terça-feira, 4 de junho de 2024

Últimos 10 campeonatos: comparação de golos e penaltis entre os candidatos ao titulo em Portugal e na Europa

Em condições arbitrais normais, é expetável encontrarmos uma correlação positiva entre o nº de golos marcados e nº de penaltis assinalados, sendo que cada Liga Nacional tem a sua particularidade, em Portugal e Itália são os países na Europa onde se assinalam mais penaltis, em média é assinalado 1 penalti a cada 8 golos marcados, já em Inglaterra e Alemanha são onde os árbitros menos utilizam os penaltis para influênciar os resultados, em média é assinalado 1 penalti a cada 12 golos marcados.

  • Na Alemanha o melhor ataque, Bayern Munique com 911 golos marcados é também o que usufruiu de mais penaltis, 63 no total, sendo que o Dortmund é o 2º melhor ataque e o 3º com mais penaltis, apenas tem uma desvantagem de -6 penaltis (57-63) em relação ao Bayern Munique.
  • Em França o melhor ataque, PSG com 902 golos marcados é também o que usufruiu de mais penaltis, 101 no total, sendo que o O. Lyon é o 2º melhor ataque e também o 2º com mais penaltis, apenas tem uma desvantagem de -19 penaltis (82-101) em relação ao PSG. O PSG conquistou 9 dos 10 campeoantos e o Lille conquistou 1, Lille que é a 3ª equipa que usufruiu de mais penaltis na Liga Francesa. Curiosamente nesta década o Benfica tal como o Lyon também teve uma desvantagem de -19 penaltis para o FCP, nas mesmas condições que o Benfica, o Lyon não conseguiu nenhum titulo nesta década.
  • Em Inglaterra o melhor ataque, Manchester City com 909 golos marcados é também o que usufruiu de mais penaltis, 83 no total, sendo que o Liverpool é o 2º melhor ataque e o 3º com mais penaltis, tem uma desvantagem de -22 penaltis (61-83) em relação ao Manchester City. Em Espanha o melhor ataque, Barcelona com 917 golos marcados é o 2º clube que usufruiu de mais penaltis, 80 no total, sendo que o Real Madrid é o 2º melhor ataque e o 1º com mais penaltis, tendo uma vantagem de 12 penaltis em relação ao Barcelona. 
  • Em Itália os clubes candidatos ao titulo tem todos praticamente o mesmo nº de penaltis, só encontramos 10 penaltis de diferença no máximo entre os 5 melhores ataques de Itália (87-77), consequentemente os titulos foram repartidos por diversas equipas. Nesta década Nápoles foi o melhor ataque e o Inter de Milão é o 2º melhor ataque, estas 2 equipas usufruiram dos mesmos 82 penaltis neste período de 10 anos. É claramente a Liga em que ocorreu maior igualdade de condições arbitrais entre os principais candidatos, em França, Alemanha e Inglaterra o melhor ataque foi também o que usufruiu de mais penaltis como seria expetável ocorrer, em Italia existe igualdade de penaltis entre os 2 primeiros ataques, além da Liga Portuguesa somente na Liga Espanhola, o 2º melhor ataque teve mais penaltis do que o melhor ataque (Barcelona). 
  • Em Portugal o melhor ataque, Bendica com 806 golos marcados incompreenivelmente é apenas a 4ª equipa da Liga que usufruiu de mais penaltis, 75 no total, sendo que o FCP é o 2º melhor ataque (738 golos) e o 2º com mais penaltis (94), sendo o Sporting o 3º melhor ataque (712 golos marcados) e o 1º com mais penaltis (97). Em Portugal é o único país, em que encontramos o melhor ataque, o Benfica com uma desvantagem de -22 penaltis em relação a outro candidato.

Inaceitável, como os responsáveis pela arbitragem em Portugal permitiram que agregando dados de 10 campeonatos inteiros, se chege a conclusão que em Portugal em média nesse período foi concedido ao Sporting 1 penalti a cada 7 golos que a equipa conseguia marcar, quando ao Benfica em média só é concedido 1 penalti a cada 11 golos marcados. Em todas as outras Ligas, vemos que os 3 principais candidatos ao titulo, usufruem de penaltis a um ritmo bastante semelhante, somente em Portugal se encontra o Benfica claramente em desvantagem em relação aos outros 2 rivais (FCP e Sporting).

Em Portugal é a única Liga em que os responsáveis pela arbitragem concedem uma enorme vantagem de penaltis ao FCP e Sporting comparativamente a equipa ao melhor ataque da Liga Portuguesa (Benfica). Só em Portugal é que o melhor ataque tem claramente muito nenos penaltis do que 2 outros rivais que lutam pelo titulo.

Aqui está o quadro resumo dos últimos 10 campeonatos agregados, para vermos o que nos mostram os dados estatístico de golos marcados e penaltis usufruídos.



Nesta última década, o Conselho de Arbitragem concedeu ao Benfica as mesmas probabilidades de ser campeão que foram concedidas ao V. Guimarães. É nestas condições adversas que os Benfiquistas estão a lutar época após época para poderem ter algum sucesso desportivo, obrigados a ter de por si só sem penaltis conseguir marcar muitos mais golos do que os rivais que são levados ao colo pelos penaltis salvadores/desbloqueadores de resultados.



1 comentário:

H PontefaLuz disse...

Mais um excelente trabalho estatístico, a demonstrar o intragável, que nos é despudoradamente servido.