tri-campeão, com 92 jogos feitos pelo Benfica nesse período, não há mais nenhum português), enquanto que o seu concorrente, o Cedric aos 24 anos ainda não viu as suas competências devidamente testadas quer na disputa por títulos, quer nas fases avançadas das competições europeias e no currículo apenas conta com 2 Taças de Portugal conquistadas. Além de estar a terminar a época em baixa forma no seu clube, pois nos últimos 10 jogos do Southampton (5º classificado da Liga Inglesa) apenas foi escolhido pelo seu treinador para participar em 2 jogos.  Em seguida está o quadro comparativo do histórico de carreira  de   ANDRÉ ALMEIDA         VS          CEDRIC
  • Médio Box-to-box (nº8): Adrien Silva ou André Gomes? A nossa escolha recai no André Gomes, que aos 22 anos demonstra toda a sua qualidade numa liga melhor e números estatísticos melhores que o Adrien Silva nem sonhava apresentar aos 22 anos e mesmo hoje aos 27 anos, na sua melhor temporada da carreira não apresenta qualidade para ultrapassar o que o André Gomes já demonstrou. Mesmo por uma questão de justiça pela utilidade na seleção, vemos que apesar de ser um jogador atualmente com 27 anos, Adrien apenas contribuiu com 17 minutos de participação num único jogo de qualificação, foi também nesse capitulo ultrapassado pelo muito mais jovem André Gomes, logo se aos 21 já era melhor jogador, 1 ano mais maduro em princípio será mais evidente que é melhor jogador. Neste momento André Gomes é o que está em melhores condições para discutir com o João Moutinho, um lugar como nº 8 da selecção e garantir que Portugal apresentará em campo um dos melhores nº8 da actualidade. André Gomes já joga numa liga mais mediatica, além de já ter no currículo mais titulos conquistados que o Adrien Silva, mais jogos em fases adiantadas das competições europeias (1/4 finais, 1/2 finais ou finais).  Em seguida está o quadro comparativo do histórico de carreira dos dois jogadores retirado do zerozero.pt. ADRIEN         VS          ANDRÉ GOMES
  • Medio Desequilibror (nº 10): Rafa Silva ou Bernardo Silva? A nossa escolha recai sobre o Rafa Silva, principalmente pela recente lesão que o Bernardo Silva sofreu, apesar de reconhecermos que em condições normais, estando os dois jogadores aptos, o Bernardo Silva aparenta já ter conquistado mais a confiança do Fernando Santos. Os registos estatísticos dos 2 jogadores são muito semelhantes, o Rafa Silva fez esta época 8 golos em 30 jogos do campeonato português enquanto o Bernardo Silva fez 7 golos em 32 jogos do campeonato francês.
  • Avançado Centro: Hugo Vieira ou Eder? A nossa escolha recai sobre o Hugo Vieira, apesar de ser mais ou menos claro que o treinador acabará por manter o Eder como uma das suas escolhas. Mas se dependesse de nós, o Hugo Vieria seria o escolhido para o lugar de avançado, pois acreditamos que ele é neste momento o jogador português que melhor se complementaria com o Ronaldo num sistema de 4-4-2. Hugo Vieira esta temporada marcou 21 golos sagrando-se campeão no seu campeonato pelo Estrela Vermelha, é um avançado móvel, com boa técnica, velocidade e aos 27 anos já apresenta algum histórico de golos, 97 golos em 228 jogos (média de 0,43 golos por jogo), enquanto o Eder apenas marcou 6 golos nesta temporada e tem um histórico geral de 59 golos em 221 jogos aos 28 anos (0,27 golos por jogo). Apenas 59 golos marcados é mesmo muito curto! HUGO VIEIRA         VS      EDER



Segue-se o quadro com os nossos 23 escolhidos para o Europeu, os jogadores da liga portuguesa tem entre parentes a % de pontos que conquistaram nos jogos que participaram, conforme consta da listagem dos 30 jogadores com melhores rendimentos pontuais médios na Liga Portuguesa 2015/16 aqui publicada.


Como sabemos não temos um conjunto de jogadores muito alargado, que tenham uma aurea de vencedores no seu ADN, no máximo poderemos ter nos 23 seleccionados para o Europeu, 7 jogadores que em 2015/16 se tenham sagrado campeões nacionais (Eduardo, André Almeida, Eliseu, Renato Sanches, Pizzi, Quaresma e Hugo Vieira, ) e 2 campeões/finalistas da LC (Pepe e Ronaldo).  A selcção nacional deve ser o espaço de excelência para os jogadores com um histórico de conquistas. É que mesmo que recuassemos as 3 últimas épocas não encontrariamos mais nenhum outro campeão nacional dentro dos possíveis selecionados para o europeu que não seja o André Gomes com 1 título de campeão conquistado. 

Os atletas ganhadores, com melhores rendimentos desportivos nas 3 últimas épocas são: 

  • O Ronaldo e o Pepe venceram uma LC em 2013/14 e ainda podem repetir esta época
  • O André Almeida que venceu 3 campeonatos nacionais em Portugal (2013/14, 2014/15 e 2015/16)
  • O Pizzi que venceu 2 campeonatos em Portual (2014/15 e 2015/16) e uma Liga Europa
  • O Eliseu que venceu 2 campeonatos em Portugal (2014/15 e 2015/16)
  • O Bruno Alves que venceu 1 campeonato na Turquia e 1 campeonato na Russia 
  • O Eduardo que venceu 2 campeonatos na Croacia (2014/15 e 2015/16)
  • O Renato Sanches (2015/16) e o André Gomes que vencer 1 campeonato em Portugal
  • O Quaresma que venceu 1 campeonato da Turquia (2015/16)
  • O Hugo Vieira que venceu 1 campeonato na Sérvia (2015/16)
Destes 11 jogadores 7 ganharam titulos nacionais está temporada, ou seja apresentam-se na selecção com a confiança em alta. Estes são os 11 jogadores portugueses com histórico de sucesso recente (titulos nos últimos 3 anos) que podem acrescentar as suas competências ganhadoras para a equipa nacional e nos permitir ter esperanças de a atingir pelo menos as 1/2 finais da prova.  Seguramente qualquer das 4 selecções que vão chegar às 1/2 finais terá no seu plantel 11 jogadores que conquistaram titulos nacionais e/ou internacionais recentemente. É por isso que defendemos que ,destes 11 recentes titulados acima elencados, pelo menos 9 deles tem de estar obrigatoriamente na lista dos 23 eleitos a levar ao Europeu. A cultura de vitória é muito importante nestas grandes competições. A selecção precisa de ganhadores, precisa de ganhar, é muito mais importante que levar jogadores para satisfazer os amigos.

2 comentários:

Anónimo disse...

.
Boas;

Vocês que são o pessoal dos Dados Estatísticos ...
Conseguem dizer-me com carater de urgência os pénaltis a favor e contra ( época 2015/2016 ) tanto para o Benfica como para os lagartos???

Cumps.
.

Influência Arbitral disse...

Se queres saber quantos penaltis a favor do Benfica, do Sporting ou do F. C. Porto foram assinalados esta época ou nas últimas 8 épocas, basta consultares o post PENALTIS - COMPARAÇÃO (8 ÉPOCAS) em:
http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Penaltis%20-%20Compara%C3%A7%C3%A3o%20%288%20%C3%A9pocas%29