sexta-feira, 23 de abril de 2021

Histórico, o atual C. A. conseguiu fazer do Benfica, o 116º e último do Ranking Europeu de Penaltis

O meu amigo pode não saber, mas posso lhe informar que o Benfica é o 18º e último entre todos os que participam na Liga Portuguesa. O Benfica (com apenas 1 único penalti assinalado a seu favor, mesmo tendo já sido punido por 3 vezes com penaltis desfavoráveis), é aliás pela 1ª vez na história, o último no ranking Europeu de penaltis numa temporada, entre os 116 clubes que participam nas 6 principais Ligas. Pois neste momento, 113 dos 116 clubes Europeus já usufruíram de mais do que 1 penalti (com apenas 1 penalti só temos o Benfica, o Armínia Bielefeld na Bundesliga e o Genoa em Itália, equipas obviamente que nestas condições arbitrais adversas não podem aspirar aos lugares do topo da classificação). Além do atípico caso do Benfica, todos os catorze primeiros classificados da Liga Portuguesa já usufruíram de 3 ou mais penaltis assinalados a seu favor, todos!

Sem o efeito dos penaltis, o Benfica apresenta um saldo positivo de 36 golos, tal como o previsível campeão italiano (Inter de Milão), tal como o previsível campeão Inglês (Manchester City que tem um saldo de 37 golos), tal como o previsível campeão Espanhol (Barcelona que tem um saldo de 39 golos, tal como o previsível campeão Alemão (Bayern Munique que tem um saldo de 39 golos), tal como o previsível campeão Francês (PSG que tem um saldo de 40 golos). Apenas estas 5 equipas apresentam um saldo de golos equiparável ao do Benfica sem o efeito dos penaltis, todos os restantes clubes da Europa, tem um saldo de golos inferior ao saldo de 36 golos que o Benfica apresenta neste momento. Em condições arbitrais normais, o Benfica 2020/21 tinha de estar a lutar pelo título, com as mesmas probabilidades de sucesso que o Inter Milão, Manchester City, Barcelona, Bayern Munique e o PSG tem neste momento! Fica assim comprovado estatisticamente, que o C. A. com a influência arbitral dos penaltis que são assinalados ou não, consoante a equipa que se quer favorecer, prejudicou o rendimento desportivo do Benfica. O C. A. conseguiu colocar uma das 6 equipas Europeias com melhor saldo de golos sem penaltis, completamente fora da luta pelo título em Portugal, privando-a de usufruir penaltis favoráveis. 

O campeonato nacional é disputado por 18 clubes, além do Benfica todos os outros clubes em Portugal já beneficiaram de 2 ou mais penaltis assinalados a seu favor, mesmo os clubes que marcaram menos de metade dos 54 golos que o Benfica marcou. Em Portugal, existem 3 equipas, que já marcaram mais de 50 golos no campeonato, o F. C. Porto com 57 golos (beneficiando de 13 penaltis), o Benfica com 54 golos marcados (beneficiando de apenas 1 penalti) e o Sporting com 51 golos marcados (beneficiando de 7 penaltis), ou seja, além do Benfica, todas as equipas que conseguiram marcar mais de 50 golos usufruíram de diversos penaltis (no mínimo 7 e no máximo 13). Quando comparamos a diferença de golos, vemos que estas 3 equipas grandes, apresentam oficialmente um saldo de golos muito semelhante após 28 jornadas (36, 34 e 33 golos positivos): 

  1. Oficialmente o melhor é o Sporting que apresenta um saldo positivo de 36 golos (descontando o efeito dos penaltis teria um saldo positivo de 30 golos). 
  2. Segue-se o Benfica, com um saldo positivo de 34 golos (sem o efeito do saldo desfavorável de -2 penaltis, teria um saldo de 36 golos). 
  3. Segue-se o F. C. Porto, com um saldo positivo de 33 golos (descontando o efeito dos penaltis, teria um saldo de 24 golos), ou seja, sem a influência arbitral, o Benfica 2020/21 por si só conseguiu uma vantagem de 12 golos em relação ao F. C. Porto (36-24) e uma vantagem de 6 golos em relação ao Sporting (36-30), mesmo assim, foi a equipa que foi colocada fora da luta pelo titulo pelo atual C. A. liderado por Fontelas Gomes. 
  4. Segue-se o Braga, com um saldo positivo de 21 golos (descontando o efeito dos penaltis, manteria o saldo de 21 golos, pois beneficiou de 4 penaltis e sofreu 4 penaltis desfavoráveis).

Aqui estão os últimos 17 clubes do Ranking Europeu de Penaltis nesta temporada 2020/21, que são normalmente clubes com um saldo de golos bastante negativo, o que é o oposto do caso do Benfica.

Como se pode verificar, as equipas que usufruem de menos penaltis não podem sonhar com as posições de topo da tabela, a esmagadora maioria destas 17 últimas equipas do ranking de penaltis, só tem condições para tentar evitar a descida de divisão, nunca o apuramento para as competições Europeias. O que é estranho é o Benfica estar nesta tabela dos últimos entre os 116 clubes Europeus. 


