sábado, 7 de fevereiro de 2015

JORGE SOUSA TEM INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO DESPORTIVO DOS CANDIDATOS

Jorge Sousa nos 10 jogos do Sporting que dirigiu nos últimos 7 campeonatos, o Sporting só não venceu os 2 jogos contra o F.C. Porto (1º amor deste arbitro), de resto foram 8 vitórias.

Já o Benfica com este arbitro da Associação de Futebol do Porto, incompreensívelmente foi o candidato ao titulo com pior % de pontos conquistados nos últimos 7 campeonatos, pois nos jogos dirigidos pelo Jorge Sousa:

  • Sporting conquistou 83% dos pontos disputados nos 10 jogos.
  • F.C. Porto conquistou 73% dos pontos em disputa nos 11 jogos.
  • Braga conquistou 69% dos pontos em disputa nos 15 jogos.
  • Benfica conquistou 53% dos pontos em disputa nos 15 jogos. 

Como se vê este arbitro nos últimos 7 anos dirigiu pelo menos 10 jogos de cada um dos candidatos ao titulo, seria expectável que o rendimento médio destes clubes com o arbitro Jorge Sousa estivesse próximo do rendimento médio dos clubes com todos os arbitros nesse mesmo período.

Há adeptos que pensam que não existem arbitros que tendencialmente decidem em benefício de um clube e em prejuizo do seu concorrente direto pelos objetivos desportivos. Mas nem todos os adeptos são tão inocentemente tolerantes com os arbitros que desvirtuam a verdade competitiva.
É seguro que também existem adeptos que sabem que alguns árbitros influenciam o rendimento desportivo das equipas candidatas ao titulo de uma forma induscutível, felizmente são poucos os árbitros que o fazem.

Por alguma razão nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, o F.C. Porto é o único dos 4 candidatos ao titulo que não foi castigado com nenhum penalti desfavorável e é também o clube que beneficiou de mais penaltis favoráveis, 4 no total enquanto o Benfica tem um saldo desfavorável de 1 penalti e o Sporting tem um saldo nulo de penaltis assinalados pelo Jorge Sousa nos últimos 7 campeonatos.


Alguns adeptos benfiquistas sabem que nos 6 últimos campeonatos já concluídos, o Benfica conquistou 76, 63, 69, 77 e 74 pontos nos 30 jogos de cada campeonato desde 2009/10 até 2013/14, mas por não estarem muito atentos aos dados estatísticos com cada arbitro, não sabem que nos últimos 7 campeonatos o Benfica apenas conseguiu conquistar 24 pontos nos 15 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa (15 jogos respresenta meio campeonato dos últimos 6 anos). 

Estatisticamente com todos os outros árbitros nos últimos 7 campeonatos, o Benfica conquistou em média 80% dos pontos em disputa nesses 184 jogos, mas o Jorge Sousa conseguiu diminuir drasticamente esse rendimento médio, ou seja os mesmos atletas que com todos os outros árbitros conquistaram em média 72 pontos em 30 jogos, não os 48 pontos que mantendo o rendimento com Jorge Sousa, conquistariam. Com este arbitro os jogadores benfiquistas tiveram um desempenho próprio de uma equipa que luta para não descer, Só para que verifique o ridiculo dos números com Jorge Sousa, na atual época o Benfica já conquistou 49 pontos e ainda só estamos na 19ª jornada! Teria de perder os próximos 11 jogos para o clube obter esta época um rendimento semelhante ao rendimento médio que obteve em todos os jogos dirigidos pelo Jorge Sousa. Ridiculo! Será que o Benfica em cada 15 jogos, perde em condições normais 5, empata 3 e só vence 7 jogos como aconteceu nos jogos com Jorge Sousa nas 7 últimas épocas?

Nos últimos 15 jogos para o campeonato entre o Benfica e o Sporting desde a época 2007/08 até ao momento, como houve 5 empates só foram distribuidos 40 dos 45 pontos possíveis, o Benfica conquistou 29 pontos (64,4% dos pontos em disputa) e o Sporting conquistou 11 pontos (24,4% dos pontos em disputa).

Por aqui se constata que o Benfica com todos os outros arbitros em média conquistou 80% dos pontos em disputa, e somente nos últimos 15 jogos contra o Sporting (3º clube com melhor desempenho médio no campeonato nacional) conquistou 64,4% dos pontos em disputa nesses jogos, mas o Jorge Sousa foi ainda para o Benfica um obstáculo maior que o próprio Sporting, uma vez que somente conseguiu conquistar 53% dos pontos nos últimos 15 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. Não será facil de imaginar o Benfica a encontrar no campeonato nacional, adversáros maiores que Sporting, uma vez que dos 15 jogos do Benfica dirigidos pelo Jorge Sousa não houve nenhum jogo contra o Sponting e houve apenas 3 contra o F.C.Porto, o outro grande do campeonato nacional. Mas a realidade é que o baixo rendimento do Benfica (53% dos pontos conquistados) nesses jogos assim indicam.

Na antevisão do derby Sporting-Benfica ao perguntarmos a um adepto de futebol qual das equipas tem tido um melhor rendimento desportivo nos últimos 7 anos, a resposta será uma, mas seria completamente ao contrário se a pergunta fosse qual das 2 equipas demonstrou um melhor desempenho nos jogos conduzidos pelo Jorge Sousa. Este é o efeito que Jorge Sousa neste jogo!

O que os adeptos de futebol desejam é que este arbitro queira finalmente passar a ser um elemento neutro! Se não o consegue ser, então é melhor que se reforme tal como fez o Pedro Proença.
Longa vida aos arbitros neutros!
Viva!
Viva!
Viva!

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o arbitro Jorge Sousa, os números agregados são pura coincidência ou se é o resultado dos objetivos que ele pretende atingir nesses jogos? Aguardamos pelos vossos comentários.

1 comentário:

JP disse...

Coincidências?! lol
Café coincide com leite? ...só ao pequeno almoço!