terça-feira, 23 de setembro de 2014

OLEGÁRIO BENQUERENÇA NO SPORTING-PORTO

O Conselho de Arbitragem decidiu nomear o Olegário Benquerença para o clássico Sporting-Porto.

Este arbitro já o ano passado apitou um Sporting-Porto para a taça da liga, jogo que terminou empatado a zero golos.

Olegário Benquerença é um caso de difícil explicação, por um lado é um dos afilhados protegidos no sistema vigente na arbitragem Portuguesa, por isso nos últimos anos ostentou sempre as insígnias de Arbitro Internacional, por outro lado apenas foi nomeado para 6 jogos de cada uma das duas únicas equipas que foram campeãs nos últimos 6 campeonatos concluídos. Nos 6 jogos dirigidos do F.C. Porto, este clube conquistou os 18 pontos em disputa, enquanto que nos 6 jogos que dirigiu do Benfica, este conquistou apenas 5 pontos, ou seja, no mesmo numero de 6 jogos, houve uma diferença de 13 pontos favorável ao F.C. Porto em relação ao Benfica. Realce para esta enorme diferença entre 2 equipas que têm demonstrado um rendimento geral muito semelhante nos últimos anos. Como dos últimos 7 campeonatos já foram disputados 185 jogos, quer ao F.C. Porto, quer ao Benfica restam 179 jogos dirigidos por todos os restantes árbitros, sendo que nesses jogos conquistaram respetivamente 429 pontos e 426 pontos. De facto, nos últimos 7 campeonatos, o rendimento médio do Porto e do Benfica foi muito semelhante, conquistaram ambos os clubes aproximadamente 80% dos pontos em disputa.


No geral com todos os árbitros, o F.C. Porto conquistou em média 81% dos pontos em disputa, o Sporting conquistou em média 61% dos pontos em disputa.  Fruto do menor rendimento do Sporting especialmente no período "Godinho Lopes", existe uma diferença de 20% no rendimento médio do Porto e do Sporting nos últimos 7 campeonatos. Constatamos que o Conselho de Arbitragem escolheu um arbitro cuja diferença no rendimento médio das duas equipas é ainda maior, pois, nos jogos dirigidos pelo Olegário Benquerença nos últimos 7 campeonatos, o Sporting conquistou 67% dos pontos em disputa, enquanto o F.C. Porto conquistou mesmo os 100% dos pontos em disputa nos jogos arbitrados pelo Benquerença, ou seja, com Olegário Benquerença o rendimento do Sporting é inferior ao do F.C. Porto em 33%. Estes são os dados históricos deste arbitro dos últimos 7 anos. Sorte grande do F.C. Porto em encontra um arbitro internacional com o qual conquista 100% dos pontos nos últimos 7 campeonatos.

Como já vimos anteriormente, nos restantes 179 jogos dos últimos 7 campeonatos dirigidos por todos os restantes árbitros, o F.C. Porto conquistou em média 80% dos pontos em disputa.

Como Olegário Benquerença arbitrou apenas 9 jogos do Sporting, nos restantes 176 jogos dos últimos 7 campeonatos dirigidos por todos os outros árbitros, o Sporting conquistou em média 61% dos pontos em disputa.

Até está data ambos os clubes um rendimento superior com este arbitro do que o seu rendimento médio com todos os arbitros nos últimos 7 campeonatos.
Quando terminar este jogo nos números do Olegário Benquerença podemos ter em caso de:
  • Vitória do Sporting__O Sporting conquista 70% e o F.C. Porto 86% dos pontos em disputa.
  • Empate___________O Sporting conquista 63% e o F.C. Porto 90% dos pontos em disputa. 
  • Vitória do Porto____O Sporting conquista 60% e o F.C. Porto 100% dos pontos em disputa.

O que acha que vai acontecer neste jogo, o arbitro irá demonstrar alguma tendência ou não? 

O F.C. Porto manterá os 100% de aproveitamento dos pontos em disputa ou o Sporting conseguirá melhorar  o seu rendimento para 70% nos jogos arbitrados pelo Olegário Benquerença?                           

1 comentário:

Anónimo disse...

Olegário tem espalhado o seu perfume internacionalmente...
Em Portugal já o conhecemos de gingeira.
Objectivamente posso acrescentar que se houver lugar a decisão com influência arbitral tenderá a pender para o Porto.
O Sporting deve ficar preocupado, mas sem esperar um escudo para desculpar o que quer que seja.

Cumprimentos,
J Pereira