domingo, 23 de maio de 2021

O efeito das grandes penalidades na Liga Portuguesa 2020/21

Será que o último clube do Ranking Europeu de Penaltis, alguma vez conseguirá ser o campeão em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália ou França?

Terminado o campeonato, é altura de se fazer o balanço geral da temporada, numa época que já é histórica. Pela 1ª vez na história, o C. A. conseguiu fazer do Benfica, o 116º e último no Ranking Europeu de Penaltis. 

Pela 1ª vez, a equipa que mais golos marcou em Portugal (o Benfica marcou 111 golos nesta temporada), acabou sendo a equipa que teve menos penaltis assinalados a seu favor, entre todos os 116 que disputam as 6 principais Ligas na Europa. Incrível! Um clube só consegue marcar muitos golos se atacar muito, e é impossível ser o clube da Europa que sofreu menos faltas na área sendo a equipa que mais ataca na Liga. O FCP com 107 golos marcados, acabou sendo a 2ª equipa Portuguesa que marcou mais golos nesta temporada 2020/21 (usufruindo de 16 penaltis no campeonato), o campeão Sporting marcou 82 golos, usufruindo de 10 penaltis no campeonato. Em Inglaterra, o campeão Manchester City, que usufruiu de 9 penaltis, foi a equipa que mais golos marcou (126 golos), seguido do Tottenham que marcou 120 golos usufruindo de 5 penaltis no campeonato e do Manchester United que marcou 118 golos, usufruindo de 10 penaltis no campeonato. Na Alemanha, o campeão Bayern Munique que usufruiu de 10 penaltis, foi a equipa que mais golos marcou (136 no total da época), seguido do Dortmund que marcou 116 golos usufruindo de 7 penaltis no campeonato e do RB Leipzig que marcou 88 golos, usufruindo de 10 penaltis no campeonato. Em Espanha, o Barcelona que usufruiu de 8 penaltis, foi a equipa que mais golos marcou 122 golos, seguido do Real Madrid que marcou 88 golos, usufruindo de 3 penaltis no campeonato e o campeão Atlético Madrid marcou 77 golos (usufruindo de 7 penaltis no campeonato). Em Itália, a Atalanta que usufruiu de 7 penaltis, foi a equipa que mais golos marcou (111 no total), seguido do Nápoles que marcou 102 golos, usufruindo de 7 penaltis no campeonato e do campeão Inter Milão que marcou 96 golos, usufruindo de 8 penaltis no campeonato. Em França, PSG que usufruiu de 12 penaltis foi a equipa que mais golos marcou (124 golos no total), seguido do Lyon que marcou 91 golos, usufruindo de 11 penaltis e do Mónaco que marcou 86 golos, usufruindo de 15 penaltis. Como se pode comprovar só em Portugal existe uma enorme diferença de penaltis entre os 3 melhores ataques no País.

Aqui está a classificação final na Liga Portuguesa e total de penaltis assinalados nessa competição.


Do total de 108 penaltis assinalados na Liga Portuguesa, constata-se que 15% foram favoráveis ao F. C. Porto (campeão dos penaltis da nossa Liga, é a 9ª vez que acontece nos últimos 13 campeonatos!) e apenas 2% dos penaltis assinalados, foram a favor do Benfica (a equipa com menos penaltis da Liga!). Um candidato ao titulo (Benfica), ser a equipa com menos penaltis entre todas as que disputam as 6 principais Ligas da Europa, não abona muito em relação a equidistância da arbitragem em Portugal.

Durante a competição nesta temporada, o Benfica teve uma desvantagem de 14 penaltis em relação ao FCP e uma desvantagem de 10 penaltis em relação ao Sporting, logo é evidente que não teve uma justa oportunidade de discutir os lugares do topo da classificação com estes 2 rivais. Todos os adeptos sabem que é impossível ultrapassar na tabela um rival que tenha usufruído de tamanha vantagem de penaltis.

Pela 1ª vez, tivemos um campeonato, com uma diferença de 14 penaltis entre o FCP e o Benfica! Em condições arbitrais normais, 14 penaltis de diferença, não acontecem nem entre o 1º e o 10º classificado, quanto mais entre 2 equipas com o mesmo objetivo desportivo.

Pela 1ª vez na história, 2 clubes com 14 penaltis de diferença discutiram diretamente uma mesma posição na tabela, tendo o FCP conquistado o 2º lugar e o Benfica o 3º lugar na tabela classificativa. 

Os adeptos menos atentos as questões arbitrais, ficaram com a sensação que o Benfica 2020/21 teve um péssimo desempenho desportivo, mas se tem observado com atenção para os números gerais, teriam reparado que deduzindo os penaltis, o Benfica apresenta um saldo positivo de 40 golos (de longe o melhor da Liga Portuguesa), algo que em toda a Europa, só 3 equipas conseguiram fazer melhor, o já campeão Bayern Munique (com um saldo de 45 golos), o já campeão Inter Milão (com um saldo de 42 golos) e o PSG que com um saldo de 44 golos esta na luta para conseguir o seu 8º titulo nas últimas 10 épocas. 

Vendo os 20 primeiros classificados pelo saldo de golos sem o efeito dos penaltis, comprova-se que foi a proibição de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, que fizeram desta temporada um completo desastre desportivo (comprova-se que os penaltis fazem mesmo muito diferença para o sucesso desportivo das equipas, mesmo uma equipa que por si só consegue ter um saldo de 40 golos tem muita dificuldade em obter um bom rendimento desportivo se lhe privarem de usufruir de penaltis).


Todas as 8 equipas que, por si só foram capazes de conseguir um saldo positivo de 37 ou mais golos nos seus campeonatos, acabaram usufruindo de 7 ou mais penaltis (7 que é em média o nº de penaltis de um candidato ao titulo). Apenas o Benfica 2020/21, incompreensivelmente só teve direito a 2 penaltis em todo campeonato, mesmo tendo marcado 69 golos (em média ocorre 1 penalti por cada 7 golos marcados). Entre os 116 que disputam as 6 principais Ligas da Europa, apenas encontramos 16 clubes com 69 ou mais golos marcados (o Benfica marcou 69 golos no campeonato) e todos esses outros 15 clubes usufruíram 7 ou mais penaltis favoráveis. Só o C. A. presidido pelo Fontelas Gomes consegue explicar porque razão, o Benfica é o único clube Europeu que apesar de ter conseguido marcar 69 golos, mas não teve direito a 7 ou mais penaltis. 


Sem comentários: