sexta-feira, 1 de maio de 2015

JOÃO CAPELA E MARCO FERREIRA

Lopetegui critica o arbitro João Capela antes deste sequer dirigir o jogo, Benfica-Gil Vicente! 
Logo o arbitro que mais penaltis concedeu ao F.C. Porto nos últimos 7 campeonatos. 
Realmente está tudo louco, ...É O DESESPERO TOTAL!!!

Efetuar críticas ao arbitro antes do jogo se realizar, não lembra a ninguém. Só pode acontecer numa desenvergonhada tentativa para condicionar a arbitragem no próximo jogo ou numa situação de desespero total. 


Será que o Lopetegui sabe que esta a duvidar da honestidade do João Capela, que foi o arbitro que assinalou mais grandes penalidades a favor do F.C. Porto nas últimas épocas?

Todos os adeptos querem acreditar que esse elevado nº de penaltis a favor do F.C. Porto, em jogos arbitrados pelo João Capela, apenas aconteceram por mera coincidência e que não houve penalti algum que os dirigentes do F.C. Porto já o dessem como garantido ao seu treinador antes da sua ocorrência. 

Nos 13 jogos dirigidos pelo João Capela em 7 campeonatos, o F.C. Porto não conseguiu vencer 5 desses jogos, mas os responsáveis do clube sabem que se os jogadores do F.C. Porto tivessem cumprido com a sua obrigação de transformar o penalti a favor em golo, o resultado final não teriam sido os seguintes no:

  • Académica 1 - F.C. Porto 2, Falcao falha o penalti aos 94 minutos (época 2009/10).
  • Olhanense 0 - F.C. Porto 0, Hulk falha o penalti que podia permitir o golo da vitória aos 4 minutos (2011/12).
  • Marítimo 1 - F.C. Porto 1, Jackson falha o penalti que podia permitir o golo da vitória aos 83 minutos (2012/13).
  • Nacional 2 - F.C. Porto 1, Quaresma falha o penalti que podia permitir o golo do empate aos 59 minutos (2013/14).
  • Académica 1 - F.C. Porto 0, Danilo falha o penalti que podia permitir o golo do empate aos 84 minutos (2013/14).

Além destes 5 penaltis que o F.C. Porto desperdiçou, o João Capela já assinalou um penalti a favor do F.C. Porto na vitória por 2-0 contra o Portimonense no Dragão e também assinalou aos 49 minutos da 1ª jornada da época 2013/14, um penalti a favor do F.C. Porto que permitiu o golo do empate e na seguência da conversão desse penalti ocorreu um arrufo entre o Josué e o Kieseck, tendo sido expulso o guardião Setubalense. O F.C. Porto aproveitou essa superioridade númerica para fazer mais 2 golos e vencer o jogo. De resto dos 13 jogos que dirigiu, o F.C. Porto ganhou 8 desses jogos e não se pode dizer que é um arbitro que prejudica o F.C. Porto como demonstra o elevado nº de penaltis a favor do F.C. Porto que já assinalou. Para que conste nos 11 jogos do Benfica que João Capela dirigiu apenas assinalou 2 penaltis a favor do Benfica, alguém acredita que o rendimento médio do Benfica e do F.C. Porto nas últimos 7 campeonatos tem sido tão diferentes para que o F.C. Porto possa ter beneficiado de mais 5 penaltis que o Benfica com este arbitro? 

Lopetegui esta a ser tremendamente injusto, lançando uma suspeição em relação a este arbitro, a não ser que ele saiba de algo ilicito que possa ter influenciado o João Capela a ser o arbitro que mais penaltis a favor do F.C. Porto assinala no campeonato português. Imagina, se em vez de 7 penaltis favoráveis, João Capela já tivesse assinalado 7 penaltis desfavoráveis?


Somente tendo a certeza que o arbitro se desponibiliza a defender os seus interesses cegamente é que um responsável de uma equipa seria capaz de ofender publicamente a honra de um arbitro sem pensar que o arbitro tenderá a defender essa honra. Este caso é ainda mais grave, tendo em conta que o F.C. Porto está a demonstrar tamanha ingratidão para com o arbitro que mais penaltis a seu favor marcou em 7 épocas. 
Seguramente em defesa da sua honra este e todos os árbitros nunca deveriam permitir qualquer tipo de promiscuidade/proximidade com elementos que demonstram tal desrespeito pela sua profissão e pelo espirito desportivo.


  1. Nas últimas 7 épocas, João Capela com 7 penaltis assinalados em 13 jogos, foi o arbitro que concedeu mais grandes penalidades favoráveis ao F.C. Porto. O F.C. Porto somente não obteve melhor rendimento pontual com este arbitro por incompetência dos seus marcadores das grandes penalidades, que acabaram por desperdiçar 5 grandes penalidades.
  2. O 2º arbitro com mais penaltis favoráveis ao F.C. Porto, foi o Pedro Proença, que assinalou 6 em 11 jogos. Tão favorável foram as arbitragens do Pedro Proença que acabou por não assinalar nenhum penalti desfavorável ao F.C. Porto nos últimos 7 campeonatos.
  3. O 3º arbitro com mais penaltis favoráveis ao F.C. Porto, foi o Hugo Miguel, que assinalou 6 em 11 jogos. Este arbitro não assinalou nenhum penalti desfavorável ao F.C. Porto. O F.C. Porto conquistou 100% dos pontos em disputa nesses 11 jogos.  Conquistar 33 pontos em 33 possíveis, melhor é impossível! 
  4. Segue-se o Marco Ferreira, no grupo dos árbitros que assinalaram 4 penaltis favoráveis ao F.C. Porto e nenhum desfavorável. Com este arbitro, o clube que conquistou uma maior % de pontos disputados nas últimas 7 épocas foi o F.C. Porto, com 87% dos pontos arrecadados. Nos únicos 2 jogos dirigidos por Marco Ferreira que o F.C. Porto não conseguiu ganhar, ao menos pode-se dizer que o Marco Ferreira fez o que era possível da sua parte parte para que o F.C. Porto obtivesse um melhor rendimento, ao assinalar 1 penalti favorável ao F.C. Porto em cada um desses 2 jogos. Se o F.C. Porto não obteve 100% dos pontos disputados nos jogos dirigidos pelo Marco Ferreira, foi porque os elementos do clube não demonstraram competência suficiente para aproveitar o penalti a favor para ganhar esses jogos. Justiça seja feita ao Lopetegui, ao menos ele não considera que Marco Ferreira mereça ser discutido antes de sequer ter errado no próximo jogo, Setúbal-F.C. Porto. Parece que para o jornal oficial do F.C. Porto, o Marco Ferreira ao menos só será capa de jornal após o jogo, tal como aconteceu no Braga-Benfica, jogo em que ocorreu a pior nota da época para um arbitro (Será que Lopetegui foi beneficiado com os erros desse jogo?). 
João Capela e Marco Ferreira, qual destes 2 terá um melhor desempenho arbitral nesta jornada? 

1 comentário:

Unknown disse...

QUANDO um treinador ou dirigente desportivo, põem em causa a honorabilidade de um arbitro, mesmo antes deste ter feito o seu trabalho, está deste modo, a pressionara o trabalho do árbitro, e por consequência, deveriam ser julgados e punidos pelo pelo conselho de disciplina dos respectivos organismos desportivos, o que não acontece. Não estão minimamente interessados em acabar com esta bagunça, antes porém estão mais interessados a tratar da sua vidinha custe o que custar! Canalha!!!