domingo, 1 de novembro de 2015

5 grandes penalidades num ataque com 18 golos marcados (1 penalti por cada 3 golos)

Nesta 9ª jornada o Sporting beneficiou do seu 5º penalti favorável, num lance que é precedido de um fora de jogo, documentado na imagem seguinte:


Este acabou sendo o penalti que permitiu o único golo do jogo, ou seja permitiu ao Sporting acrescentar diretamente com influência arbitral mais 2 pontos. Já o penalti assinalado aos 95 minutos contra o Tondela, também tinha permitido ao Sporting acrescentar 2 pontos com influência arbitral direta. Estes são os penaltis que objetivamente conseguimos determinar quantos pontos permitiram acrescentar com influência arbitral direta. A longo prazo, com mais de 200 jogos o expectável é verificarmos que as equipas que conquistaram mais pontos, foram as que tiveram melhores desempenhos atacantes e também foram capazes de obrigar os seus adversários a cometer mais faltas na área. Nas últimas 8 épocas, podemos informar que o melhor ataque da nossa liga foi o do Benfica com 500 golos marcados, seguido de perto pelo F. C. Porto com 496 golos, seguido de muito longe pelo Braga com 361 golos marcados e depois pelo Sporting com 350 golos marcados. O incrível é que o Benfica tendo um ataque que nas últimos 8 campeonatos conseguiu marcar mais 150 golos que o do Sporting beneficiou de apenas mais 5 penaltis favoráveis que o Sporting e conseguiu marcar mais 4 golos que o F. C. Porto mesmo beneficiando de menos 12 penaltis favoráveis que o F. C. Porto. O F. C. Porto e o Sporting usufruiram de 1 penalti favorável por cada 7 golos que conseguem marcar, enquanto que o Benfica usufrui de 1 penalti por cada 9 golos que marca.

Como sabem as grandes penalidades assinaladas não tem todas a mesma importância é por isso que aqui no blog fazemos um apanhado estatístico do resultado que se verificava no momento em que foram assinalados, com a indicação de quantos penaltis foram assinalados com o jogo empatado ou depois da equipa estar a vencer por 1, 2 ou mais golos.

E assim, curiosamente nos penaltis que podem valer pontos acrescentados diretamente dependentes duma decisão arbitral (quando esta empatado ou a perder por 1 golo), vemos que nestas 8 épocas o:
  • F. C. Porto usufruiu de 33 penaltis com o jogo empatado e 8 em jogos que estava a perder por 1 golo, ou seja teve oportunidade de acrescentar 72 pontos com influência arbitral direta.
  • Benfica usufruiu de 21 penaltis com o jogo empatado e 8 em jogos que estava a perder por 1 golo, ou seja teve oportunidade de acrescentar 50 pontos com influência arbitral direta.
  • Sporting usufruiu de 20 penaltis com o jogo empatado e 9 em jogos que estava a perder por 1 golo, ou seja teve oportunidade de acrescentar 49 pontos com influência arbitral direta.


No quadro que se segue estão os dados dos últimos 8 campeonatos:


O Sporting só com o efeito direto das decisões arbitrais (penaltis favoráveis assinalados), em princípio nestas 8 épocas conseguiria justificar 1 ponto a menos que o Benfica e 23 pontos a menos que o F. C. Porto, só que a diferença oficial de pontos conquistados para estas 2 equipas não pode ser explicado somente com a arbitragem, pois tal não pode justificar aproximadamente 100 pontos de diferença do Sporting para os seus rivais.

Como se vê o Benfica e o Sporting nestas 8 épocas aos olhos dos arbitros da nossa liga obrigaram os seus adversários a cometer praticamente o mesmo nº de faltas na área, quando na realidade a qualidade ofensiva das 2 equipas foi muito diferente, pois uma equipa marcou 500 golos e a outra marcou apenas 350 golos. Enquanto que a qualidade dos ataques do Benfica e do F. C. Porto foram muito semelhantes, existindo apenas 4 golos de diferença entre as duas equipas em 222 jogos, mas o F. C. Porto conseguiu beneficiar de mais 12 penaltis favoráveis que o Benfica e pior essa grande diferença no nº de penaltis ocorreram nos penaltis que podem influenciar diretamente os pontos atribuidos, pois simplesmente com as decisões arbitrais o F. C. Porto teve oportunidade de acrescentar mais 22 pontos que o Benfica nestas 8 épocas.





3 comentários:

d disse...

Desonestidade intelectual; parcialidade; cegueira típica de fanáticos:

Tondela - golo de uma falta marcada ao contrário em fora de jogo e com o braço.
Nacional - penalty perdoado na primeira parte por mão na bola.
Estoril - penalty por mão na bola 5 minutos antes do lance do Teo Gutierrez. Seria amarelo para Mano que depois deveria ter visto o segundo aos 80 minutos qd travou um contra ataque ao agarrar Slimani

troza disse...

Muito bem visto... mas depois é o Benfica que é favorecido.

Basta ver que em 01/02 o sporting teve 17 penaltis em 34 jogos, mas não marcaram em 34 jogos o que o Benfica marcou em 30 com o anterior treinador... dá que pensar.

Anónimo disse...

Este comentário é de doente,só vê verde à frente,nos jogos do Sporting os lances onde o arbitro fecha os olhos aos do Sporting são mais que muitos,jogadores que gozam de impunidade em campo,penaltis dos que referes são situações de bola na mão,para o outro lado nunca ves nada são uns santos,tipo slimani e adrien e o Jeferson esses grandes kickboxers do futebol.