Como é que uma equipa que por si só, consegue uma vantagem de 12 golos para o seu rival direto (FCP campeão dos penaltis), mesmo assim, o C. A. conseguiu afastar o Benfica completamente da luta pelo titulo, através de uma gigantesca diferenciação no que toca aos penaltis. Em 28 jornadas foram concedidos mais 12 penaltis ao F. C. Porto do que ao Benfica! Extraordinário, Fontelas Gomes, com tamanha diferença, alguém acredita que alguma equipa tem condições para poder anular um desvantagem de 12 penaltis em apenas 28 jornadas? Nem este atual Benfica 2020/21 que sem os penaltis o efeitos dos penaltis conseguiu marcar mais 12 golos que o F. C. Porto.

Alguém consegue indicar aqui nos comentários, alguma temporada em que o Benfica teve uma vantagem de 12 penaltis sobre algum dos 5 primeiros classificados ou sequer do 10º classificado (sobre o FCP todos sabemos que nunca aconteceu)? Foi nestas condições adversas, que o C. A. quis que o Benfica disputasse o campeonato 2020/21, sendo a equipa Portuguesa com menos penaltis, pior ainda, sendo mesmo a equipa Europeia que usufruiu de menos penaltis a seu favor nesta temporada! 


Em 2020/21, o Benfica oficialmente com um saldo positivo de 34 golos, foi obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -2 penaltis, enquanto o campeão dos penaltis, o F. C. Porto usufruiu na competição de um saldo favorável de 9 penaltis (beneficiou de 13 penaltis e foi punido com -4 penaltis desfavoráveis), o Sporting usufruiu na competição de um saldo favorável de 6 penaltis (beneficiou de 7 penaltis e foi punido com -1 penalti desfavorável). Ou seja, no atual campeonato, o F. C. Porto e o Sporting beneficiaram de uma vantagem de 11 e 8 penaltis respetivamente em relação ao Benfica! Como o Benfica pode ter condições arbitrais para lutar por um titulo, tendo uma desvantagem de 8 penaltis para o Sporting e de 11 penaltis para o F. C. Porto? Só aproveitando os pontos que era possível acrescentar no momento em que foram assinalados os penaltis favoráveis, o F. C. Porto teve oportunidade de acrescentar diretamente com esses penaltis mais 18 pontos (8 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo de diferença), o Sporting teve oportunidade de acrescentar diretamente com esses penaltis mais 12 pontos (5 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo de diferença) e o Benfica apenas usufruiu de 1 único penalti ainda com o jogo empatado. Ou seja, em 2020/21, o C. A. com penaltis garantiu que o Benfica conquistaria menos 10 pontos do que o Sporting e menos 16 pontos do que o F. C. Porto.

Aqui está o quadro resumo com o saldo de penaltis com que os clubes competiram nas últimas 13 épocas, em que vemos que normalmente a equipa que tem o melhor saldo de golos sem o efeito de penaltis tem sido sempre campeão, somente nesta época 2020/21 é que vemos que o Benfica mesmo tendo mais 12 golos de vantagem sobre o F. C. Porto, é o F. C. Porto quem está melhor colocada para se sagrar campeão. Pudera, também todos os adeptos sabem que, nunca nenhum clube conseguiu anular completamente os efeitos de uma diferença de 11 penaltis na tabela classificativa.

É pornográfico a diferença de penaltis assinalados nesta época 2020/21, o F. C. Porto usufrui de 1 penalti por cada 4 golos que consegue marcar, enquanto o Benfica usufrui de 1 penalti por cada 54 golos que consegue marcar! Como equipas a lutar pelo mesmo objetivo podem ter 11 penaltis de diferença, será esta um luta justa ou completamente inquinada logo a partida?

Será que alguma vez na história o FCP ou o Sporting já jogaram um campeonato inteiro com uma desvantagem de 11 penaltis em relação ao Benfica? Esta é uma pergunta para ser respondida pelos responsáveis pela arbitragem. 

Nas últimas 13 épocas aqui analisadas, nunca o Benfica usufruiu de uma vantagem de 11 penaltis nem em relação ao F. C. Porto, nem em relação ao Sporting, nem sequer em relação ao Braga, Guimarães, Marítimo, Belenenses, P. Ferreira ou Rio Ave, pois nem em relação ao 10º, 11º, 12º, 13º, o Benfica usufruiu de uma vantagem de 11 penaltis. Como podem ver aqui, a máxima vantagem de penalti que o Benfica já teve em relação ao F. C. Porto foi uma diferença de 5 penaltis em 2017/18. A outra temporada foi em 2009/10, em que o Benfica teve uma vantagem de 4 penaltis em relação ao F. C. Porto, no resto das outras 11 das últimas 13 épocas, o F. C. Porto jogou sistematicamente em vantagem de penaltis em relação ao seu principal rival (Benfica). Qualquer um vê que, os números deixam bem evidente que, existe uma clara viciação arbitral na Liga Portuguesa. Não é possível, em condições normais, em 13 temporadas, o F. C. Porto usufruir de melhor saldo de penaltis sistematicamente do que o Benfica, sendo que só 2 épocas das últimas 13 épocas fugiram dessa norma instituída na competição Portuguesa. É vergonhoso para a arbitragem nacional, a existência de tão evidente diferença de penaltis!




1 comentário:

Anónimo disse...

Porque será que a administração do SLB não diz nada? O vieira está contente com isto. A culpa é primariamente dele. Ninguén respeita o SLB.