sexta-feira, 26 de maio de 2023

Não seria possível nomear para a última jornada, uma dupla que garanta mais do que os 15 penaltis de diferença, que Artur Soares Dias e Rui Costa garantiram!

Para o FCP - V. Guimarães, nomeado o arbitro Artur Soares Dias e o VAR Fábio Melo (A. F. Porto)!

Para o Benfica - Santa clara, nomeado o arbitro Rui Costa e o VAR Tiago Martins (A. F. Lisboa)!

Os responsáveis pela arbitragem em Portugal continuam a brincar com o fogo (numa temporada nomear árbitros da A. F. Porto para controlar 12 jogos do FCP e 11 jogos do Benfica e os árbitros da A. F. Lisboa para controlar 2 jogos do FCP e 2 jogos do Benfica)! Será que só vão reconhecer que já se ultrapassaram todos os limites de tolerância, no dia que as coisas descambarem numa desgraça! Os adeptos em Portugal já atingiram o limite suportável, os nºs são por demais evidentes da viciação! Serão somente os árbitros da A. F. Porto, os que melhores habilitações têm, para poderem definir que clube usufruirá de condições para se sagrar campeão em Portugal?

Depois da vergonhosa forma como terminou apressadamente o FCP 1 - Boavista 0, da 30ª jornada, cortando clara oportunidade do Boavista chegar ao golo, Rui Costa não pode ser premiado para apitar o jogo do titulo na Luz, como se nada de anormal tivesse acontecido! Nomear Rui Costa para apitar e o Tiago Martins como VAR do Benfica - Santa Clara, é de uma insensatez atroz! Que falta de respeito pelos Benfiquistas, depois do que o Tiago Martins fez no jogo da taça, em que conseguiu obrigar o Benfica a jogar mais de 90 minutos em inferioridade numérica, fazendo o Benfica perder um jogo que aos 25 minutos já deveria estar a vencer por 2 a zero, em condições arbitrais normais!

Nesta Liga de pouca VARgonha,  já nem se pode dizer que é surpresa, esta nomeação pela 1ª vez desde sempre do Artur Soares Dias para controlar 5 jogos do F. C. Porto numa mesma temporada, é que também nesta temporada pela 1ª vez utilizaram o Artur Soares Dias para controlar 5 jogos do Benfica (o 5º jogo foi na 32ª jornada). O que terá estado na origem deste excepcional 5º jogo do FCP atribuído ao Artur Soares Dias? O pensamento dos responsáveis pela arbitragem é o seguinte: Artur Soares Dias é o único arbitro capaz de conseguir que no final de um campeonato (34 jornadas), o FCP possa obter 12 penaltis de vantagem em relação ao Benfica (garantiria assim vencer o V. Guimarães pelos 11 golos de diferença necessários), pois nestas 15 épocas em que apitou 37 jogos do FCP, o Artur Soares Dias foi o único que conseguiu criar uma vantagem de 12 penaltis do FCP sobre o Benfica. Ou seja, mesmo estando neste momento no atual campeonato 2022/23 as 2 equipas com o mesmo nº de penaltis após 33 jornadas, Artur Soares Dias é artista para garantir 11 ou 12 penaltis de diferença entre as 2 equipas neste campeonato 34 jogos, afinal de contas o seu histórico comprova que já o conseguiu fazer em 37 jogos. 

Nas últimas 15 épocas, Rui Costa concedeu uma vantagem de 3 penaltis ao FCP em relação ao Benfica e o Artur Soares Dias sozinho é responsável por 12 dos 32 penaltis de vantagem que o FCP leva em relação ao Benfica, foi durante este período destacadamente o arbitro que garantiu maior diferença de penaltis entre os 2 principais candidatos. 

Aqui está o quadro resumo das últimas 15 épocas, em que em média geral, quer o Benfica quer o FCP sofrem 1 penalti a cada 8 golos sofridos, mas o F. C. Porto em média usufruiu de 1 penalti a cada 7 golos marcados, enquanto, o Benfica em média usufruiu de 1 penalti a cada 9 golos. Esse é média geral das 2 equipas nas últimas 15 épocas, já nos jogos árbitrados por Artur Soares Dias ou Rui Costa, em média o FCP usufrui de 1 penalti a cada 6,1 golos marcados, enquanto ao Benfica só é concedido 1 penalti a cada 15,3 golos que consegue marcar! Ou seja, claramente o FCP usufrui mais rapidamente de penaltis e o Benfica demora muito mais do que a média para beneficiar de 1 penalti em jogos arbitrados por Artur Soares Dias ou Rui Costa, como se pode ver:



Salta a vista, o facto de Artur Soares Dias e Rui Costa em conjunto terem apitado 78 jogos do Benfica e apenas 61 jogos do FCP e mesmo assim, conseguiram conceder ao FCP uma vantagem de 15 penaltis em relação ao Benfica! Como conseguiram em 78 jogos do Benfica no campeonato nacional ver/assinalar mais penaltis desfavoráveis ao Benfica do que favoráveis, essa é a questão que urge conhecer? É deverás um mistério, tendo em conta que estamos a falar um candidato ao título, que nesses 78 jogos (43 deles na Luz), conseguiu marcar 183 golos e sofreu 71 golos! Ou seja, obteve um saldo positivo de 112 golos em 78 jogos, provando ter sido claramente superior aos seus rivais, mas mesmo sendo superior, incompreensivelmente não aconteceram mais penaltis na área atacante do Benfica do que na área defensiva! É mesmo, um caso de estudo! Se o rídiculo matasse!

