terça-feira, 21 de setembro de 2021

De penalti em penalti, se conquista os pontos que permitem os melhores lugares na classificação

Quando aqui tínhamos feito a previsão que, depois de em 2020/21 ter tido uma desvantagem de 14 e 10 penaltis em relação ao FCP e Sporting, o Benfica iria novamente ser o último dos grandes a poder usufruir de um penalti favorável em 2021/22, não era porque somos bruxos, é só conhecer a tendência arbitral, que qualquer um saberia que seria assim! Nada novo na Liga Fontelas Gomes!

Nesta 6ª jornada com o jogo empatado, o Sporting beneficia do penalti que lhe permite marcar o único golo no jogo contra o Estoril (ultrapassando-o assim na tabela classificativa), também o F. C. Porto beneficia do penalti que lhe permite abrir o marcador, conquistando os 3 pontos em jogo nesta jornada. Só faltou o Benfica também beneficiar de um penalti para os 3 grandes conseguirem desempatar os seus jogos da 6ª jornada com recurso a uma grande penalidade. As jornadas vão-se passando e tal como aconteceu na temporada passada, em que o único clube a favor do qual não era assinalado nenhum penalti favorável, tudo se conjuga para o Benfica voltar a ser, o último clube português a usufruir de 1 penalti assinalado a seu favor e o 116º e último entre os 116 clubes que disputam as 6 principais Ligas da Europa. Já o FCP que na época passada se sagrou vice-campeão Europeu, ao usufruir de 16 penaltis assinalados a seu favor, em média beneficiou de 1 penalti por cada 4 golos marcados (com mais de que 16 penaltis, só mesmo o Milão, que assim finalmente atingiu a LC)!

Será que o Benfica será novamente o último no ranking de penaltis em Portugal? Isto apesar de se saber que em média, ocorre 1 penalti a cada 7 golos marcados e é o Benfica quem lidera a tabela com 16 golos marcados. Sem o efeito dos penaltis, o Benfica tem sido claramente o melhor ataque da Liga nos últimos anos (nos últimos 14 anos marcou mais 49 golos que o FCP, mesmo tendo sido assinalados mais 24 penaltis favoráveis ao FCP do que ao Benfica).

Segue-se o quadro onde podemos confirmar que 13 clubes já beneficiaram de penaltis nesta Liga 2021/22, apenas o Benfica, Boavista, Braga, Gil Vicente e o lanterna vermelha Belenenses ainda não usufruíram de nenhum penalti nas 6 jornadas já decorridas. 




Na Liga Portuguesa esta situação de ocorrerem muito penaltis a beneficiar os mesmos, não é algo novo. Os penaltis em condições arbitrais normais tendem a acontecer consoante a capacidade ofensiva das equipas, dai ser uma completa anormalidade estatística, o que aconteceu ao Benfica na época passada.

Belenenses SAD ao marcar poucos golos não surpreende muito, que não tenha conseguido obrigar os adversários a cometer nenhuma infração na área, agora quando ao facto de o Benfica, com um dos ataques mais concretizadores da Liga (claramente o melhor da Liga nas últimas 14 épocas, com 979 golos marcados, seguido do FCP com 930 golos marcados e do Sporting com 738 golos marcados), em condições arbitrais normais é inexplicável, como não consegue usufruir de nenhum penalti assinalado a seu favor na Liga Portuguesa! Nas últimas 7 épocas (período da liderança do Fontelas Gomes), a equipa portuguesa que usufruiu de melhores condições arbitrais continuou sendo o FCP (jogou com um saldo favorável de 45 penaltis), o 2º com melhores condições passou a ser Sporting (jogou com um saldo favorável de 41 penaltis) e por fim aparece o Benfica, que é claramente aquele que compete em piores condições arbitrais (jogou com um saldo favorável de 29 penaltis), ou seja, teve menos 16 penaltis do que o FCP nas últimas 7 épocas (15 deles só nas últimas 2 épocas, quem tem sido verdadeiramente desastrosas arbitralmente para o interesse desportivo do Benfica). 

E quando vemos os momentos em que são assinalados os penaltis nas últimas 14 épocas, constatamos que com o jogo empatado foram assinalados 61 penaltis favoráveis ao FCP, 43 favoráveis ao Sporting e 41 favoráveis ao Benfica. É evidente que o Benfica tem muito menos probabilidades de obter sucesso desportivo do que o FCP, pois os golos mais difíceis de obter são nestes momentos em que os jogos se encontravam ainda em igualdade no marcador.

