sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Dados estatísticos comprovam influência arbitral na Liga Portuguesa

Quando agregamos uma pequena amostra de 10 jogos, as conclusões com base nos dados estatísticos não serão tão relevantes/fiáveis, como a que se pode obter alargando o nosso universo de estudo para 100 jogos, ou para os 436 jornadas realizadas por cada clube nas últimas 14 épocas.

Assim, temos que nestes últimos 436 jogos para o campeonato a seguinte ordem por golos:

  1. O Benfica marcou 1013 golos
  2. O F. C. Porto marcou 964 golos (menos 49 golos que o Benfica)
  3. O Sporting marcou 762 golos (menos 251 golos que o Benfica)
  4. O Braga marcou 726 golos (menos 287 golos que o Benfica e menos 36 golos que o Sporting)
Em condições arbitrais normais, ao se ordenar por penaltis, manter-se-ia a mesma ordem e proporção.
Pois, todos os adeptos de futebol sabem que os penaltis tendem a ter, uma correlação positiva com a quantidade de golos que são marcados. Por isso, podemos afirmar convictamente que, nas últimas 14 equipas, nenhuma outra equipa portuguesa usufruiu de mais penaltis, nem marcou mais golos que os 3 grandes clubes portugueses. Mesmo empiricamente se sabe, que nenhum outro clube teve mais penaltis.

Qual equipa Portuguesa, que teve mais penaltis do que o FCP, Sporting e Benfica em 436 jogos? 

Haver 49 golos de diferença entre os 2 melhores ataques da Liga nas últimas 14 épocas, é muito significativo, pois, se o FCP não tem usufruído de 128 penaltis e o Benfica de apenas 104, estaríamos em presença de 73 golos marcados de diferença, que já é uma notável diferença no rendimento desportivo não dependente da decisão do arbitro em assinalar penalti ou não. Se não se nota nos registos oficiais da competição, uma diferença de 73 golos entre o Benfica e o FCP, isso se deve a Influência Arbitral existente, através do qual se concedeu ao F. C. Porto a oportunidade de marcar mais 24 golos que o Benfica (128-104=24). Atualmente estamos a viver o período de maior viciação arbitral, só nas últimas 2 épocas (52 jogos), o FCP leva uma vantagem de 14 penaltis em relação ao Benfica! Não faz sentido em 436 jogos, a equipa que mais ataca, mais golos marca, não ser também a que obrigou os adversários a cometer mais infrações na sua área defensiva. É um sinal evidente de viciação arbitral, quando vemos que, a equipa que conseguiu marcar mais 49 golos que o seu rival, ainda usufruiu de menos 24 penaltis que esse seu rival. Inacreditável, isto só na "Liga Fontelas Gomes"!

Quando vemos que o Sporting conseguiu marcar mais 36 golos que o Braga, a primeira vista, não ficaríamos surpreendidos se constatasse-mos que, foram assinalados mais penaltis para a equipa que mais atacou e consequentemente mais golos marcou. O que nos deixa com a pulga atrás da orelha, é que, nestas últimas 14 épocas, o Sporting usufruiu de 115 penaltis e o Braga usufruiu de apenas 75 penaltis, assim sendo, só a arbitragem garantiu, que o Sporting teria todas as condições para marcar mais 40 golos que o Braga (115-75=40). Ou seja, nestas 14 épocas, os 36 golos que o ataque do Sporting apresenta a mais que o Braga, é uma força extra que advêm exclusivamente da Influência Arbitral (dos 40 penaltis que usufruiu a mais). Pergunto ao Fontelas Gomes, caso o Sporting tivesse o mesmo nº de penaltis do Braga, qual dos 2 clubes teria neste momento mais golos marcados no acumulado das últimas 14 épocas (em 436 jogos, a diferença no rendimento não pode ser só penaltis)?

Temos registados todos os penaltis favoráveis e desfavoráveis assinalados aos 4 candidatos ao titulo em Portugal ao longo das últimas 14 épocas. Os dados estatísticos acumulados ao longo dessas 436 jornadas deixam evidente, que o FCP foi de longe, a equipa que usufruiu de melhores condições arbitrais, com um saldo favorável de 93 penaltis, seguido do Sporting com um saldo favorável de 65 penaltis, segue-se o Benfica com um saldo favorável de 63 penaltis e o Braga com um saldo favorável de apenas 11 penaltis (no geral o Benfica apresenta um saldo favorável de 687 golos, o FCP de 683 golos e o Sporting de 396 golos). Sem esta brutal diferença de 31 penaltis entre o FCP e o Benfica, em vez da atual vantagem oficial de 4 golos do Benfica em relação ao FCP, o saldo favorável de golos do Benfica seria superior ao do FCP em 35 golos (2 equipas com uma diferença de 35 golos não são equipas com rendimentos desportivos semelhantes, como oficialmente aparentam ser, ao apresentar apenas 4 golos de diferença entre elas, tendo conquistado ambas as equipas os mesmos 6 campeonatos). Em média, cada um dos 4 candidatos, usufruiu de um saldo favorável de 58 penaltis, o FCP é quem usufrui penaltis muito acima do que é a média dos candidatos em Portugal, cabe as autoridades investigar do porque de termos chegado a tamanha diferença arbitral em 436 jogos. 
Aqui está o gráfico com a evolução do saldo de penaltis dos candidatos nas últimas 14 épocas.


1 comentário:

Mark Trencher disse...

Uma vez mais os meus parabéns pelo excelente trabalho, Influência Arbitral. Tomara que quem "manda" no Benfica gostasse apenas uma fracção daquilo que mostra neste blog.