Por aqui se vê claramente que os 2 árbitros escolhidos para a última jornada, são bastante favoráveis ao rendimento desportivo do FCP em prejuizo do Benfica. Entre todos os que apitaram nas últimas 15 épocas, dos que estão em atividade neste momento, são os 2 que garantem a maior vantagem de penaltis ao FCP em relação ao Benfica. Como se pode comprovar no quadro em baixo, nenhuma outra dupla no ativo conseguiria garantir os 15 penaltis de vantagem que Artur Soares Dias e Rui Costa garantiram.

Se colocarmos todos os árbitros, ordenados do que concedeu maior vantagem de penaltis ao Benfica para o que concedeu maior desvantagem de penaltis do Benfica em relação ao FCP, facilmente chegamos a conclusão, que o Conselho de Arbitragem neste momento não podia escolher nenhuma outra dupla que possa ter garantido no passado uma maior vantagem de penaltis, do que garantiram Artur Soares e Rui Costa nas últimas 15 épocas. 

Aqui esta o quadro geral comparativo de penaltis entre Benfica e FCP com cada árbitro em concreto:



As nomeações para a 34ª jornada só vêm reforçar a necessidade de um levantamento popular em Portugal! Como as coisas estão não podem continuar, é imperioso uma completa revolução na arbitragem nacional! O sector já demonstou que voluntariamaente não é capaz de se regenerar. Já perderam totalmente a pouca vergonha que ainda lhes restava nesta Liga da VARgonha! 

Os adeptos exigem que se defenda o futebol Português, que não seja possível se detetar tamanha diferença penaltis entre candidatos! A úlima jornada não pode ser decida pelos árbitros que garantem 15 penaltis de diferença, que é o que garantiram Artur Soares Dias e Rui Costa nos jogos que apitaram das 2 equipas! Isto é Rídiculo de acontecer! 15 penaltis de diferença só deveriamos encontrar entre 2 equipas que registam mais de 120 golos de diferença entre elas (15*8=120), nunca entre 2 equipas que lutam pelos mesmos objetivos, pois em média ocorre 1 penalti a cada 8 golos na Liga Portuguesa! 15 penaltis de diferença não acontecem nem entre o 1º e último da Liga, logo é inaceitável entre os 2 primeiros!


2 comentários:

Anónimo disse...

Rui Costa, no Dragão, nesta temporada expulsou com o Gil Vicente, João Mário, e Uribe, o FC Portojogou mais de 40 minutos com 9. A diferença deste campeonato está justamente aí, isto para além dos dois jogos com o Vizela.

Erros arbitrais desumanos nesta reta final:
Rio Ave Benfica.
Benfica FC Porto.
Gil Benfica.
Portimão Benfica (no 1º golo, a bola entrou?).
Sporting Benfica.

Porque razão o Pinheiro e o Hugo Miguel, 'descansam' este fim de semana?

O incompetente Hugo Miguel, vai continuar a ser VAR? Já não chegou o Bruno que apitava com_Paixão? Já encontraram o saco azul?

Júlio Loureiro (Fafe)

Influência Arbitral disse...

resposta ao Julio Loureiro (Fafe),

No jogo contra o Gil Vicente sabes perfeitamente que o Rui Costa iria cometer 4 erros graves, felizmente para a verdade desportiva, o VAR lhe mandou rever na TV a cacetada que o Uribe deu na área, corrigiu assinalando penalti, mas convenientemente esqueceu-se de exibir cartão amarelo, pois seria o 2º, logo perdoou uma expulsão, como também foi o VAR que o mandou ver as infrações para cartão vermelho nesse jogo, pois também iria deixar passar se não tivesse sido obrigado a ver as imagens TV. E ainda acabou perdoando a expulsão ao Pepe, numa bárbara entrada de pintons que esteve a milímetros de provocar uma lesão grave no joelho ao avançado do Gil Vicente, mas neste lance ficou sem a correspondente consequência disciplinar porque o VAR não o mandou corrigir, como devia. O VAR corrigiu muitos erros nesse jogo não todos! Sendo-lhe perdoada 2 expulsões é obvio que não foi o arbitro que fez o FCP perder pontos nesse jogo.

Neste campeonato, FCP aproveitou bem os 7 penaltis que usufruiu nas últimas 6 jornadas, para ir vencendo pela margem mínima e se mantendo na luta pelo titulo. FCP aproveitou a esmagadora maiorias das 10 expulsoões dos adversários, aliás se não tem desperdiçado a vantagem de jogar em superioridade desde a 1ª parte contra o Casa Pia na 1º volta (0-0 no final, jogo em que Uribe lesiona um adversário por trás sem ver sequer um amarelo, neste momento o FCP estaria em igualdade pontual, somente teria de se concentrar em marcar muitos mais golos do que o Benfica para se sagrar campeão.

O FCP ser o clube do mundo inteiro, que beneficiou de mais penaltis neste século diz muito das condições em que são disputados os títulos em Portugal. o 2º clube do mundo com mais penaltis é o CS Herediano da Liga da Costa Rica, mas mesmo esse beneficiou de muitos menos penaltis do que o exemplar FCPenalti desta Costa Pobre!