quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

É vergonhoso Conselho de Arbitragem! Sporting com o dobro dos penaltis do Benfica e o FCP com mais do dobro!

Como o Benfica pode competir com rivais que obtem o dobro ou mais penaltis do que o Benfica?

No acumulado de 3 campeonatos (186 jogos=34+34+18) em condições arbitrais normais nunca ocorreria uma diferença de 16 penaltis entre os candidatos ao titulo (29-13=16)! 16 penaltis de diferença entre candidatos ao titulo é uma barbaridade. Nunca deviamos sequer encontrar uma diferença de 16 penaltis, entre o 1º e o 7º classificado de uma Liga Profissional de Futebol em 186 jogos! Em média na Liga Portuguesa é assinalado 1 penalti por cada 7 golos marcados, logo para uma equipa obter mais 16 penaltis que outra somente se entre essa 2 equipas existe uma diferença de 112 golos. O F. C. Porto sequer conseque marcar mais 112 golos do que nenhum dos outros clubes que estão entre os 7 melhores ataques em Portugal (Sporting com 176, Braga com 144, V. Guimarães com 104, Famalicão com 104 e Gil Vicente com 100 golos marcados), como vai conseguir marcar mais 112 golos do que o Benfica?

Nas últimas 3 épocas (2020/21, 2021/22 e 2022/23), salta a vista uma brutal influência arbitral, aos candidatos ao titulo na Liga Portuguesa foram concedidos os seguintes penaltis acumulados:

  1.  Ao F. C. Porto foram concedidos 29 penaltis em 86 jogos, tendo o clube aproveitado para marcar 203 golos, ou seja, em média foi assinalado 1 penalti favorável ao FCP a cada 7 golos marcados.
  2. Ao Sporting foram concedidos 26 penaltis em 86 jogos, tendo o clube aproveitado para marcar 176 golos, ou seja, em média foi assinalado 1 penalti favorável ao Sporting a cada 7 golos marcados.
  3. Ao Braga foram concedidos 16 penaltis em 86 jogos, tendo o clube aproveitado para marcar 203 golos, ou seja, em média foi assinalado 1 penalti favorável ao Braga a cada 9 golos marcados.
  4. Ao Benfica foram concedidos apenas 13 penaltis em 87 jogos, tendo o clube marcado 195 golos, ou seja, em média foi assinalado 1 penalti favorável ao Benfica a cada 15 golos marcados. É por demais evidente que nestas últimas 3 épocas, o Benfica não teve condições arbitrais para vencer titulos em Portugal. Quando vemos que de todas as 12 equipas que estiveram presente em todas as últimas 3 edições da Liga Portuguesa, só o Boavista e o atual último classificado Paços Ferreira usufruiram de menos penaltis do que o Benfica, a equipa, que mais ataca, mais golos marca sem o recurso aos penaltis (195-13=182 golos do Benfica é superior aos 203-29=174 golos do FCP).
O responsáveis pela Arbitragem em Portugal devem um esclarecimento aos adeptos de futebol. Como é possível atingirmos estes ridiculos dados estatísticos que refletem o agregado de 3 temporadas desportivas? Entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos não é normal ao fim de 34 jornadas de uma temporada termos uma diferença de 5 penaltis entre os candidatos ao titulo, mais anormal ainda será ao fim de 2 épocas vermos que se mantém a tendência e a diferenaça é agora de 10 penaltis, então quando no agregado de 3 épocas nos deparamos com 15 ou pior 16 penaltis de diferença, como temos neste momento entre o FCP e o Benfica, é um sinal evidente que existe uma clara influência arbitral nessa Liga. Como em média ocorre 1 penalti a cada 7 golos, só é expetável encontrarmos uma diferença de 16 penaltis entre equipas com 112 golos de diferença, nunca entre o FCP e o Benfica, os 2 melhores ataques da Liga Portuguesa.