Os penaltis são utilizados em Portugal para colocar os clubes que o sistema arbitral quer proteger nas melhores posições da tabela classificativa. Analisando as últimas 14 épocas, é óbvio que o F. C. Porto é de longe, o clube em Portugal que usufruiu mais dos penaltis (Saldo favorável de 95 penaltis), é claramente a equipa que beneficiou de mais penaltis assinalados a seu favor (127) e o que menos vezes foi penalizado com penaltis desfavoráveis (32). Já o Benfica e o Sporting no acumulado destas últimas 14 épocas, apresentam o mesmo saldo favorável 63 penaltis, ou seja, o FCP leva uma vantagem de 32 penaltis em relação aos seus rivais nas últimas 14 épocas. Verificarmos 32 penaltis de diferença, entre FCP e Benfica, é uma barbaridade por serem as 2 equipas que apresentaram nestas últimas 14 épocas, o rendimento desportivo mais semelhante (6 campeonatos conquistados por cada uma das equipas), com um acumulado de pontos conquistados muito semelhante, conquistando em média aproximadamente 80% dos pontos disputados nesse período. Inacreditavelmente constata-se que, apenas com as decisões arbitrais de assinalar penaltis ou não, o sector da arbitragem garantiu neste período analisado, que apenas diretamente dos penaltis, ao FCP foi concedido a oportunidade de conquistar mais 53 pontos que o Benfica, uma vez que, com o jogo empatado foram assinalados mais 20 penaltis favoráveis ao FCP do que ao Benfica (estão aqui 40 pontos de diferença), além de mais 2 penaltis que permitiam o golo de empate (estão aqui 2 pontos de diferença) e com o jogo empatado foram ainda assinalados 20 penaltis desfavoráveis ao Benfica e apenas 9 desfavoráveis ao FCP (estão aqui 11 pontos de diferença). Porque não se verifica um maior equilíbrio arbitral entre estas 2 equipas que tem vindo a lutar pela liderança no futebol português em vez de 32 penaltis de diferença? É inaceitável uma das equipas ter a oportunidade de conquistar mais 53 pontos que o seu principal rival, somente com os penaltis que foram assinalados na competição. É incompreensível que os responsáveis da arbitragem não consigam ver que algo está muito mal na Liga Portuguesa, que não existe equidade arbitral! A arbitragem Portuguesa, com os penaltis criou 53 pontos de diferença entre os 2 principais candidatos ao titulo nas últimas 14 épocas (entre o FCP e o Benfica)! Aqui esta o quadro com o acumulado do saldo de penaltis nas últimas 14 épocas.

Quando vemos a evolução do saldo de penaltis nas últimas 14 épocas, facilmente compreendemos, qual é o clube protegido pelo sistema arbitral dominante em Portugal e o efeito arbitral na Liga Portuguesa.

12 comentários:

Allstareagle disse...

Bom dia,

Mais uma vez um excelente artigo sobre a importância das Grandes Penalidades, sobretudo na Liga Portuguesa diria eu.

No entanto, e penso que sem prejudicar as conclusões, verifico que no gráfico que apresenta grandes penalidades acumuladas (talvez por algum erro na folha de cálculo que presumo esteja na base) existem anos em que esse valor diminui o que se mostra uma impossibilidade considerando que estamos perante acumulados. Por exemplo, apesar do SL Benfica ter tido 2 Grandes penalidades assinaladas a favor na época passada o número de acumulados diminuiu.

Espero ter ajudado, e mais uma vez os meus PARABÉNS pelo trabalho de recolha de dados e apresentação de conclusões sobre as inclinações da nossa Liga.

Mai

Luis disse...

ontem um penalty a favor do Sporting inexistente ,o Guarda redes do Estoril estava fora da area quando tenta a interceção e o Paulinho atira-sse para dentro da area .

Anónimo disse...

Por vezes o penalty resulta da rapidez com que um futebolista se faz à bola. Quando o adversário tenta pontapear a bola o primeiro já lá tem o pé e daí o toque do segundo passa a ser no pé e não na bola. Penso ser um assunto que os treinadores devem observar.

Influência Arbitral disse...

Caro allstareagle,

O gráfico do acumulado do saldo de penalti diminui nos anos em que o saldo de penaltis é negativo, como foi o caso do Benfica na época passada (2020/21), em que teve 2 penaltis favoráveis e sofreu 4 penaltis desfavoráveis, dai o saldo acumulado de penaltis que trazia positivos de 65 penaltis ter decrescido para 63 penaltis.

