sábado, 29 de janeiro de 2022

Na Liga da VARgonha

Depois de nomearem para as meias finais, o Fábio Veríssimo, que assinalou o penalti desfavorável ao Benfica e o António Nobre, que assinalou o penalti favorável ao Sporting, como é usual na Liga Fontelas Gomes, Manuel Mota foi nomeado para o maior jogo da sua carreira, um derby, a final da Taça da Liga. É o primeiro jogo entre 2 dos 3 grandes de Portugal que vai dirigir, ele que já apita jogos da 1ª Liga há 11 temporadas (desde 2011/12), apitou o Benfica por 21 vezes em que assinalou 4 penaltis favoráveis e 1 desfavorável ao Benfica, apitou o Sporting por 11 vezes em que assinalou 4 penaltis favoráveis e nenhum desfavorável ao Sporting durante a sua carreira.

Depois de na temporada passada o Benfica ter sido o último clube da Liga Fontelas Gomes a ter 1 penalti assinalado a seu favor, tudo apontava para que o mesmo acontecesse nesta temporada quando na 12ª jornada as únicas 2 equipas que ainda não tinham usufruído de nenhum penalti nesta temporada, o Belenenses e o Benfica se defrontaram, o arbitro desse encontrou em que se disputou apenas 45 minutos e terminou 7-0 para o Benfica, foi o Manuel Mota. Quando estava 5-0 finalmente, um arbitro da Liga Fontelas Gomes viu/assinalou 1 penalti favorável ao Benfica, deixou assim o difícil fardo de ser a ultima equipa da Liga em penaltis para o Belenenses (pior ataque da Liga), livrando-se assim a Liga, da vergonha pública de constatarmos todos que, a única equipa sem nenhum penalti era o melhor ataque da Liga (o Benfica). Qual será o clube a usufruir do seu 5º penalti assinalado pelo Manuel Mota?

Em virtude desta excelente ajuda a causa da Liga da VARgonha, finalmente o Manuel Mota, teve a sua maior recompensa de sempre ao ser nomeado pelo Fontelas Gomes para o seu 1º Derby e logo numa final, com um titulo em disputa. É uma autêntica vergonha o que se passa na Liga Portuguesa, sem a "corajosa" atitude do Manuel Mota, assinalando esse penalti num jogo que já estava 5-0, o Benfica continuaria a ser a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor em 2 épocas, entre todas as 100 equipas que disputaram as 2 últimas épocas nas 6 principais Ligas de futebol da Europa. No campeonato é evidente que, ao se proibir os árbitros de assinalarem penaltis a favor do Benfica, conseguiu-se conceder ao FCP e Sporting uma vantagem de 14 e 13 penaltis respetivamente em relação ao Benfica nas ultimas 2 épocas. Ter 14 e 13 penaltis de desvantagem em 53 jogos é uma brutal diferença, impossível de se anular para qualquer equipa no mundo, nem o Bayer Munique consegueria só por si marcar golos o suficiente para anular 14 e 13 golos de desvantagem para os seus rivais, somente com os penaltis que são assinalados na Liga da VARgonha.

Aqui está a Listagem dos 100 clubes que participaram nas últimas 2 épocas nas 6 principais Ligas de Futebol na Europa, ordenada pelo número de penaltis assinalados a seu favor.

É inacreditável como uma equipa com 121 golos marcados pode estar no fundo do quadro de penaltis, entre os 100 clubes que participaram nas últimas 2 épocas, nas 6 principais Ligas da Europa. O Futebol é o mesmo jogo de pontapé na bola, que é igual em toda a parte do mundo, em condições arbitrais normais, as equipas que mais atacam, mais golos marcam e também mais penaltis obrigam os seus adversários a cometer. É por isso que, quando analisamos os dados estatísticos agregados das últimas 2 épocas, constatamos que em média todas as 100 equipas que disputaram as 6 principais Ligas da Europa, usufruíram de 1 penalti a cada 9,2 golos marcados. Estamos a falar em agregar 6 dezenas de jogos, logo temos uma amostra já significativa para começarmos a retirar conclusões estatisticamente, obviamente podemos encontrar pequenas variações, ou seja, algumas equipas sortudas que em média demoram apenas 7 ou 8 golos para usufruírem de 1 penalti e outras menos afortunadas com a arbitragem, que demorem 12 ou 13 golos em média para usufruírem de 1 penalti. Agora equipas que demorem em média mais de 14 golos para usufruir de 1 penalti já são casos raros que devem ser objeto de análise cuidada, felizmente só temos o Monpellier com 1 penalti a cada 16,2 golos marcados, o Hoffenhein com 1 penalti a cada 15,6 golos marcado, o Spezia com 1 penalti a cada 15,2 golos marcados, o Wolfsburgo com 1 penalti a cada 16,0 golos marcados, o Bordeux com 1 penalti a cada 15,2 golos marcados, o Elche com 1 penalti a cada 14,3 golos marcados, o Rennes com 1 penalti a cada 23,3 golos marcados, o Boavista com 1 penalti a cada 15,0 golos marcados, o Benfica com 1 penalti a cada 30,3 golos marcados e o Burley com 1 penalti a cada 16,3 golos marcados. O que nunca acontece como se comprova consultando o quadro que se seque, é encontrarmos equipas, que em média demorem mais de 30 para poder usufruir de 1 penalti, como está a acontecer atualmente com o Benfica.


O Fontelas Gomes já perguntou ao seu quadro de árbitros, porque razão encontramos o Benfica no fundo desta tabela? 
Alguém acredita, que existem realmente condições arbitrais para o Monpellier, o Hoffenhein, o Spezia , o Wolfsburgo, o Bordeux , o Elche, o Rennes, o Boavista, o Benfica e o Burley poderem sonhar com as posições cimeiras da tabela classificativa! É obvio que estes são os clubes que aos olhos dos responsáveis do conselho de Arbitragem apenas devem lutar para não descer de divisão.


Sem comentários: