quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Rendimento médio do Benfica e do FCP nas últimas 15 épocas contra cada um dos adversários em Portugal

Agora que terminou a 1ª volta da época 2022/23 (todos já jogaram contra todos), já é possível analisar o rendimento % médio do Benfica ou do F. C. Porto contra cada um dos adversários que enfrentaram nos últimos 15 campeonatos. Benfica e F. C. Porto  disputaram 29 jogos entre si (Artur Soares Dias apitou 7 desses clássicos tal como o Jorge Sousa, os 2 controlaram praticamente metade dos confrontos diretos entre os 2 principais candidatos ao titulo em Portugal) e também os mesmos 29 jogos contra cada uma das outras 4 equipas que estiveram sempre na 1ª Liga nestas últimas 15 épocas (Sporting, o Braga, V. Guimarães e o Marítimo). Temos, assim, 6 equipas com uma grande amostragem de 29 confrontos diretos, porque estiveram presentes em todas as últimas 15 edições da Liga Portuguesa, que estatisticamente este Blog tem vindo a analisar, de modo a aferir o nível de influência arbitral existente em Portugal.

Aqui está o rendimento médio do Benfica nos confrontos diretos contra os adversários em Portugal.







Aqui está o rendimento médio do F. C. Porto nos confrontos diretos contra os adversários em Portugal.




Nestas últimas 15 épocas, o Benfica conquistou em média 80% dos pontos possíveis nos 427 jogos não arbitrados pelo Artur Soares Dias, mas diminuiu o seu rendimento médio em 19%, conquistando apenas 61% dos pontos possíveis nos 42 jogos com a arbitragem de Artur Soares Dias! Como é possível conseguir obrigar o Benfica a conquistar apenas 61% dos pontos possíveis em 42 jogos, num período de 15 épocas, em que no máximo cada clube só enfrentou o Benfica por 29 jogos e o 2º adversário natural mais dificil para o Benfica, foi o Sporting, com o qual o Benfica conquistou 68% dos pontos possíveis nos 21 confrontos diretos que não foram arbitrados pelo Artur Soares Dias. Como qualquer adversário do Benfica num jogo arbitrado pelo Artur Soares Dias, pode ser só por esse facto um obstáculo em média mais dificil que o Sporting, contra o qual o Benfica conquistou 62% dos pontos possíveis nos 29 confrontos diretos entre os 2 rivais. 

Os dados estatísticos expõe claramente que o Artur Soares Dias, não é um elemento neutral no jogo, no que toca ao FCP e ao Benfica, tanto na enorme diferença de rendimento % médio ou no nº de penaltis.

Todos sabemos que a marcação de uma grande penalidade é a decisão arbitral com o qual o arbitro mais pode influenciar diretamente o marcador numa partida de futebol. E nestas 15 épocas, o arbitro que criou a maior diferença de penaltis entre os 2 principais candidatos ao titulo em Portugal, foi o Artur Soares Dias, que sozinho é responsável de uma vantagem de 12 penaltis do FCP em relação ao Benfica.

Provas de que Artur Soares Dias prejudica o Benfica e beneficia o rendimento desportivo do FCP, não se resumem a grande diferença na forma como decide nos lances na área consoante entejam em causa jogadores do FCP ou do Benfica. Constata-se que o Benfica nos 7 conforntos diretos contra o FCP arbitrados pelo Artur Soares Dias, teve um rendimento % inferior ao que obteve em média nos restantes 22 confrontos arbitrados pelos outros árbitros. o Benfica nos 8 conforntos diretos contra o Sporting arbitrados pelo Artur Soares Dias (assinalou 4 penaltis favoráveis ao Sporting nesses 8 jogos), teve um rendimento % inferior ao que obteve em média nos restantes 21 confrontos arbitrados pelos outros árbitros. Já o F. C. Porto nos 7 conforntos diretos contra o Benfica arbitrados pelo Artur Soares Dias, teve um rendimento % superior ao que obteve em média nos restantes 22 confrontos arbitrados pelos outros árbitros. o F. C. Porto nos 5 conforntos diretos contra o Sporting arbitrados pelo Artur Soares Dias, teve um rendimento % superior ao que obteve em média nos restantes 24 confrontos arbitrados pelos outros árbitros.




Empiricamente, os portistas e os Sportinguistas sabem que num confronto direto FCP-Sporting, nas últimas 15 épocas, o FCP conquistou 53% dos pontos possíveis nos 24 encontros sem Artur Soares Dias, mas que nos 5 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, ai o FCP já conseguiu arrecadar 80% dos pontos possíveis. Será o Sporting um adversário mediano para o FCP se o arbitro for o Artur Soares Dias? Um arbitro que transforme o Sporting num adversário semelhante a uma equipa mediana da nossa Liga (Estoril/Arouca/Gil Vicente/Portimonense, etc), tem obrigatoriamente de ser um arbitro bastante favorável aos interesses do FCP. É por isso que ninguém se admira, ao ouvir o Sérgio Conceição sistematicamente a pedir que seja nomeado Artur Soares Dias, cada vez que tem de defrontar o Benfica ou Sporting. Já aqui demonstramos que 66% dos classicos foram controlados por árbitros que demonstram claramente a sua tendência arbitral, ao terem concedido ao FCP uma vantagem de 31 penaltis em relação ao Benfica. Qualquer individuo que cria 31 penaltis de diferença em 107 jogos, só pode ser bastante tendencioso, pois como já demonstramos aqui nas últimas 15 épocas, em média ocorreu 1 penalti a cada 8 golos, logo, 31 penaltis de diferença em condições arbitrais normais só ocorreriam entre equipas que tem 248 golos de diferença entre elas. Quando é que o FCP consegueria em 107 jogos marcar mais 248 golos sequer do 10º classificado da Liga, quanto mais do Benfica, que é destacadamente a equipa que mais golos marcou em Portugal nas últimas 15 épocas.

3 comentários:

dezazucr disse...

Vejo que faltam ai equipas como o Portimonense e o Casa Pia. No caso do Casa Pia percebo que a amostra deva ser pequena, mas no caso do Portimonense nem tanto.

Não faz sentido ter essa análise com as equipas que temos neste campeonato? Até para perceber a probabilidade de perca de pontos de cada equipa, uma vez que iremos recomeçar a segunda volta e todos deverão jogar com todos novamente.
Por exemplo, vejo que com o Paços de Ferreira (nosso próximo jogo) temos 94% de pontos... interessante também ver essa análise jogos em casa vs fora, por exemplo, qual a % de pontos que o porto perde na casa do Marítimo e do Estoril, que jogos podem potencialmente dar-nos pontos ganhos em relação aos rivais...

Influência Arbitral disse...

Obrigado, as estatísticas dos jogos contra o Portimonense já estão incluidos no quadro, agora o Casa Pia até ao momento só tem 1 jogo realizado contra o FCP ou o Benfica, a amostra é bastante pequena para ser relevante para ser utilizado estatisticamente.

dezazucr disse...

Ah, e mais uma vez, excelente trabalho. Sei que a compilação destes dados é algo trabalhoso, mas acredita que mesmo não tendo muitos comentários, há muita gente que vem cá consultar.

Sería era bom que dentro do Benfica também o fizessem e usassem estas análises para defender de forma objectiva, com factos, o Benfica!