Realmente não é normal, uma equipa candidata ao título, terminar a temporada com mais faltas assinaladas na sua área do que na área do seu adversário. Em condições arbitrais, isso não acontece, só o Fontelas Gomes pode explicar porque o Benfica é a equipa que usufruiu de menos penaltis, mesmo sendo claramente a equipa que mais ataca em Portugal (melhor ataque da Liga com 16 golos nestas 6 jornadas).

Anónimo disse...

Eu pensava que ia falar da estatística dos penaltys perdoados ao Benfica. Um com o Santa Clara e ontem um do Otamendi contra o Boavista. Esses não contam ou desvirtuam esta narrativa?

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 09:19, de facto seria ainda mais interessante ver a questão dos penaltis perdoados....aos 4 clubes e não só ao Benfica.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do anónimo das 09:19.

Mas quanto a isto a autor do blogue não fala. Como não fala dos minutos em superioridade numérica. Porque será?

Anónimo disse...

Saldo de penalties
SCP FCP SLB
104 penalties 113 penalties 84 penalties
97 penalties 101 penalties 86 penalties
95 penalties 89 penalties 80 penalties
82 penalties 84 penalties 77 penalties
82 penalties 79 penalties 67 penalties
73 penalties 73 penalties 61 penalties
67 penalties 69 penalties 55 penalties
63 penalties 63 penalties 52 penalties
56 penalties 54 penalties 47 penalties
57 penalties 43 penalties 37 penalties
52 penalties 37 penalties 33 penalties
47 penalties 32 penalties 32 penalties
44 penalties 26 penalties 22 penalties
45 penalties 18 penalties 21 penalties
36 penalties 17 penalties 19 penalties
34 penalties 13 penalties 14 penalties
29 penalties 10 penalties 10 penalties
27 penalties 10 penalties 8 penalties
19 penalties 7 penalties 6 penalties
12 penalties 1 penalties -1 penalties

Anónimo disse...

Sldo de golos acumulados
SCP FCP SLB
575 golos 913 golos 864 golos
530 golos 868 golos 822 golos
515 golos 816 golos 777 golos
476 golos 762 golos 705 golos
437 golos 698 golos 647 golos
405 golos 646 golos 593 golos
347 golos 609 golos 527 golos
309 golos 548 golos 457 golos
275 golos 516 golos 417 golos
275 golos 460 golos 360 golos
254 golos 410 golos 321 golos
244 golos 353 golos 291 golos
228 golos 309 golos 233 golos
203 golos 266 golos 211 golos
185 golos 219 golos 187 golos
146 golos 174 golos 152 golos
120 golos 136 golos 130 golos
90 golos 123 golos 110 golos
63 golos 79 golos 76 golos
49 golos 32 golos 29 golos

Anónimo disse...

Saldo de golos / Saldo de penalties (valores acumulados)
SCP FCP SLB
20/21 5,529 8,080 10,286
19/20 5,464 8,594 9,558
18/19 5,421 9,169 9,713
17/18 5,805 9,071 9,156
16/17 5,329 8,835 9,657
15/16 5,548 8,849 9,721
14/15 5,179 8,826 9,582
13/14 4,905 8,698 8,788
12/13 4,911 9,556 8,872
11/12 4,825 10,698 9,730
10/11 4,885 11,081 9,727
09/10 5,191 11,031 9,094
08/09 5,182 11,885 10,591
07/08 4,511 14,778 10,048
06/07 5,139 12,882 9,842
05/06 4,294 13,385 10,857
04/05 4,138 13,600 13,000
03/04 3,333 12,300 13,750
02/03 3,316 11,286 12,667
01/02 4,083 32,000 -29,000

Anónimo disse...

O Sporting desde 01/02 e até ao final de 20/21 tem um penalty em cada 5 golos. O Porto um penalty em cada 8 golos. O Benfica tem 1 penalty em cada 10 golos.

Parece claro que a haver um "beneficiado" é o Sporting. Se O Benfica tivesse a relação do Porto teria mais 1 penlty por cada campeonato.

Estranho é que o autor do blogo tão lesto a publicar números sobre penalties não tenha a mesma diligência para fazer estatísticas sobre números de minutos em superioridade numérica. Porque será? Será que é porque os números vão contra as suas ideias preconcebidas?

SMCL disse...

Fontelas está há 6 épocas.
(1ª) 16/17, (2ª) 17/18, (3ª) 18/19, (4ª) 19/20, (5ª) 20/21 e (6ª) 21/22