segunda-feira, 6 de novembro de 2023

No reinado Fontelas Gomes há empurrões e empurrões (há filhos e enteados na luta pelo titulo)!

O 3º golo do Sporting é precedido de falta evidente sobre o atacante do Estrela da Amadora, quando este ia isolado para a área,  Diomande sem hipóteses de jogar a bola empurra-o pelas costas derrubando-o, mas incompreensivelmente nada foi assinalado pelo André Narciso, o VAR Fábio Melo também não quiz defender a verdade desportiva. Como é que é que um arbitro/VAR vê um avançado que vai isolado com a bola controlada, de repente cair a entrada da área e nada assinlarem. O futebol é um jogo de contacto e o arbitro pode estabelecer um critério largo, mas continuam a não ser permitidas cargas pelas costas, empurrões aos atacantes que tem a bola controlada são punidas com falta e quando se trata do último defesa a travar uma oportunidade clara de golo, é exibido o cartão vermelho. O arbitro não assinalou falta, caso assinalasse seria obrigado a exibeir o cartão vermelho. A SPORTTV não repetiu as imagens desse lance, preferiu não esclarecer os seus assinantes sobre o que provocou a queda do avançado que ia isolado! A arbitragem em Portugal está muito mal! É neste nível de viciação que estamos em Portugal. Infelizmente aos adeptos forem sonegadas as imagens deste lance dicisivo!


Neste campeonato 2023/24 já ocorreram muitas interpretações diferentes sobre empurrões pelas costas dentro da área, quando o Aursnes colocou uma mão nas costas do atacante do Vizela, foi assinalado penalti desfavorável ao Benfica (1 dos 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica, que o obrigaram a sofrer 8 golos nestas 10 jornadas), na 9ª jornada o Benfica perdeu 2 pontos porque o arbitro/VAR se recusaram a assinalar penalti favorável ao Benfica aos 93 minutos por empurrão ao Tengstedt com as 2 mãos nas costas, já na jornada seguinte, foi concedito 1 penalti favorável ao FCP por empurrão ao João Mário. No site Hugo Gil podemos ver uma serie de imagens de empurrões ocorridas nesta edição da Liga.

É urgente que haja equidade nos critérios arbitrais aplicados aos candidatos ao titulo em Portugal! 

No agregado dos últimos 6 campeonatos em 180 jogos disputados na Liga Portuguesa, não podemos ter um candidato com 63 penaltis usufruídos para marcar 394 golos (FCP) e o seu principal rival cujo ataque foi capaz de marcar 424 golos a só serem assinalados 40 penaltis a seu favor. Em 180 jogos não deveríamos encontrar 23 penaltis de diferença nem entre o 1º e o 5º classificado, quanto mais entre clubes que lutam pelo mesmo objetivo de ser campeão em Portugal. Basta, isto tem de ser corrigido!

No reinado Fontelas Gomes, podemos ver que o FCP e o Sporting são as 2 equipas em toda a Europa, que usufruiram de mais penaltis favoráveis nas últimas 6 temporadas (agregando a atual temporada às 5 anteriores que contam para a definição do Ranking UEFA). Como sempre defendemos aqui no Blog, demonstra-se que o penalti é uma decisão muito relevante para a obtenção do sucesso desportivo. Nas 6 principais Ligas de Futebol do continente Europeu, podemos constatar que no TOP20 dos clubes que usufruiram de mais penaltis no agregado das últimas 6 temporadas, vamos encontrar o 3 clubes que venceram todos os últimos 5 campeonatos portugueses, os 2 clubes que venceram todos os últimos 5 campeonatos Ingleses, os 2 clubes que venceram todos os últimos 5 campeonatos Franceses, os 4 clubes que venceram todos os últimos 5 campeonatos em Itália, os 2 clubes que conquistaram 4 dos últimos 5 campeonatos em Espanha. 

Dos clubes que conseguiram ser campeões nestas 6 Ligas nas últimas 5 épocas concluídas, apenas o Atletico de Madrid (com apenas 334 golos marcados em 202 jogos), o Liverpool e o Bayern Munique que realizou 180 jogos como os clubes Portugueses não constam do TOP20 Europeu de penaltis. O campeonato Alemão é o único que só tem 34 jornadas como o Português, além de ser claramente o campeonato onde se assinalam menos penaltis entre os 6 principais campeonatos de Futebol na Europa.Realçamos a cores todos os clubes que foram campeões num dos últimos 5 campeonatos concluídos. Aqui está o TO20 de clubes com mais penaltis na sua Liga Nacional nos 6 principais campeonatos Europeus. 






Como podem ver, além do Liverpool, Atlético de Madrid que ataca pouco com Simeone ao comando, o Bayern Munique já que no campeonato Alemão são assinalados poucos penaltis e o Benfica na 20ª posição, encontramos nos 13 primeiros posições do Ranking de penaltis Europeu todos os outros 10 clubes que conseguiram ser campeões nacionais na sua Liga Nacional nas últims 5 campeonatos. O FCP e o Sporting são os clubes entre todos que participam nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa, aqueles que usufruem de mais penaltis, o PSG é o 3º (aproveitou para ser o crónico campeão em França nas últimas épocas ao vencer 4 vezes). PSG com 471 golos e Manchester City com 501 golos (crónico campeão em Inglaterra neste período ao vencer 4 vezes), são as 2 únicas equipas neste TOP20 que marcarm mais golos do que o Benfica, o que demonstra que o Benfica sendo o melhor ataque da sua Liga, também poderia ter conquistado 4 dos últimos 5 campeonatos atribuídos como o PSG e o Manchester City, se também fosse a equipa com mais penaltis na sua Liga como seria expetável acontecer, tal como aconteceu com PSG e Manchester City nos seus campeonatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário