Nas últimas 6 épocas (desde 2018/19 até 2023/24 que está a decorrer), vemos que nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal):
- Bayern Munique foi a equipa que marcou mais golos (519 golos marcados, venceu todas as últimas 5 edições, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24).
- Manchester City é o 2º melhor ataque (506 golos marcados, venceu 4 das últimas 5 edições concluídas, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24).
- PSG é o 3º melhor ataque (479 golos marcados, venceu 4 das últimas 5 edições concluídas, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24).
- Liverpool é o 4º melhor ataque (439 golos marcados, usufruíndo de apenas 33 penaltis conseguiu ser campeão 1 vez e acabou perdendo 2 vezes por apenas 1 ponto de desvantagem, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24 enquanto está com 4 penaltis favoráveis como o Manchester City está nesta temporada). Sem penaltis é dificil ser campeão muitas vezes, o máximo que se pode almejar é num ano de sorte ser campeão!
- Dortmund é o 5º melhor ataque com 433 golos marcados, com apenas 31 penaltis não venceu nenhum dos últimos 5 campeonatos concluídos na Alemanha.
- Benfica o 6º melhor ataque com 426 golos marcados, mas na Liga da VARgonha tem sido privado de usufruir de penaltis favoráveis (ainda no derby da semana passada o Artur Soares Dias não concedeu nenhum dos diversas faltas na área atacante do Benfica que ocorreram), por isso, mesmo sendo claramente a equipa que mais ataca/marca na Liga Portuguesa, só foram assinaladas 40 penaltis a seu favor (em média o Benfica usufrui de 1 penalti a cada 11 golos que consegue marcar), por contraste foram concedidos 56 penaltis ao Sporting e 63 penaltis ao FCP (estes 2 rivais em média usufruem de 1 penalti a cada 6 golos que conseguem marcar). O Benfica tem sido obrigado a lutar contra 2 rivais, que são os 2 clubes Europeus que usufruíram de mais penaltis assinalados a seu favor nas últimas 6 épocas! É incrível, detetármos em Portugal as 2 equipas mais bafejadas pela sorte de usufruir de penaltis favoráveis na Europa, mesmo tendo as equipas Portuguesas disputado apenas 181 jogos neste período, enquanto nos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália e França tenham sido disputados 203 jogos (estes campeonatos são disputados por 20 equipas e apenas em Portugal e Alemanha são disputados por 18 equipas). A Liga Alemã é aquela em que em média se assinalam menos penaltis, em média ocorre 1 penalti a cada 12 golos, dai que, o Bayern Munique não apareça no TOP 2 de clubes que usufruiram de mais penaltis.
- Barcelona é o 7º melhor ataque com 426 golos marcados, usufruíndo de apenas 35 penaltis conseguiu ser campeão 2 vezes nas últimos 5 campeonatos concluidos.
- Atalanta é o 8º melhor ataque com 417 golos marcados, apenas usufruiu de 34 penaltis, consequentemente com tão poucos penaltis num campeonato em que existem 8 equipas com mais penaltis, não conquistou nenhum dos últimos 5 campeonatos concluídos em Itália.
- Inter de Milão é o 9º melhor ataque com 412 golos marcados, é também a 5ª equipa Europeia que usufruiu de mais penaltis (51 penaltis), conquistou 1 dos últimos 5 campeonatos e está na liderança em 2023/24 usufruindo de 5 penaltis.
- Nápoles é o 10º melhor ataque com 398 golos marcados, é também a 8ª equipa que usufruiu de mais penaltis (47 penaltis) e conquistou 1 dos últimos 5 campeonatos, estando na luta pelo titulo em 2023/24.
No TOP 25 de clubes com mais penaltis somente encontramos 2 equipas que conseguiram marcar mais golos do que o Benfica, o Manchester City e o PSG que arrecadaram 4 dos últimos 5 campeonatos internos dos seus correspondentes países. Ou seja, o Benfica caso tivesse usufruído de penaltis também poderia ter conquistado 4 dos últimos 5 campeonatos, uma vez que é claramente o melhor ataque da sua Liga (Benfica com 426 golos, FCP com 396 golos e Sporting com 353 golos). A equipa de Fontelas Gomes concedeu ao Benfica as mesmas hipóteses de ser campeão que foram concedidas ao V. Guimarães (39 penaltis concedidos ao V. Guimarães e 40 penaltis concedidos ao Benfica).
O quadro acima prova que, o FCP obrigatoriamente com tantos penaltis acabaria sempre por ter sucesso desportivo, todas as equipas que usufruem de muitos mais penaltis que os rivais obtem sucesso. O Sporting sendo a 2ª equipa Europeia que beneficiou de mais penaltis também seria impossível, que não tivesse sido campeão nenhuma vez neste período analisado. O Benfica é que é um milagre que tenha conseguido ser campeão 2 das últimos 5 campeonatos concluídos, tendo que competir com rivais que usufruiram de mais 23 e 16 penaltis do que o Benfica usufruiu neste período. Alguém acredita que o Benfica se deixasse ultrapassar na classificação por um rival que usufruisse de menos 23 penaltis? Alguém acredita que algum clube de topo se deixe ultrapassar na classificação por outro que usufrua de menos 23 penaltis? Um clube com menos 23 penaltis do que os 40 concedidos ao Benfica, seria um clube que nas últimas 6 épocas tivesse usufruído de apenas 17 penaltis, seguramente que esse clube nunca teria condições para ultrapassar o Benfica na classificação, o mais certo é que descesse de divisão e não lutar pelos mesmos objetivos do Benfica? Nestas últimas 6 épocas todos os clubes que tivessem uma desvantagem de 23 penaltis para o Benfica, seguramente que desceriam de divisão. Tenhámos noção do que são 23 penaltis de diferença entre 2 equipas! Fontelas Gomes que tenha noção, do nível de viciação arbitral existente em Portugal!
Sem comentários:
Enviar um comentário