quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

LIGA DOS CAMPEÕES - "OITAVOS"

Já se conhecem os apurados da fase de grupos da LC que são os seguintes:
1º classificados                                              2º classificados
Real Madrid (1º)                                           Benfica (6º)
Bayern Munique (2º)                                    Paris Saint-Germain (7º)
Barcelona (3º)                                               Juventus (8º)
Chelsea (4º)                                                   Arsenal (10º)
Atletico Madrid (5º)                                      Dinamo Kiev (29º)
Manchester City (14º)                                   PSV Eindhoven (35º)
Zenit (16º)                                                     Genk (57º)
Wolfsburg (41º)                                             Roma (59º)

Benfica é a única equipa portuguesa entre as 16 melhores equipas europeias nesta época 2015/16. Por não ter vencido o seu grupo terá como possíveis adversários um dos 1ºs classificados que estão elencados em cima à esquerda. 

Vemos que entre as 16 melhores equipas desta época estão 9 das 10 primeiras equipas do ranking de clubes da UEFA, Borussia Dortmund foi o único clube do TOP TEN EUROPEU que por ter tido um desatroso desempenho na Bundesliga na época passada não participou na LC desta época, realce tambem para a eliminação do 11º classificado (F. C. Porto) e 13º classificado (Valencia), os clubes melhor classificados eliminados pelo 29º e 57º classificados do ranking europeu de clubes. 
A elite do futebol europeu esta vincadamente representada na próxima fase a eliminar da LC. 
Só os clubes mais poderosos estão nas fases mais avançadas da LC, são 3 clubes Espanha, 3 da Inglaterra, 2 da Alemanha e 2 de Italia, 1 de França, Portugal, Holanda, Russia, Ucrania, Belgica.

De entre todos os 7 possíveis adversários existem apenas 3 com piores coeficiente eufeiro que o Benfica, se bem que estamos a falar actualmente de 3 clubes com orçamentos incomparáveis para a realidade do Benfica ou de qualquer clube português. Em sentido inverso, os clubes que ficaram em 1º lugar nos seus grupos, seguramente que preferem defrontar na próxima eliminatória um dos 4 clubes mais fracos nesta fase da prova, o Gent, PSV, Dinamo Kiev ou Roma.

Atlético de Madrid é líquido que não pode sair ao Benfica no sorteio da próxima 2ª Feira e se na bolinha do sorteio aparecer o Barcelona ou Bayern Munique é sinónimo de eliminação garantida do Benfica, sendo o Real Madrid é quase a mesma coisa.
Os números estatísticos das últimas 5 épocas demonstram que só  num bom momento futebolístico o Benfica terá possibilidades de ultrapassar a próxima eliminatória desde que tenha a sorte de defrontar o Wolfsburg, Zenit, Manchester City ou mesmo o horrível Chelsea desta época. Estas são os únicos 4 possíveis adversários que podem estar ao alcance do Benfica.

E atenção se o sorteio for realmente favorável, o Luis Filipe Vieira sabe que só melhorando o actual plantel com pelo menos 2 novos reforços em Janeiro (Defesa Esquerdo e Medio Centro Box-to-Box) terá algumas hipóteses de discutir a eliminatória. Estes 2 jogadores tem de ser obrigatoriamente atletas de enorme capacidade física e técnica, pois como se viu neste jogo em que os jogadores do Benfica correram em conjunto 95Km enquanto os do Atlético de Madrid 104Km. Mesmo recuperando os lesionados Nelson Semedo, Luisão e Salvio, esta equipa necessitará de reforços em Janeiro para poder cumprir com a sua obrigação de procurar o tri e lutar para a passagem aos "QUARTOS" da LC.
Se em termos financeiros não é possível ao Benfica ter melhor plantel que os 7 possíveis adversários então somente com uma grande capacidade de trabalho será possível ultrapassar a próxima eliminatória ao mesmo tempo que a equipa possa lutar pelo campeonato nacional que é a competição para o qual é possível ao Benfica construir um plantel para vencer em 2015/16.

Quais são os dois jogadores que deve o Benfica contratar para ter sucesso desportivo nesta época 2015/16?
Defesa Esquerdo                                          Medio Centro Box-Box
Grimaldo                                                       Marcelo Cesar Meli

Siqueira                                                         Enzo Perez
_______?                                                       __________?

Sem comentários: