sábado, 14 de junho de 2014

A ARBITRAGEM DEVE EVOLUIR: SIM, OS AMANTES DO DESPORTO REI MERECEM SER RESPEITADOS

A questão marcante do futebol atual é saber se os organismos que dirigem o futebol mundial devem ou não permitir o recurso as imagens televisivas para o auxilio da arbitragem.
  • Alguns responsáveis da FIFA agradados com o sistema tradicional vigente, consideram que no futebol as decisões arbitrais devem ser sempre respeitadas mesmo sabendo todos que como qualquer ser humano frequentemente acontecem decisões arbitrais erradas com influência direta no resultado. Defendem que este é um jogo feito com seres humanos para entreter os próprios com as suas imperfeições e que a beleza deste desporto está nessa parte emotiva que o jogo proporciona, na imprevisibilidade dos erros e virtudes que originam os golos e não na parte racional de haver um jogo sem erros dos árbitros ou dos jogadores. Defendem estes que constantes paragens no jogo ou desautorização das decisões do arbitro principal da partida acabará por provocar a diminuição do interesse no espetáculo desportivo produzido.
  • Os defensores do uso da tecnologia na arbitragem argumentam que a consulta das imagens de vários ângulos permitiriam aos árbitros melhorarem percentualmente o acerto nas decisões tomadas e consequentemente com a verdade desportiva dessa forma mais preservada, eliminavam-se as suspeitas em relação à verdade desportiva, o que permitiria aumentar adeptos apaixonados por este desporto, bem como a admiração daqueles que passariam a obter justificadamente a gloria e não apenas a vitória como atualmente acontece, nas diversas vezes em que estas estão diretamente dependentes de erros grosseiros de arbitragem comprovados através das imagens televisivas que chegam aos lares de todos os adeptos. 

Neste Mundial 2014 somente nos primeiros 2 dias de competição todos constatamos os seguintes erros:
1 - Logo no jogo de abertura, houve um penalti indevidamente assinalado que permitiu ao Brasil ganhar vantagem sobre a Croácia, alcançando assim os 3 pontos em disputa nesse jogo.










2 - No México - Camarões, os 2 primeiros golos do México foram invalidados incorretamente por fora-de-jogo. Se no primeiro caso, é uma situação que sem o recurso a linha televisiva é uma decisão deverás difícil de tomar, de assinalar fora-de-jogo quando as regras do futebol dizem que na duvida o arbitro deve deixar seguir o jogo, já no segundo é um canto apontado pelo México em que antes de DOS SANTOS cabecear a bola apenas foi desviada de raspão por um jogador dos Camarões, por isso pela aplicação das leis do jogo jamais poderia ser assinalado algum fora-de-jogo. Felizmente para a verdade do jogo o México acabou vencendo a partida e estes erros não alteraram os pontos distribuídos nesta partida, mas só no ultimo jogo do grupo é que saberemos se esses golos não foram efetivamente prejudiciais aos interesses e desempenho do México.






3 - No Espanha-Holanda, no lance do 3-1, Casillas foi carregado na sua área de proteção (pequena área) sem que o arbitro assinalasse a correspondente infração, permitindo assim a Holanda colocar-se com 2 golos de vantagem, ficando assim a distribuição dos pontos nesta partida praticamente sentenciada.




Após mais um evento desportivo manchado por evidentes erros de avaliação arbitral com influência direta no resultado é cada vez mais urgente alterar as leis do jogo para permitir as equipas contestar as decisões arbitrais, de modo que as mesmas possam ser corrigidas durante o próprio jogo. Com as regras em vigor, todos sabemos que quando acontece um erro de julgamento arbitral, temos uma equipa beneficiada e uma outra prejudicada, isso é o que temos garantidamente. Como os desempenhos dos árbitros são avaliados em cada jogo, eventualmente os mesmos podem vir também a ser penalizados pelos seus erros, mas tal facto nunca será suficiente para corrigir a perda verificada pela equipa prejudicada. Atualmente os erros acontecem e são logo detetados pelo observador do arbitro e também pelo 4º arbitro com acesso a imagens televisivas mas não são corrigidos nesse momento, apenas servem para posterior castigo do arbitro ou para aumentarem o clima de suspeitas generalizado nos adeptos.

A FIFA têm de assumir definitivamente o recurso as imagens televisivas, a bem do futebol.

Como sabem neste blog já aqui defendemos que as equipas deviam poder contestar até 2 decisões arbitrais relevantes por partida. Estamos a falar de lances de golo ou expulsão, pois são estas as decisões arbitrais que mais podem influenciar o resultado num jogo de futebol.

As más decisões arbitrais em lances de golo devem ser passíveis de contestação, de modo a permitir a uma 2ª opinião após visionar as imagens televisíveis de modo a que se possa expurgar do jogo os erros arbitrais flagrantes. Esta 2ª opinião seria tomada em conjunto entre o 4º arbitro, o observador do trabalho do arbitro e o arbitro principal, sendo que venceria a posição maioritária destes 3 elementos. Dessa forma a maioria dos erros evidentes seria corrigidos e se afastaria do arbitro o estigma de que as suas decisões contestáveis resultaram de uma interpretação tendenciosa das leis de jogo pelo arbitro principal do jogo.

O que pensam sobre o assunto? Será benéfico para o futebol haver a possibilidade de contestar uma decisão arbitral, obrigando o 4º arbitro e o observador do arbitro a analisar as imagem televisivas e decidir em 3 minutos, que poderiam ser utilizados para a publicidade nas transmissões televisivas. Mesmo economicamente seria com certeza um bloco publicitário muito requisitado, pois tratam-se dos momentos altos dos jogos, estamos a falar de momentos em ocorreram os lances de golos/penaltis. Queremos saber se és a favor ou contra a possibilidade das equipas contestarem até 2 decisões arbitrais no jogo?

2 comentários:

Carlos Antunes disse...

E o pénalti a favor da Espanha que nasce de uma simulação?

Sakana disse...

SAKANA E SAKANAGEM ESTÃO DE VOLTA!

http://sakanagem69.blogspot.com/