domingo, 5 de novembro de 2023

"Os campeonatos e os jogos decidem-se nos detalhes" - Pote

"Os campeonatos e os jogos decidem-se nos detalhes, hoje tivemos um detalhe que foi a linha. Não vi o lance, mas sei que a linha estava perfeita, por isso é que o jogador do Boavista estava fora de jogo. É nesses detalhes que temos de trabalhar e certamente vamos ganhar mais jogos", Pote na Flash interview do Boavista - Sporting da 9ª jornada.


Na casa do VAR na Cidade do Futebol decide-se consoante o resultado que se pretende atingir. Tenho muita curiosidade em encontrar um dado estatístico bem indiciador, que é ver o nº total de golos anulados pelo VAR a favor e contra cada um dos candidatos por época desde que existe VAR. Suspeito o que todos os adeptos em Portugal suspeitam, o Benfica além de ser comprovadamente o candidato mais prejudicado nos penaltis assinalados também será de longe a equipa com mais golos anulados pelo VAR, dado que é rara a semana que não haja 1 golo anulado ao Benfica. Nos jogos do Benfica, os adeptos já não festejam quando a equipa consegue marcar golos, pois tem sido norma ocorrer sistematicamente em cada jornada, 1 golo anulado ao ataque do Benfica. São os detalhes que decidem os campeonatos a que o Pote fazia referência na semana passada no Bessa. Anteriormente neste campeonato já tinha havido erro humano grosseiro no VAR contra o Casa Pia, em que não foi invalidado um golo obtido irregularmente.


Acabou há momentos, o jogo do Benfica desta 10ª jornada e sem surpresa no VAR novamente tivemos o golo anulado da praxe ao Benfica, desta vez após 2 minutos em busca da imagem/frame pretendido foi anulado alegadamente por fora-de-jogo de 9 cm aqui documentado.

O que se consegue com as linhas do VAR! É ver o detalhe da linha do golo sonegado ao Arthur Cabral!


Os detalhes arbitrais decidem muito do campeonato como reconheceu Pote. Nesta Liga para vermos o FCP perder tem que ser num dia tão mau dos seus jogadores, que nem de penalti conseguem marcar o já habitual golo desbloqueador do resultado concedido pelos árbitros, enquanto nos jogos do seu principal rival aproveita-se cada vez que o adversário consegue chegar a área defendida pelo Benfica para assinalar penalti desfavorável ao Benfica (sem ser de penalti nestas 10 jornadas, o Benfica ainda não permitiu 10 remates dentro de área enquadrados com a sua baliza. Incrível, termos neste momento o Benfica, um candidato ao titulo a sofrer em média 1 penalti a cada 2 golos sofridos! Com 8 golos sofridos, o Benfica só não é a melhor defesa da Liga, porque já foi castigado com 4 penaltis desfavoráveis! Neste momento quer o FCP, quer o Sporting, quer o Braga já apresentam um saldo favorável de penaltis como é expetável em equipas que lutam pelo titulo, o Benfica é o único, que sofreu mais penaltis contra do que penaltis assinalados a seu favor! O penalti é o maior detalhe com que a arbitragem consegue influenciar o marcador e consequentemente a classificação do campeonato.

A arbitragem/VAR consegue colocar um candidato ao titulo como o Benfica, como a equipa em Portugal mais penalizada com penaltis desfavoráveis. Não existe equidade entre os candidatos, à 10 jornada vemos, que o Benfica já leva uma desvantagem de 5 e 4 penaltis para o FCP e Sporting respetivamente, pois:

  • O F. C Porto usufruiu de um saldo favorável de 3 penaltis (4 favoráveis - 1 desfavorável), isto marcando 13 golos e com 7 golos sofridos. Em média é assinalado 1 penalti favorável ao FCP por cada 3 golos marcados pela equipa.
  • O Sporting usufruiu de um saldo favorável de 2 penaltis (2 favoráveis e nenhum desfavorável), para marcar 19 golos, sofrendo 7 golos. Em média é assinalado 1 penalti favorável ao Sporing por cada 9 golos marcados pela equipa de forma legal. O Braga usufruiu de 3 penaltis para marcar 29 golos, ou seja, em média também usufruiu de 1 penalti a cada 9 golos marcados. 
  • O Benfica foi obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -2 penaltis (2 favoráveis - 4 desfavorável), mesmo nestas condições arbitrais adversas marcou 21 golos e sofreu 8 golos. Em média é assinalado 1 penalti favorável ao Benfica por cada 11 golos marcados pela equipa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário