A Liga Portuguesa vai ser bastante disputada, tudo aponta para que o clássico Benfica-Sporting da 33ª jornada venha a ser decisivo!
Se o Braga vencer o seu jogo da 21ª jornada contra o Gil Vicente, igualará o FCP com 43 pontos, ou seja teremos os 4 primeiros classificados separados por apenas 8 pontos, sendo que o 4º (Braga) ainda vai receber na pedreira o FCP (25ª jornada) e o Benfica (34ª jornada), o FCP ainda vai receber o Benfica na 28ª jornada e o Sporting ainda receberá o Braga (28ª jornada), sendo que o Benfica ainda receberá o Sporting no Estádio da Luz na 33ª jornada. Neste momento tudo aponta para que o titulo seja disputado entre o Sporting e o Benfica, mas será que o Braga poderá reentrar na luta pelo titulo caso consiga ter a sorte de vencer na pedreira os atuais 3º e 2º classificados e também em Alvalade. Sim, não é provável de acontecer pelo que as equipas tem mostrado até a data, mas não é de todo impossível o Braga reentrar na luta pelo titulo, ou o FCP conseguir reentrar na luta pelo titulo.
O Campeonato 2024/25 está ainda em bastante aberto para qualquer destes 4 primeiros classificados.
Analisando pelo rendimento das equipas até ao momento, constatamos que o Sporting já usufruiu de 8 penáltis e conseguiu marcar 57 golos, ou seja, nesta temporada em média ao Sporting tem sido concedido 1 penálti a cada 7 golos marcados tal como está agora o Benfica após usufruir nesta jornada de 1 penálti, isto quando em média na Liga Portuguesa nas últimas 17 épocas tem sido assinalado 1 penalti a cada 8 golos. Quando vemos o quadro resumo das últimas 17 épocas, vemos claramente que o FCP é a equipa que usufruiu de mais penáltis (162), seguido do Sporting (145), depois o Benfica (134). O que se denota é que a grande desvantagem de penáltis do Benfica em relação aos outros 2 rivais, advém principalmente das últimas 9 temporadas (era em que o presidente dos árbitros é o Fontelas Gomes) é por isso, que os Benfiquistas exigem que haja mudanças no dirigismo do futebol nacional. É que somente com as decisões arbitrais de conceder penáltis aos candidatos ao titulo, constata-se que o FCP teve oportunidade de acrescentar 176 pontos, o Sporting 140 pontos e apenas 124 pontos para o Benfica nas últimas 17 épocas. Quando nos concentramos nas últimas 9 épocas, vemos que com o jogo empatado, foram assinalados 47 penáltis favoráveis ao FCP, 38 favoráveis ao Sporting e apenas 29 favoráveis ao Benfica. Somente Fontelas Gomes saberá explicar as razões pelas quais a grande diferença no nº de penáltis favoráveis ao Benfica comparativamente aos do FCP e do Sporting ocorrem precisamente naqueles que são assinalados com os pontos diretamente em disputa (com o jogo empatado, ou quando se estava a perder por 1 golo).
Aqui esta o quadro resumo dos penáltis assinalados nas últimas 17 épocas, discriminando época a época as últimas 9 temporadas em que Fontelas Gomes é o máximo responsável, o nº de penáltis do Sporting é bastante significativo desde que Fontelas Gomes e Pedro Proença lideram a Arbitragem e a Liga.
Fontelas Gomes, porque será que o Benfica usufruiu de bastante menos penáltis que os seus 2 rivais?
Sem comentários:
Enviar um comentário