Para utilizarmos dados estatísticos, para retirar conclusões sobre a interferência arbitral, necessitamos de utilizar uma amostra de um nº significativo de jogos, pois com 10 jogos, mesmo em condições arbitrais normais podem ocorrer 3 penaltis de diferença entre 2 equipas com rendimentos semelhantes, o que nunca acontece é em 100 jogos, chegarmos a uma diferença de 30 penaltis entre equipas com nº de golos marcados equivalentes. Só chegaremos a tamanha diferença, numa Liga com evidente influência arbitral, tal qual comprovadamente temos vindo a confirmar que ocorre na "Liga Fontelas Gomes".
O Rendimento desportivo é facilmente mensurável através dos pontos que as equipas conquistam, dos golos que marcam ou sofrem, em 50 jogos equipas com qualidades equivalentes, apresentam um saldo de golos muito semelhantes também. É certo que pode sempre existir algum efeito da influência arbitral a influenciar o rendimento desportivo, a diferenciar a quantidade de golos que as equipas marcam em 50 jogos do campeonato, pois invariavelmente as equipas que usufruem de mais de 10 penaltis em relação aos seus rivais, tendem a aproveitar esse facto para conseguir marcar mais golos, que esse seu rival. No agregado das últimas 2 épocas, facilmente identificamos no TOP 30 dos melhores ataques das 6 principais Ligas, as 20 equipas que se apuraram para a Liga dos Campeões nessas 6 Ligas (no quadro estão à negrito essas 5 Inglesas, 4 italianas, 3 Espanholas, 3 Alemãs, 3 Portuguesas e 2 Francesas) e detetamos que estes clubes do TOP 30, em média marcaram 105 golos e usufruíram de 12 penaltis assinalados a seu favor e sofreram 8 penaltis desfavoráveis (salta a vista que os 3 grandes portugueses sofreram todos, menos penaltis do que a média dos seus pares europeus, sendo que contra o Sporting foram assinalados nas últimas 2 épocas apenas 2 penaltis desfavoráveis, tamanha sorte arbitral apenas o PSG e o Bayern Munique tiveram).
Vemos também que o FCP com 17 penaltis favoráveis e o Sporting com 13 penaltis favoráveis, usufruíram de condições arbitrais melhores do que a média destes 30 melhores ataques, em contraste o Benfica é o clube com menos penaltis entre todos os que disputaram estas 6 melhores Ligas de futebol da Europa, então quando se compara as condições arbitrais com que forçaram o Benfica a jogar nas últimas 2 épocas com o que é expetável acontecer com os 30 melhores da Europa, todos confirmamos que algo não está bem com a arbitragem em Portugal. A equipa com menos penaltis da Liga, ser também a que obriga os adversários a cometer menos faltas para amarelo, a que tem mais golos marcados anulados pelo VAR, ser a que tem menos golos sofridos anulados pelo VAR, ser a única que não tem nenhum penalti assinalado pelo VAR desde que existe esta ferramenta. Quando chegamos a estes dados estatísticos, só resta perguntar quando se vai pedir a queda do atual Conselho de Arbitragem. Exige-se uma mudança, os números não enganam, há que mudar!
Uma imagem vale mais que mil palavras, por isso aqui está o quadro com o TOP30 dos melhores ataques das 6 principais Ligas de futebol da Europa no acumulado das últimas 2 épocas.
Ao vermos que, em média os 30 melhores ataques usufruíram de 12 penaltis assinalados a seu favor, fica evidente que existe viciação arbitral na Liga Portuguesa, ao não se assinalar os penaltis a favor do Benfica que foram acontecendo. Os apenas 3 penaltis para o Benfica é uma vergonha!
A Liga Fontelas Gomes é uma autentica vergonha, na época passada não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica antes do clube ficar matematicamente impossibilitado de se sagrar campeão e nesta época 2021/22 também, o único penalti assinalado a favor do Benfica, foi assinalado num jogo que já estava 5-0 (aliás, se a Liga resolver repetir o Belenenses-Benfica, o Benfica será por 2 épocas seguidas a equipa portuguesa com menos penaltis assinalados a seu favor), uma vez que neste momento, além do Belenenses, o pior ataque da Liga com 7 golos marcados, todas as outras equipas já usufruíram de penaltis a seu favor. Inacreditavelmente só não acontecem penaltis na Liga Portuguesa favoráveis a equipa que mais ataca/marca golos em Portugal! A Liga Fontelas Gomes conseguiu um feito histórico, pela 1º vez, o 116º e último no Ranking de Penaltis, entre todas as 116 equipas que disputaram as 6 principais Ligas da Europa, mesmo nestas condições arbitrais adversas conseguiu se apurar para a Champions.
Lances para penalti não faltaram, como se pode ver nas imagens seguintes destas 2 últimas épocas:
Sem comentários:
Enviar um comentário