domingo, 16 de outubro de 2022

O nº de penaltis favoráveis ao F. C. Porto e ao Benfica nas últimas 3 épocas na UEFA foi semelhante, já na Liga Portuguesa...

Quando esta semana as 2 equipas partiram para defrontar os seus adversários Europeus, quer o Benfica quer o FCP, tinham usufruído dos mesmos 7 penaltis assinalados a seu favor pelos árbitros Europeus nas últimos 3 anos de competições na UEFA, nesta jornada o Benfica usufruiu de mais 1 penalti e o F. C. Porto de mais 2 penaltis. Ou seja, nos jogos com arbitragem UEFA nas últimas 3 épocas, foram assinalados 9 penaltis favoráveis ao FCP e 8 penaltis favoráveis ao Benfica, são nºs bastante semelhantes.

Equipas de valia desportiva bastante semelhantes tendem a obrigar os adversários a cometer um nº penaltis bastante semelhantes, como foi o caso, nos jogos apitados por árbitros Europeus. 


O que se estranha é o que ocorreu na Liga Portuguesa, em que com os mesmos jogadores que jogaram nas provas UEFA nestas últimas 3 épocas, em 77 jogos realizados na Liga da VARgonha, os árbitros portugueses concederam 29 penaltis favoráveis ao FCP (permitindo a equipa marcar 182 golos) e inacreditavelmente apenas 10 penaltis favoráveis ao Benfica (que mesmo com menos 19 penaltis do que o FCP ainda conseguiu marcar 171 golos)! O FCP e o Benfica em pólos opostos no que se trata de penaltis assinalados a seu favor, 1 é o que usufrui de mais penaltis na Liga e o outro é praticamente o que usufrui de menos penaltis na Liga (bastaria que o 1º penalti de 2020/21 assinalado a favor do Benfica na 12ª jornada, num jogo em que já vencia por 5-0 não fosse assinalado, para o Benfica ser mesmo entre as 12 equipas que disputaram as últimas 3 edições da Liga Portuguesa, aquela que usufruiu de menos penaltis). 


Sem surpresa com uma desvantagem de 19 penaltis em relação ao FCP e 11 em relação ao Sporting, neste período, o máximo que o Benfica poderia ambicionar seria o 3º lugar. A arbitragem Portuguesa criou condições para que seja impossível ao Benfica obter sucesso neste período.


Aqui esta o quadro resumo das últimas 3 épocas na Liga Portuguesa, com as 12 equipas que participaram em todas estas 3 edições, ordenadas pelo nº de penaltis que usufruiram neste período. 


Vendo este quadro resumo, cai por terra o argumento que, o Benfica usufrui de poucos penaltis porque ataca pouco. Sem penaltis nenhuma equipa em Portugal conseguiu marcar mais golos do que o Benfica! O Benfica teve neste período rendimentos desportivos desatrosos, mas alguém estaria a espera de ver as 3 equipas com menos penaltis na Liga a ter sucesso desportivo neste período em análise (Benfica, Portimonense e Boavista). Nestas condições chegarem a se apurar para as competições Europeias, seria sempre um feito desportivo extraordinário, Fontelas Gomes sabe perfeitamente isso. Sabe que sem penaltis assinalados a seu favor nenhuma equipa terá confiança suficiente para obter sucesso desportivo. O Sporting desta temporada que ainda continua sem usufruir de nenhum penalti é o exemplo mais recente do efeito negativo que tem nas equipas a impossibilidade de serem assinalados penaltis a favor da equipa, todos os adeptos de futebol sabem que o estado anímico dos jogadores do Sporting estaria neste momente bastante diferente se o penalti que iria usufruir em Braga não tivesse sido revertido. Seguramente com esse penalti, a moral da equipa seria completamente diferente.

Como justifica Fontelas Gomes os 8 penaltis a favor do Benfica em 60 golos marcados na Europa e apenas 10 penaltis em 171 golos na Liga Portuguesa (171 é mais do triplo dos 60 marcados na Europa, seguramente pelo peso das camisolas do Bayern Munique, Barcelona, Liverpool, PSG, Juventus, Ajax, PSV, etc, em teoria será mais dificil serem penalizados com penaltis do que os adversários que o Benfica enfrenta na Liga Portuguesa, mas na realidade os árbitros portugueses demonstram mais dificuldades em ver infrações na área sofridas pelos avançados do Benfica do que os árbitros Europeus).

O Benfica que nos jogos Europeus, jogando contra Bayern Munique, Barcelona, Liverpool, PSG, Juventus, Ajax, PSV, etc, conseguiu 8 penaltis em 31 jogos com 60 golos marcados, ou seja, usufruiu de 1 penalti a cada 8 golos marcados. 1 penalti a cada 8 golos marcados é uma média bastante aceitável, é muito raro encontrarmos uma equipa com quase 200 golos marcados, cuja média de penaltis por golo esteja muito longe desta média, como aconteceu com o Benfica, nestas últimas 3 édiçoes da Liga Portuguesa, em que apenas é assinalado 1 penalti a favor do Benfica por cada 17 golos que marca. A média na Liga Portuguesa neste período também foi de 1 penalti a cada 8 golos marcados, mas incompreensivelmente, encontramos apenas 2 clubes que demoraram mais do que a média para obter 1 penalti, que foi o Boavista, que usufruiu de 1 penalti a cada 10 golos marcados e o Benfica que usufruiu de 1 penalti a cada 17 golos marcados nas últimas 3 épocas. Já o FCP no mesmo período usufruiu de 1 penalti a cada 6 golos marcados, melhor do que a média dos 12 clubes que participaram nas 3 últimas edições da Liga Portuguesa. O quadro resumo dos penaltis das últimas 3 épocas, denuncia esta Liga da VARgonha, denuncia o atual Conselho de Arbitragem, basta olhar para os nºs que qualquer um percebe que não existe equidade arbitral em Portugal. Como se chegou a estes nºs?

Mais um exemplo que os árbitros Portugueses são imcompetentes em analisar faltas cometidas na área!

Sem comentários: