quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Saldo favorável de 48, 31, 19 e 7 penaltis para Porto, Benfica, Sporting e Braga nas últimas 7 épocas

Concluida a 21ª jornada, com os dados recolhidos dos últimos 7 campeonatos, podemos obter algumas conclusões estatísticas referente a influência que as decisões arbitrais provocam nos rendimentos das 4 equipas candidatas ao titulo nestes últimos anos.

Agregando as 21 jornadas de 2014/15 com as 30 jornadas de cada um dos 6 campeonatos anteriores, totalizamos 201 jogos realizados por cada equipa. Temos que, nos últimos 7 campeonatos, o F.C. Porto oficialmente somou 485 pontos, o Benfica 471 pontos, o Sporting 374 pontos e o Braga 358 pontos, isto competindo as equipas nesses 201 jogos com um saldo favorável de penaltis de 48 para o F.C. Porto, 31 penaltis para o Benfica, 19 penaltis para o Sporting e 7 penaltis para o Braga.

Primeira conclusão analisando mais de 200 jogos da Liga Portuguesa de Futebol: 
  • Todas as equipas que beneficiaram de mais penaltis favoráveis também acabaram conquistando mais pontos que qualquer outra equipa que tenha beneficiado de menos penaltis nesse mesmo número de jogos.
  • O Braga nos últimos 201 jogos de campeonato usufruiu de menos 12 penaltis que o Sporting mas será que com mais 12 penaltis consegueria anular a diferença de 16 pontos conquistados em relação ao Sporting nestes últimos 7 campeonatos?
  • O Sporting nos últimos 201 jogos de campeonato usufruiu de menos 12 penaltis que o Benfica, mas seguramente com somente mais 12 penaltis não seria possivel ao Sporting anular a diferença de 97 pontos conquistados em relação ao Benfica nestes últimos 7 campeonatos. Mesmo competindo nas mesmas circunstâncias que o Benfica competiu, o Sporting não teria conquistado 471 pontos nos últimos 201 jogos. Na melhor das hipóteses, os 12 penaltis no máximo podem permitir a equipa acrescentar 24 pontos aos pontos efetivamente conquistados, no caso de todos esses penaltis ocorrerem em jogos que estavam empatados, permitindo assim a equipa conquistar os 3 pontos desse jogo em vez de 1 ponto.
  • O Benfica nos últimos 201 jogos de campeonato usufruiu de menos 17 penaltis que o F.C. Porto. Será que com mais 17 penaltis, o Benfica consegueria anular a diferença de 14 pontos conquistados em relação ao F.C. Porto nestes últimos 7 campeonatos?  Dificíl responder convictamente que sim ou que não, o que parece evidente para todos é que se nesses últimos 201 jogos, o Benfica tivesse competido nas condições que o F.C. Porto competiu, ou seja com mais 34 penaltis favoráveis para ter uma vantagem de 17 penaltis sobre o 2º clube que mais beneficiou de penaltis, então seguramente o Benfica teria conquistado mais pontos do que os 471 pontos que efetivamente conquistou. INDISCUTIVELMENTE! É um facto compreensível e aceite por todos, mesmo para aqueles que pouco percebem de probabilidades estatísticas! 

Analisando o rendimento médio das equipas nesses 201 jogos, uma coisa parece evidente, é que sem o efeito direto de uma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão), o Benfica e o F.C. Porto conquistariam praticamente o mesmo número de pontos, pois nos últimos 7 campeonatos, sem influência arbitral direta, o Benfica conquistou 457 pontos e o F.C. Porto conquistou 452 pontos. Quando vemos que estas duas equipas sem um efeito direto arbitral apenas evidenciam uma diferença de 5 pontos em 201 jogos, é porque realmente foram duas equipas com um desempenho médio muito similar nesse período de tempo. Conquistar cerca de 76% dos pontos disputados, esse seria o rendimento médio destas duas equipas se não houvesse nenhum ponto acrescentado ou perdido diretamente com um último golo de penalti ou nenhuma alteração pontual após uma expulsão, mas oficialmente o F.C Porto acabou conquistando 80% dos pontos e o Benfica 78% dos pontos em disputa. Como todos sabemos os jogos ocorrem expulsões e penaltis e as equipas que beneficiam dessas decisões arbitrais favoráveis tendem a aproveitar as mesmas para melhorar o seu rendimento desportivo. Basicamente é por isso que o F.C. Porto conseguiu acrescentar 33 pontos diretamente após uma expulsão ou através de um último golo de penalti e o Benfica apenas 14 pontos nas mesmas circunstâncias, sendo que em média os 4 candidatos ao titulo acrescentaram 22 pontos diretamente com decisões arbitrais (penaltis e expulsões).

