quarta-feira, 14 de abril de 2021

Os sinais de que existe viciação da Liga Portuguesa através dos penaltis são bem evidentes

Esta época deve ser a 1ª vez na história em que o melhor ataque de Portugal, em meados de Abril é a penúltima do ranking de penaltis da Liga Nós e a antepenúltima entre os 116 clubes Europeus. Como todos sabemos, em condições arbitrais normais os penaltis acontecem consoante mais se ataca, normalmente as equipas que mais golos marcam acabam também sendo as que usufruem de mais penaltis. O anormal é uma equipa ofensiva como o Benfica, que é a equipa portuguesa com mais golos marcados esta temporada em todas as competições (com 90 golos marcados em 44 jogos), seguido pelo F. C. Porto, com 88 golos marcados em 45 jogos, segue-se o Braga com 87 golos em 43 jogos e o Sporting com 65 golos marcados em 34 jogos. É mesmo uma anormalidade estatística, a equipa com o melhor ataque em Portugal, ser apenas a 114ª equipa no ranking Europeu de penaltis, sendo o rival F. C. Porto em contraste o 2º clube Europeu que usufruiu de mais penaltis a seu favor (mesmo existindo 14 clubes Europeus que já marcaram no seu campeonato mais do que os 55 golos que o FCP marcou na Liga)! Como o 114º do ranking de penalti pode disputar diretamente um lugar na tabela classificativa com o 2º desse ranking de penalti? Como pode haver 12 penaltis de diferença entre FCP e Benfica em 26 jornadas, clubes que apresentam o mesmo saldo de 31 golos positivos na Liga? Nesta época 2020/21, o FCP esta a ter condições arbitrais bastante mais vantajosas do que os seus 2 rivais lisboetas, então em relação ao Benfica a diferença é tão grande, que nunca nenhuma equipa portuguesa conseguiu anular tamanha diferença completamente na classificação final.

Em média nestas últimas 13 épocas tem sido assinalado 1 penalti favorável aos candidatos ao titulo (FCP, Benfica e Sporting) por cada 7,7 golos marcados, pois estas 3 equipas, marcaram em conjunto 2.550 golos e beneficiaram de 331 penaltis favoráveis. Mas em 2020/21, o Benfica precisou de marcar 48 golos para ter direito a usufruir de 1 único penalti a seu favor.  

Como se pode ver na Liga 2020/21 é mesmo um caso de estudo, o facto de só terem sido assinalado 1 penalti favorável ao Benfica, que com uma desvantagem de 12 penalti tem de lutar taco a taco com o FCP, pelos lugares do topo. Neste momento as duas equipas mesmo estando distanciadas de 12 penaltis, incrivelmente apresentam o mesmo saldo de golos positivo de 31 golos, sendo que sem o efeito dos penaltis favoráveis, o FCP apenas teria um saldo positivo de 18 golos e o Benfica apresentaria um saldo positivo de 30 golos, o mesmo saldo de golos do atual líder Sporting. Ou seja, sem o efeito dos penaltis, o Benfica 2020/21 teria condições para discutir este campeonato, aliás mesmo entre os 116 clubes que disputam as 6 principais Ligas da Europa, apenas existem 6 equipas que apresentam um saldo de golos sem penaltis superior aos 30 golos positivos que a equipa de Jorge Jesus apresenta neste momento. 


Em condições arbitrais normais todas as equipas que lutam pelos lugares de topo usufruem de diversos penaltis, a única exceção é o Benfica 2020/21 de Jorge Jesus, como se pode comprovar vendo a tabela dos 8 primeiros classificados da Liga (quem vê isto, até pensa que o Benfica luta para não descer). 


Estamos a viver o período arbitral mais obscuro da história do futebol português, em que existe a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica. Nunca tinha ocorrido, o Benfica precisar de marcar 48 golos para poder usufruir de 1 penalti, enquanto em contraste o seu rival FCP beneficia de 1 penalti por cada 4 golos marcados. É realmente uma brutal diferença, obviamente que a equipa que beneficia de 1 penalti por cada 48 golos nunca poderá aspirar a ter, o mesmo sucesso desportivo ao alcance duma equipa que usufrui de 1 penalti por cada 4 golos marcados. 1 penalti por cada 4 golos marcados, são realmente condições arbitrais de excelência! No mesmo ritmo de penaltis, o Sporting e o Benfica que já marcaram 48 golos no campeonato, já teriam usufruído de  11 penaltis cada (quantos pontos a mais representariam mais 12 penaltis para o Benfica ou mais 8 penaltis para o Sporting). 

Mesmo aqueles adeptos que acham o efeito dos penaltis completamente irrelevantes, sabem que qualquer dos 2 emblemas de Lisboa, seguramente terminariam numa boa classificação, se terminarem a temporada com o mesmo nº de penaltis do F. C. Porto, ou seja, se nestes 8 jogos finais, o Sporting beneficiasse de 8 penaltis ou o Benfica beneficiasse de 12 penaltis.

Segue-se o quadro resumo com o comparativo dos penaltis que os 3 grandes usufruíram em média nas últimas 13 épocas no campeonato, com o que se está a passar nesta época 2020/21 e também a separação dos números da atual época entre a Liga Portuguesa e todos os jogos das outras competições para além do campeonato.


É evidente que o C.A. ao privar o Benfica de usufruir de penaltis colocou uma equipa que, apresenta um saldo positivo de 30 golos sem o efeito de penaltis, fora da luta pelos lugares do topo da classificação! Este foi o efeito provocado no rendimento desportivo do Benfica por esta ausência de penaltis assinalados a seu favor nesta época 2020/21. Todas as outras 6 equipas Europeias, que apresentam um saldo de golos sem o efeito de penaltis, superior aos 30 golos do Benfica, tem neste momento grandes probabilidades de se sagrarem campeão, quer o Manchester City, quer o Bayern Munique, quer o Inter Milão, quer o Barcelona, quer o PSG ou Lille, com um saldo de golos de 36, 36, 35, 37, 40 e 31 respetivamente. Comprova-se, assim, que o Benfica com um saldo positivo de 30 golos sem o efeito de penaltis, devia estar ainda a disputar o título desta época 2020/21 e não estar neste momento a 9 pontos da liderança, quando já só faltam disputar 8 jornadas. Infelizmente para o Benfica a proibição de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica em 2020/21 terminou demasiado tarde, somente quando faltavam disputar 9 jornadas é que finalmente o Benfica pode ser o 114º clube Europeu a usufruir do seu 1º penalti em 2020/21.


4 comentários:

Carlos disse...

Se tens um pingo de decência, faz as contas também aos jogadores adversários expulsos nos jogos dos grandes e os minutos que jogam contra 10... nos últimos 10 anos.

Miguel disse...

Caro Carlos, isso de jogar contra 10 não conta para as contas que estes escrivas fazem. Eles tem é todos uma dor de cotovelo que só visto, por isso escrevem o que lhes convém..Frustrados é o que são.

Paulo Guimarães disse...

Aquilo que estás a pedir aos outros, porque não apresentas tu esses dados, e demonstras a parcialidade do autor!

troza disse...

Se calhar também podemos ver como a distribuição de amarelos a adversários destas equipas não é igual... E depois o Rúben Amorim enquanto treinador do Sporting explicou a influência disso...