quinta-feira, 8 de abril de 2021

O Benfica escapou de ser o último clube da Europa a usufruir de 1 penalti, mas ainda está nos últimos 5 lugares do ranking de penaltis!

Sim, a 25ª jornada foi histórica, acabou a proibição de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica! O Benfica é o 114º clube a usufruir do seu 1º penalti esta temporada, foi um dos 3 últimos clubes Europeus a usufruir do seu 1º penalti em 2020/21, mas nem tudo são boas notícias, ainda poderá vir a terminar a temporada na última posição no ranking Europeu de penaltis, pois entre os 116 clubes Europeus em competição, só existem 5 clubes que usufruíram de menos de 2 penaltis assinalados a seu favor. É incrível, neste momento em toda a Europa, apenas existem 5 clubes com menos de 2 penaltis, que são, o Benfica, Génova e Boavista com 1 penalti cada e os 2 clubes que tudo indica já estão condenados pelo seu C. A. a descer de divisão, o Nacional da Madeira e o Armínia Bielefeld, que continuam sem nenhum penalti assinalado a seu favor, por isso são o último classificado de Portugal e o penúltimo da Liga Alemã. 

As equipas que usufruem de menos penaltis, são normalmente aquelas que acabam por terminar no fundo da tabela e que apresentam um saldo de golos francamente negativo, como é o caso do Génova (saldo negativo de -10 golos), Boavista (saldo negativo de -11 golos), Nacional da Madeira (saldo negativo de -16 golos), Armínia Bielefeld (saldo negativo de -25 golos). O que não é facilmente explicável, é encontrarmos o Benfica neste lote dos últimos 5 da Europa, mesmo tendo um saldo positivo de 26 golos (marcou 43 golos e sofreu 17), mas foi assim que o atual C. A. achou que, o Benfica teria de competir ombro a ombro, com um F. C. Porto que já usufruiu de 13 vezes mais penaltis em 25 jornadas.

Os Benfiquistas mais pessimistas, sabem que o Benfica mesmo escapando de ser o último clube na Europa, continuará ainda nos últimos 5 lugares no ranking de penaltis, entre os 116 clubes que estão a disputar as 6 principais Ligas de futebol na Europa. Os Benfiquistas otimistas, dizem que é só somar 5 vezes mais penaltis e 13 vezes mais para alcançar os rivais,  Sporting e F. C. Porto! 


Estre quadro seguinte é esclarecedor sobre o efeito que os penaltis tem no rendimento desportivo, os clubes com 0 ou 1 penaltis não tem nenhuma hipótese de ocupar as primeiras posições classificativas.

  Aqui está o quadro resumo dos 7 primeiros classificados das 6 principais Ligas da Europa.

Todos os clubes que estão nas 7 primeiras posições dos seus campeonatos, já usufruíram em média de 7 penaltis favoráveis (o Benfica com apenas 1 penalti é a grande exceção), estes 42 clubes apresentam em média um saldo de golos positivo de 21 golos, sendo que sem o efeito dos penaltis, só por si, tem plantéis que garantiram um saldo positivo de 14 golos mesmo sem o efeito dos penaltis. Como se pode ver pela coluna do SALDO GOLOS DEDUZINDO OS PENALTIS, em toda a Europa só existem 9 clubes com um saldo superior aos 25 golos sem o efeito dos penaltis que o Benfica 2020/21 tem neste momento, que são:

  1. Barcelona, com um saldo positivo de 39 golos (ter Messi ainda é uma grande ajuda)
  2. Manchester City, com um saldo positivo de 37 golos
  3. PSG, com um saldo positivo de 37 golos
  4. Bayern Munique, com um saldo positivo de 36 golos
  5. Inter Milão, com um saldo positivo de 35 golos
  6. Sporting, com um saldo positivo de 30 golos
  7. Lille, com um saldo positivo de 29 golos
  8. Atalanta, com um saldo positivo de 28 golos
  9. Real Madrid, com um saldo positivo de 26 golos
  10. Benfica, com um saldo positivo de 25 golos 
Seguramente, a quase totalidade dos 6 campeões, sairão desta lista de 9 clubes com um saldo de golos sem o efeito de penaltis superior a 25. O atual Benfica está mesmo no lote muito restrito de clubes capazes de marcar muitos mais golos dos que sofre sem o efeito de penalti, tem tido é pouca sorte de poder usufruir dos penaltis que todas equipas grandes usufruem. Por aqui se vê, que o Benfica não está neste momento em condições de lutar pelo título 2020/21, porque claramente foi privado de penalti, pois ninguém acredita que uma equipa consiga marcar 43 golos, sem ter ocorrido diversas infrações na área, como acontece com todas as equipas que mais atacam. As faltas na área acontecerem, não foram foi assinaladas, as que eram assinaladas estavam sistematicamente a ser revertidos pelo VAR. E foi assim, que chegamos a este ponto, que alguns só conseguem enxergar um Benfica 2020/21 em crise, nem questionam, a razão pelo qual nenhum clube colocado nos últimos 3 lugares do ranking de penaltis obteve sucesso desportivo no final da temporada. A verdade é que, ninguém no seu perfeito juízo, consegue dizer que o Benfica teria um mau desempenho desportivo, se ainda conseguir terminar a temporada nas mesmas condições arbitrais do F. C. Porto, com os mesmos 13 penaltis, ou seja, se recuperar os 12 penaltis de desvantagem que leva neste momento, pois mesmo que fossem só 9 seria como começar todos os restantes jornadas, já com 1-0 e não em 0-0 como competiu nestas primeiras jornadas, contra um F. C. Porto que já começava a maioria dos jogos com 1-0 de penalti. É por isso que vemos, que com o jogo empatado nesta temporada já foram assinalados 8 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 5 favoráveis ao Sporting e finalmente na última jornada o Benfica conseguiu usufruir do seu único penalti assinalado!

Neste momento, após o histórico penalti da última jornada, o Benfica está em 114ª posição do ranking de penaltis, só existem 2 piores. Qual é a sua opinião, o Benfica ainda vai a tempo de sair da cauda do ranking nestas últimas 9 jornadas ou o mais provável é terminar na 116ª do ranking Europeu de penaltis? 

2 comentários:

Mark Trencher disse...

Essa questão dos penalties revertidos nesta época, e as dos golos revertidos desde a introdução do VAR têm influência no psicológico da equipa, neste caso o Benfica mas seria o mesmo com qualquer outra equipa.

Lima disse...

O Benfica està tão mal classificado pelos motivos que todos conhecemos.
Tivemos "N" penaltis não assinalados e quase outros tantos assinalados, mas anulados pelo Var! È a verdade desportiva existente em Portugal.
Com a carga ofensiva que o Benfica exerce sobre os adversàrios, o normal seria o Benfica jà ter, pelo menos, o mesmo numero de penaltis que foram assinalados a favor do foculpoarto!
Com menos 12 penaltis a favor (comparativamente ao poarto) e "apenas" temos 3 pontos de atraso para o 2° lugar!
Imaginem se todos os penaltis roubados ao Benfica, tivessem sido assinalados!!!!!!!! Não estariamos jà em 1°?