Segue-se o quadro com o acumulado de penaltis e expulsões favoráveis e desfavoráveis a cada um dos 4 candidatos ao titulo nos últimos 7 campeonatos.


Sabendo que desses 17 penaltis de diferença entre o F.C. Porto e o Benfica, o Pedro Proença é responsável por 6 desses penaltis de diferença, será que simplesmente com a reforma desse arbitro, a diferença tenderá a desaparecer?
Ou será obrigatório que também o Jorge Sousa deixe de ser nomeado para jogos desses 2 clubes, para permitir que essa diferença no número de penaltis com que cada um destes clubes compete possa desaparecer, pois Jorge Sousa foi responsável pela  diferença de 5 penaltis entre estes dois clubes. Ou seja, sem a intervenção desses 2 arbitros não haveria uma diferença de 17 penaltis mas somente de 6.

Não seria expectável encontrar uma diferença de 17 penaltis entre F.C. Porto e Benfica nos últimos 7 campeonatos, uma vez que, as duas equipas aos olhos dos adeptos de futebol tem tido um rendimento desportivo muito similar nesse período de tempo.
Quais são as razões que encontram para existir essa diferença de 17 penaltis entre as duas equipas?


3 comentários:

Alexandre disse...

Há vários fatores...

Saber qual das equipas teve:
mais remates...
Mais posse de bola...
Mas tempo no meio campo adversário...

Se restringirmos a análise às épocas em que fomos campeões temos maior saldo de penalty's.

Fica a dica para analizar as expulsões (incluindo dos adversários)

SLBabas disse...

Acho as vossas análises bastante aprofundadas a vários níveis, e bastante objectivas.
Mas há uma coisa que me "encanita": No meu ver, um penalti, ou uma expulsão, por si só, venha a acrescentar pontos ou não, não representa uma influência directa do árbitro no resultado, mas sim uma influência das incidências do jogo. Ou seja, do meu ponto de vista, só se poderia considerar como influência arbitral (no resultado) um penalti (ou uma expulsão, etc.) assinalado indevidamente. Porque um penalti correctamente assinalado não é influência nem responsabilidade do árbitro, mas sim do jogador que comete a transgressão!

Acho que é preciso, para que os números a que pretendem chegar sejam verdadeiramente objectivo, restringir a estatística às infracções assinaladas INDEVIDAMENTE, sob pena de, não o fazendo, podermos ser levados a concluir que determinado árbitro favorece determinada equipa ou que determinada equipa é mais favorecida que outra porque, por exemplo, pratica um futebol de posse com trocas de bola curtas e rápidas em toda a frente de ataque - tipo de jogo este que potência um elevado número de faltas por parte dos adversários, e quem diz faltas, diz reações ou entradas mais violentas devido à frustração de estar muito tempo "na rabia", o que pode conduzir a expulsões justificadas...

Não sei se me faço entender, mas tenho noção que o que estou a dizer é muito difícil ser concretizado em termos prácticos pela simples razão que implica uma avaliação objectiva de CADA LANCE susceptível de acrescentar pontos a cada jornada. Mas parece-me é um pouco limitador em termos de conclusões não o fazer...

ATENÇÃO! Não estou de todo a mandar abaixo o vosso trabalho! Mas é uma "questão" me faz pensar e gostava que me dessem a vossa opinião sobre ela...

A SLBênção!

Influência Arbitral disse...

Neste blog centramos a nossa atenção nas questões objetivas, ou seja no nº de penaltis e expulsões que cada clube obteve. Para se poder obter conclusões com base nas probabilidades estatiristicas são esses os dados concretos.
Se por exemplo tivessemos a pretenção de catalogar os penaltis assinalados como decisões acertadas ou não, isso já implicaria emitir uma opinião(subjetividade) e consoante as cores que cada um defende teriamos números de penaltis favoráveis muito diferentes consoante o adepto responsável por essa decisão, dai que se utilizam neste blog todas as decisões efetivamente tomadas pelos arbitros sem nenhum dado subjetivo que possa distorcer os dados estatísticos. Estatisticamente é expectável que as equipas com melhor rendimento também obriguem os seus adversários a cometer mais faltas e mesmo mais faltas para grande penalidade e entre duas equipas que em 100 jogos conquistem uma % de pontos muito semelhantes em principio não devem ter uma grande diferença no nº de penaltis com que competiram, pois obviamente se uma das equipas obteve uma grande vantagem no nº de penaltis, comprovadamente competiu em melhores condições arbitrais nessa disputa pelos pontos, uma vez que as equipas tendem a aproveitar os penaltis para melhorar o seu rendimento desportivo.