quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Manchester United eliminado por equipa do 4º escalão! Ruben Amorim longe do amparo dos 5 violinos tem sido sinónimo de desilusões atrás de desilusões!

Que saudades dos 5 violinos, não é Ruben! Quase que aposto que o Gyokeres também vai sentir muitas saudades dos 39 golos de penálti que lhe foram concedidos/marcou nas 2 épocas em que representou o Sporting. A vida era tão mais fácil em Portugal, em que tinha a disposição os 5 violinos para controlar os jogos difíceis do Sporting! Nos 40 anos do reinado Pinto da Costa, é evidente que quem controlava a arbitragem em Portugal era o FCP, nessa altura era o BANDO DOS 5 quem definia o campeão, atualmente na era Frederico Varandas no Sporting, quem manda agora são os 5 VIOLINOS, que são quem decide o campeão. m 2023/24 e 2024/25 os 5 violinos (Fábio Veríssimo, Luis Godinho, Tiago Martins, António Nobre e Nuno Almeida aposentado pelo limite de idade/substituído pelo Claudio Pereira). Na temporada 2024/25 após a saída do Ruben Amorim o Sporting passou 22 jogos consecutivos sem conseguir vencer 2 jogos seguidos, nesse período o Sporting foi garantindo vitorias nos jogos controlados pelos 5 VIOLINOS, com eles em campo o Sporting mesmo com meia equipa lesionada venceu e todos sabemos que vencerá sempre dê por onde der. Esperava o Sporting que o Conselho de arbitragem mantivesse as mesmas nomeações dos 5 violinos nos jogos que definem quem será campeão como tem acontecido nas últimas temporadas, mas surpreendentemente nomearão um jovem arbitro (João Gonçalves). Muita sorte teve o FCP, nesta surpreendente nomeação para o 1º confronto entre candidatos ao titulo em 2025/26. Para o clássico desta semana em Alvalade, o Conselho de Arbitragem não nomeou nenhum dos 5 VIOLINOS, foi em vez disso, nomeado o portuense João Gonçalves que veio ocupar o lugar de internacional (em substituição do retirado Artur Soares Dias, que foi o melhor ativo do FCP na última década). Este vai ser o 1º clássico do João Gonçalves, estou muito curioso para perceber o quão parecido é ao seu antecessor ou se será mais um a acrescentar aos muitos Violinos que definem o campeão atualmente!

Rubem Amorim está a sentir a falta das condições arbitrais excepcionais que tinha em Portugal em que usufrui de muitos penáltis e muitos minutos em superioridade numérica (em 2024/25 com 3 jornadas disputados, o Sporting já vai com 120 minutos em superioridade numérica)! O Sporting nas últimas 10 épocas, em média usufrui de 1 penálti a cada 7 golos marcados, enquanto ao seu maior rival, o Benfica em média só é concedido 1 penalti a cada 10 golos que consegue marcar!

Treinar uma equipa que domina a sua Liga em penáltis é uma grande vantagem para obter sucesso desportivo e o Sporting nestes últimos 10 campeonatos é o líder destacado de penáltis em Portugal, usufruiu de 103 penáltis mesmo sendo apenas o 3º melhor ataque da Liga Portuguesa com 724 golos marcados, enquanto o FCP marcou 729 golos e o melhor ataque da Liga Portuguesa, o Benfica com 804 golos apenas usufruiu de 81 penáltis. Ou seja, o Sporting usufruiu de uma vantagem de 22 penáltis sobre o Benfica, estas condições arbitrais vantajosas lhe permitiu diminuir a diferença de golos para o Benfica de 102 golos para apenas 80 golos marcados a menos do que o Benfica, conquistando assim 3 dos últimos 10 campeonatos. 

É inaceitável, conseguir-se detectar no agregado de 10 épocas, tanta diferença de penáltis entre o Sporting e o Benfica (22 penáltis de diferença desfavorável ao Benfica, quando em condições arbitrais normais num campeonato em que ocorre em média 1 penálti a cada 8 golos, o Benfica com mais 80 golos do que o Sporting deveria ter usufruído de mais 10 penáltis do que o Sporting e não menos 22). Em todos os outros campeonatos Europeus, a equipa mais ofensiva (a que marca mais golos) é a que também acaba consequentemente por obrigar os adversários a cometer mais infrações na área. É algo que acontece com Manchester City em Inglaterra, Bayern Munique na Alemanha, PSG em França, etc. Entre os melhores ataques de cada uma das principais Liga da Europa, somente o Benfica em Portugal não é também a equipa que usufrui de mais penáltis na sua Liga. Inacreditavelmente é o único ataque mais concretizador da sua Liga que mesmo assim tem 2 clubes a usufruírem de cerca de 20 penáltis mais que a equipa mais atacante da Liga!

Depois de 2 temporadas em que o Sporting, por ser quem domina atualmente as estruturas dirigentes da Liga Portuguesa, conseguiu o seu histórico Bi-campeonato no novo milénio, mas para que tal fosse possível, foi necessário excepcionalmente nomear o mesmo arbitro para apitar o Sporting por 6 vezes no mesmo campeonato. Em 2023/24 foi o Nuno Almeida quem controlou 6 jogos do Sporting (5 vitórias e 1 empate no Dragão) e em 2024/25 foi o Fábio Veríssimo quem controlou 6 jogos do Sporting (5 vitórias e 1 empate), ambos tiveram o privilégio de estar na última jornada no possível jogo de festa em Alvalade. Por norma cada arbitro só apita 4 jogos de cada candidato ao titulo, nos registos históricos arbitrais dos anos anteriores não encontramos nenhum arbitro que tenha apitado 6 jogos do Benfica ou do FCP numa mesma temporada, só para garantir o bi-campeonato do Sporting é que foi necessário recorrer 6 vezes ao mesmo árbitro, além de terem utilizado outro arbitro em 5 jogos, o que também não é normal acontecer (Cláudio Pereira em 2023/24, ele que conseguiu garantir 5 vitórias do Sporting e Luís Godinho em 2024/25, ou seja, nas últimas 2 temporadas, em cada uma dessas épocas foram utilizados apenas 2 árbitros para controlar 11 jogos dos 34 jogos do Sporting)! Qual é a necessidade de utilizar apenas 2 árbitros para controlar 1/3 dos jogos do campeonato de 1 candidato ao titulo?

Sem comentários: