segunda-feira, 3 de abril de 2023

Roger Schmidt renova até 2026

Nesta altura, todos estão concentrados nos objetivos desportivos desta temporada, mas os dirigentes tem a obrigação de preparar desde já a próxima temporada (2023/24). A primeira decisão a tomar é eleger o treinador. Nos 3 grandes clubes Portugueses, o  treinador que não conseguir se qualificar para a Liga dos Campeões corre sérios riscos de ficar sem condições para se manter no cargo.

No Benfica já há uma decisão importante, o treinador Roger Schmidt será quem comandará o plantel na próxima época. Os atuais treinadores do FCP e do Sporting, também tem contrato assinado para a próxima temporada, agora veremos se a falta de resultados desportivos não obrigará a uma reformulação dos quadros técnicos. 


Para os Benfiquistas, era a decisão desportiva mais lógica, uma vez que, nunca é desejável viver em constante instabilidade no comando técnico, pelo que renovar com o treinador que apresenta o melhor desempenho médio no Benfica das últimas 15 épocas, é um acto de gestão louvável estrategicamente. Que treinador mais competente e experimentado conseguiria o Benfica contratar, mesmo que tivesse um enorme orçamento para tal? 

Se virmos os dados estatísticos, vemos que o Roger Schmidt é destacadamente o treinador com melhor rendimento médio ao seu serviço do Benfica  nas últimas 15 épocas (conquistou 91% dos pontos possíveis na Liga Portuguesa), o 2º melhor foi o Bruno Lage que conquistou 83% dos pontos possíveis. Atenção, o Benfica nestas últimas 15 épocas em média usufruiu de 1 penalti a cada 9,4 golos marcados, mas na atual temporada finalmente, está a usufruir de 1 penalti a cada 7 golos marcados, a mesma média geral que os outros 2 rivais, F. C. Porto e Sporting, tem usufruído nestas últimas 15 épocas, obtem 1 penalti assinalado a seu favor a cada 7,6 e 6,6 golos marcados respetivamente.

No FCP, o André Villas-Boas foi o treinador com melhor rendimento médio, conquistou 93% dos pontos, o 2º melhor é o Sérgio Conceição que em média conquista 83% dos pontos possíveis, os mesmos que o Bruno Lage. Em média Sérgio conceição usufruiu de 1 penalti a cada 7,8 golos marcados, enquanto o Bruno Lage em média usufruiu de 1 penalti a cada 9,4 golos marcados. Será que teremos Sérgio Conceição a frente do FCP na próxima temporada?

No Sporting, o treinador com melhor rendimento médio tem sido o Ruben Amorim, que conquista 77% dos pontos possíveis, seguido de perto pelo Jorge Jesus, que em média conquistou 76% dos pontos possíveis. O Sporting de Jorge Jesus usufruiu de 1 penalti a cada 6,8 golos marcados e agora o do Ruben Amorim, é ainda mais rápido a beneficiar de penaltis, usufrui de 1 penalti a cada 6,4 golos marcados. Frederico Varandas, reconhece o trabalho do Ruben Amorim e em 29/11/2022 até já renovou contrato com o atual treinador do Sporting até 2026, pelo que é praticamente certo que orientará o clube na próxima temporada, independentemente de ainda conseguir chegar diretamente a LC ou não?


Aqui está o quadro resumo com o rendimento médio geral da equipa e dos 2 treinadores com melhor rendimento médio nessa equipa nas últimas 15 épocas, também se identifica o nº penaltis nesse período.



Sem comentários: