sábado, 16 de abril de 2016

SPORTING E OS ÁRBITROS NOS ÚLTIMOS 8 CAMPEONATOS

Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:

  • Favoráveis - os penaltis e expulsões que uma equipa beneficia no campeonato.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Por pretender utilizar só dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por marcar, nem há a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afastando essa subjetividade deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtemos assim os - PONTOS GANHOS SEM INFUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão).

Nas últimas 8 épocas o Sporting conquistou em média 65% dos pontos disputados com todos os arbitros. Este é o rendimento médio espectável da equipa independentemente do arbitro em questão. São aceitáveis pequenas variações do rendimento da equipa com cada arbitro desde que não haja uma variação superior a 20% na % dos pontos que o clube conquiste com esse arbitro. 
Sempre que determinado arbitro altere o rendimento médio de um clube em mais de 20%, então, este arbitro influência o rendimento desportivo dessa equipa, objetivamente esse arbitro não é um elemento neutro nos jogos dessa equipa. Não tem condições para merecer nova nomeação para um jogo desse clube.

No entanto existem arbitros que influenciam o rendimento do Sporting, que são os casos de:
  • Bruno Paixão e o Nuno Almeida, estatiticamente são os àrbitros que influenciaram positivamente o rendimento do Sporting em mais de 20%. Com Fábio Veríssimo o Sporting conquistou 100% dos pontos em disputa, mas nas últimas 8 épocas este jovem arbitro ainda apenas dirigiu 1 jogo do Sporting na Liga, por isso sendo a amostra estatística tão pequena não devemos tirar conclusões sobre este arbitro.
  • João Capela e Marco Ferreira - influenciaram negativamente o rendimento do Sporting em mais de 20%, por isso não devem ser nomeados para jogos importantes do Sporting.
  • todos os restantes arbitros nos últimos 8 campeonatos através dos dados estatísticos não demonstram que influenciam de forma significativa o rendimento desportivo do Sporting. 


No quadro que se segue, elencamos por ordem decrescente das % de pontos oficiais que o Sporting conquistou com os principais arbitros nos últimos 8 campeonatos. Por exemplo, constatamos que o Pedro Proença arbitrou 16 jogos do Sporting, nos quais tomou apenas 2 decisões abitrais relevantes favoráveis ao Sporting e 4 desfavoráveis. É o 3º arbitro com o qual o Sporting teve pior rendimento desportivo, uma vez que, nos jogos dirigidos pelo Pedro Proença o clube apenas conquistou 46% dos pontos em disputa, sendo que sem o efeito direto de um último golo de penalti ou antes duma expulsão teria conquistado 48% dos pontos disputados. Para efeitos comparativos vemos que nos jogos dirigidos pelo Pedro Proença o Benfica conquistou 44% dos pontos, o Braga, 31% e o F.C. Porto 71% dos pontos disputados. Com arbitragem do Pedro Proença existe uma diferença de 25% entre o Sporting(46%) e o F.C. Porto(71%), quando na média geral com todos os árbitros, essa diferença entre os clubes é de 16% (64% Sporting e 80% Porto).





O Artur Soares Dias com 6 e o Bruno Esteves com 5, são os árbitros com um saldo mais favorável ao Sporting de decisões arbitrais relevantes e o Duarte Gomes é o arbitro que tem um saldo de penaltis e expulsões mais desfavorável ao Sporting, (-3) no total (expulsões). 


Na actual época 2015/16 em média tem sido nomeados árbitros com os quais o Sporting tem conquistado 74% dos pontos disputados nas últimas 8 épocas, sendo que o rendimento médio do clube com todos os árbitros nos últimos 8 campeonatos é de 65%. Ou seja, o Sporting nesta época teve a sorte de não ter sido nomeado para os seus jogos nenhum dos três arbitros que lhe foram mais desfavoráveis para o seu desempenho pontual nos últimos 8 campeonatos, o João Capela, juntamente com outros que já abandoraram a actividade (Marco Ferreira e Pedro Proença). 

Segue o quadro com os arbitros e as % de pontos conquistados pelo Sporting nos jogos dirigidos por esse arbitro nos últimos 8 campeoantos:
Como se pode constatar em média o Sporting conquistou 65% dos pontos disputados nos últimos 8 campeonatos com todos os árbitros e na actual época 2015/16 foram nomeados 22 vezes árbitros com o qual o Sporting teve um rendimento superior a sua média geral das 8 épocas e apenas por 8 vezes foram nomeados árbitros com os quais o clube obteve um rendimento inferior ao rendimento médio do clube, sendo que de todos os nomeados apenas com Vasco Santos o Sporting tem um rendimento bastante inferior a média geral do clube (65% dos pontos conquistados). 

Nas duas últimas jornadas, foram nomeados os árbitros que mais favoreceram o rendimento desportivo do Sporting nas últimas 8 épocas, o Bruno Paixão e o Nuno Almeida.

1 comentário:

Jonas Jonas disse...

O facto de um clube ter uma média de vitórias superior com árbitro X não poderá nunca ser medido contra uma média global de vitórias, pois deixa de lado outros factores relevantes, como a equipa contra quem joga, jogos casa/fora etc etc.

Mais, correlação não significa causalidade. São dois conceitos diferentes. Logo as análises feitas, apesar de úteis na medida em que indicam os erros dos árbitros, não permitem inferir que os mesmos beneficiem/prejudiquem os clubes em questão.

Passar bem.