terça-feira, 5 de julho de 2022

Morato VS David Carmo

Dizem nos programas desportivos, que o Braga quer o Morato para substituir o David Carmo que vai ser vendido por 22 M€. Esta gente não se enxerga! Então ias vender o passe de um atleta de 23 anos e ainda conseguerias comprar outro de 21 anos com muito mais potencial a um preço mais acessível! 

Diz a comunicação social que o António Salvador pretende contratar o Morato ao Benfica, isto só pode ser uma brincadeira ou uma tentativa desesperada de desvalorizar um jovem defesa central bastante promisor. Se o objetivo é desvalorizar os jogadores Benfiquistas, mais valia dizer que o Braga está em vias de contratar o Gonçalo Ramos, ou mesmo o Yaremchuk ou Rafa. Deixem-se de palhaçadas! O Roger Schmidt não vai prescindir do Morato, este só sairá se for o caso de algum dirigente querer fazer um valor significativo de dinheiro, não será por razões desportivas, pois já demonstrou ter aquilo que é necessário para ser um atleta de elite (o Benfica fez uma boa LC e ele participou em 5 jogos Europeus).

David Carmo nascido em 1999 e que no dia 19 deste mês fará 23 anos, é um promissor defesa, já com 57 jogos realizados pela equipa principal do Braga durante 3 épocas, que o António Salvador só está disponível para transacionar por 22 M€, agora imaginem se este atleta tivesse menos 2 anos como é o caso do Morato e logo na sua primeira temporada já tivesse conseguido jogar 29 partidas (o David Carmo em 2021/22 fez 17 jogos menos 12 do que o Morato, que teve que lidar com a concorrência dos consagrados Vertonghen e Otamendi no plantel). Ainda no Domingo, na primeira aparição pública do Benfica 2022/23, todos os que estiveram no Estádio da Luz, confirmam em direto que entre todos os 28 jogadores que estiveram a disposição do treinador, o Morato nascido em 2001, é neste momento destacadmente o melhor central. É verdade que ainda vão regressar das férias os consagrados Vertonghen e Otamendi, mas estamos a falar de jogadores de 34 anos (com um ano mais, o Morato tem plenas condições para conseguir fazer mais de que no ano passado) e também o Lucas Veríssimo quando regressar de lesão será um valor seguro, mas até lá, o Morato tem todas as condições para assegurar um lugar no onze titular, sendo o mais rápido e o que melhor pode contribuir num equipa que quer ser essencialmente de ataque organizado e pressing alto constante.

Mas como o António Salvador terá dinheiro para contratar um jogador do nível que o Morato já apresenta aos 21 anos, completados no dia 30/06/2022 (29 jogos na equipa principal do Benfica)? 

Dos 16 jogos que o Morato fez na Liga Portuguesa, o Benfica conseguiu vencer 13 jogos, teve 2 empates e apenas 1 derrota. Estamos a falar do ano de estreia de um jovem central de 20 anos no Benfica. Se o Benfica não obteve titulos a responsablidade não pode ser assacada ao jovem Morato.

Aqui estão os dados comparativos das jovens carreiras destes 2 defesas centrais (21 jogos a mais em 2 anos é o que os separa). O Morato marcou 5 golos em 77 jogos como sénior e o David Carmo já marcou 3 golos em 98 jogos como sénior.


O Morato tem qualidade para uma equipa de Liga dos Campeões ou deve ser vendido?

Qual é mesmo o valor justo para se alienar o passe do Morato? Seria seguramente um valor superior ao do David Carmo, aos 20 anos o David Carmo não demonstrou o que o Morato demontrou em 2021/22. 

4 comentários:

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

E o Morato NUNCA teve qualquer lesão gravissima, assim como NUNCA precisou de jogar infiltrado...

Morato tem de melhorar uma coisa : Agessividade, no bom sentido. Fazia-lhe bem ter o Mozer no Benfica...
E saber que os jogos têm 90 minutos, só terminam quando o árbitro apita.

dezazucr disse...

É jovem, ainda está a ganhar experiência. Gosto de Morato. Tem algumas falhas exactamente por ser jovem, podem ser limadas. Do meu ponto de vista foi um bom ano de estreia. Para manter.
Salvador para além de dificultar as coisas quando o Benfica quer comprar um jogador seu, vendendo prata ao preço de diamante, ainda vem querer dar trotes querendo comprar ouro ao preço de chumbo.

Anónimo disse...

O david carmo vai continuar a jogar injectado agora com os chas do dr da mula ruça.

AK 47 disse...

O Morato não pode ser vendido. É o melhor Defesa Central Disponível, e o mais promissor. Vender o Morato é um acto gestão danosa