Em condições arbitrais normais, nunca ocorreria uma diferença de 16 penaltis em 86 jogos, entre 2 equipas que sem o efeito de penaltis, o Benfica teria 182 golos e o FCP 174 golos marcados no acumulado das últimas 3 épocas. Em média, nas últimas 3 épocas na Liga Portuguesa, ocorre 1 penalti a cada 7 golos marcados e vemos que todas as demais equipas tem um registo bastante aproximado dessa média, havendo equipas que tiveram a sorte de usufruir em média de 1 penalti a cada 5 que conseguem marcar (V. Guimarães) e outras com menos sorte arbitral que em média só usufruem de 1 penalti a cada 9 golos marcados (Braga). O que é incompreensível é constatarmos que, nestes últimos 3 campeonatos em que obviamente não teve condições arbitrais para conquistar qualquer titulo, ao Benfica só foi concedido 1 penalti a cada 15 golos marcados! Como só após 15 golos marcados, quando em média na Liga Portuguesa é assinalado 1 penalti a cada 7 golos marcados (1.780 golos marcados e 255 penaltis)? Dividindo igualitariamente os 255 penaltis pelas 18 equipas teríamos 14 penaltis para cada equipa, ou seja, cada uma das equipas teria usufruido de 5,6% do total de penaltis, mas na realidade constatamos que ao FCP foram concedidos 11,4% do total de penaltis e ao Sporting 10,2% do total de penaltis, já ao Benfica apenas teve direito a 5,1% do total de penaltis assinalados na Liga Portuguesa.

Porque não foram assinalados penaltis a favor do Benfica nas últimas 3 épocas, Fontelas Gomes? É que nenhuma outra equipa da Liga, demora em média mais de 9 golos para usufruir de 1 penalti em Portugal. Esta anormalidade, de ter em média que marcar 15 golos para que um arbitro Português possa ver uma infração na área, só acontece com o Benfica, mesmo analisando todos os 116 clubes que disputaram as 6 maiores Ligas de Futebol da Europa, não se encontra mais nenhuma outra equipa neste período, que em média necessite de marcar 15 golos para usufruir de 1 penalti. É evidente a viciação na arbitragem Portuguesa! Os Benfiquistas exigem mudanças radicais na Arbitragem em Portugal! Todos sabemos que nenhum clube do mundo consegue fazer mais pontos que um rival que tenha usufruido de mais 16 penaltis do esse clube. Quando concedemos 16 penaltis de vantagem é como jogar com cartas viciadas.

É vergonhoso constatarmos, que no agregado de 3 épocas, foram concedidos ao Sporting o dobro dos penaltis que foram concedidos ao Benfica (13*2=26 penaltis) e ao FCP foram concedidos mais do dobro dos penaltis que foram concedidos ao Benfica (29-13=16 penaltis de diferença).


Das 12 equipas que participaram nas últimas 3 ediçoes da Liga Portuguesa, aparentemente a principal candidata a descer de divisão é o P. Ferreira, que com 11 penaltis assinalados a seu favor, é aquela que usufruiu de menos penaltis em Portugal (apenas 11 penaltis em 187 jogos, em que marcou 81 golos, ou seja, usufruiu em média de 1 penalti a cada 7 golos marcados, como é a média da Liga Portuguesa).

Incompreensivelmente, constata-se que o Benfica tem poucos penaltis mesmo comparando com equipas que apenas disputaram as 2 anteriores temporadas na 1ª Liga, tendo descido de divisão como o Tondela e Moreirense, usufruiram de 13 e 12 penaltis nos 64 jogos na 1ª Liga neste período das últimas 3 épocas aqui em análise no quadro acima. Fontelas Gomes deve estar a tentar colocar o Benfica ao nível do Tondela, Moreirense, Estoril, Belenenenses, Rio Ave e Vizela, equipas que sequer conseguiram se manter na 1ª Liga todas as últimas 3 épocas.

3 comentários:

Mark Trencher disse...

A diferença favorável de penalties, é tipo o dobro do avanço em golos. Falo em relação a nós e FC Porto. É muito, e pegando nos dados estatísticos parece bastante estranho. Anormal, mesmo.

Mark Trencher disse...

Saído de penalties favoráveis, atenção. Não estou a falar de penalties a favor, porque aí é exactamente o dobro. Uma vez mais bastante estranho. Eles com mais 16 penalties, e com saldo penalties contra a favor de 15, num caso dobram, e no outro tecnicamente dobram. Nós temos 13 vs 29 penalties a favor, e no saldo de penalties são 15 para 8. Em golos a diferença é de 8, 203 para 195.

Mark Trencher disse...

17, fiz mal as contas, mais que o dobro em saldo de penalties comparativamente à diferença de golos. Aliás, todos estas diferenças são tendo em conta os "apenas" 8 golos de diferença vs diferença de 16 penalties assinalados, e 17 de saldo de penalties. Talvez seja só fruto do acaso... Ah, e o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa existem mesmo.