terça-feira, 9 de março de 2021

Qual é o record de pontos de uma equipa sem nenhum penalti na Liga Portuguesa?

Nos últimos 13 campeonatos (período cujos dados estatísticos tem sido analisado aqui no blog), o máximo de pontos que o F. C. Porto conseguiu conquistar antes do seu 1º penalti foram 24 pontos em 2015/16, o 2º melhor registo do F. C. Porto foram 12 pontos em 2017/18. O melhor registo do Sporting foram 17 pontos em 2016/17 e o 2º melhor foram os 14 pontos conquistados em 2011/12. Anteriormente a atual atípica temporada, o melhor registo de pontos do Benfica antes do 1º penalti foram os 15 pontos conquistados em 2010/11 e o 2º melhor foram os 14 pontos conquistados em 2013/14. Como se vê nenhum dos 3 grandes conseguiu sequer conquistar 25 pontos antes de usufruir do seu 1º penalti nas últimas 13 temporadas, só o Benfica 2020/21 conseguiu conquistar 45 pontos e ainda pode continuar a acrescentar mais pontos e este extraordinário feito histórico que estamos a viver. Em 2020/21, o Benfica já vai com 45 pontos (38 golos marcados e inacreditavelmente continua sem nenhum penalti assinalado a seu favor). Claramente o Benfica chega muito mais vezes a área adversária do que do que o contrário, daí ser estatisticamente incompreensível já terem sido assinalados 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica, sem que haja um sequer favorável. As equipas sem penaltis costumam ser equipas com um saldo de golo bastante negativo, como podemos ver no quadro em baixo do 100º ao 116º clube da Europa no ranking de penaltis.

É realmente bastante estranho, ainda não ter sido assinalado nenhuma infração na área favorável ao Benfica, mesmo sendo neste momento uma equipa  com saldo positivo de 21 golos (38 marcados e 17 sofridos).  Ou seja, sem o efeito de penaltis, o Benfica teria um saldo positivo de 24 golos, o Braga de 19 golos, o FCP de 15 golos e o melhor desempenho em Portugal até ao momento seria na mesma do Sporting com um saldo positivo de 29 golos sem o efeito dos penaltis. Infelizmente para a verdade desportiva, o Benfica que sem o efeito dos penaltis é o clube com um desempenho mais aproximado do Sporting, foi premeditadamente afastado da luta pelo C. A. ao ser privado de penaltis. É evidente que o sistema assim quis que o Benfica 2020/21 não pudesse usufruir de penaltis no começo do campeonato para não ganhar a confiança necessária para lutar pelo titulo, este mesmo caso, já tinha acontecido em 2010/11, em que avisados pelo extraordinário desempenho do Benfica de Jesus em 2009/10 na época seguinte, o sistema também privou o Benfica de usufruir de penaltis favoráveis, só lhe permitiu usufruir do seu 1º penalti já na 9ª jornada quando já encontrava com 8 pontos de atraso para a liderança. É a Arbitragem Portuguesa!

Esta temporada tem sido de uma anormalidade arbitral contrastante, o Benfica está a viver a sua única temporada na história, em que compete privado de penaltis e o seu principal rival, o F. C. Porto já usufruiu de 12 penaltis favoráveis (7 deles com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo), o Sporting de 5 penaltis favoráveis (todos os 5 assinalados ainda com o jogo empatado).

22 jornadas e 0 penalti é uma anormalidade para um candidato ao titulo, pois, na época: 

  • 2020/21, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 1ª jornada, o Sporting na 2ª jornada.
  • 2019/20, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 1ª jornada, o Sporting na 7ª jornada.
  • 2018/19, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 2ª jornada, o Sporting na 1ª jornada.
  • 2017/18, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 5ª jornada, o Sporting na 2ª jornada.
  • 2016/17, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 1ª jornada, o Sporting na 9ª jornada.
  • 2015/16, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti na 12ª jornada, o Sporting logo na 1ª jornada.
  • 2014/15, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 3ª jornada, o Sporting na 2ª jornada.
  • 2013/14, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 1ª jornada, o Sporting na 2ª jornada.
  • 2012/13, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 2ª jornada, o Sporting na 12ª jornada.
  • 2011/12, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 1ª jornada, o Sporting na 8ª jornada.
  • 2010/11, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 1ª jornada, o Sporting na 2ª jornada.
  • 2009/10, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 2ª jornada, o Sporting na 5ª jornada.
  • 2008/09, o F.C. Porto usufruiu do seu 1º penalti logo na 2ª jornada, o Sporting na 3ª jornada.

A estatística confirma, o F. C. Porto normalmente inicia a temporada usufruindo logo na 1ª ou 2ª jornada, do seu 1º penalti, nunca ultrapassou as 12 primeiras jornadas sem nenhum penalti. É definitivamente uma equipa que beneficia de muitos penaltis e isso ajuda muito para se ter sucesso desportivo.

O melhor ataque da Liga Portuguesa, é neste momento o do F. C. Porto com 47 golos marcados. Será que se tivesse usufruído dos mesmos 12 penaltis, o Benfica não poderia já ter 50 golos marcados (com condições arbitrais semelhantes aos do FCP, seria o melhor ataque da Liga, este atual Benfica que o C. A. colocou numa crise de confiança, como acontece com todas as equipas que não usufruem de nenhum penalti após 22 jornadas)? 

As outras 2 equipas sem penaltis entre as 116 que disputam as 6 principais Ligas na Europa, é o Nacional, que conquistou 21 pontos e o Armínia Bielefeld, que conquistou 19 pontos, ou seja, mesmo em conjunto, estes 2 tem menos pontos conquistado do que o Benfica (são estes os rivais do Benfica na luta para evitar ser o último clube da Europa a usufruir de 1 penalti). Normalmente os clubes que não usufruem de penaltis tendem a ter insucesso desportivo, é por isso que se constata, que dos clubes Europeus com menos penaltis que constam do quadro em baixo, já foram obrigados a substituir o treinador, o Armínia Bielefeld, Boavista, Génova, Marítimo, Dijon, Schalke, Huesca, Elche, West Bromwich (ou seja 9 dos clubes entre o 100º e o 116º do ranking de penaltis já substituíram o treinador e continuam mal classificados nos respetivos campeonatos). O escaço nº de penalti é nefasta para os clubes.

Todas as equipas bafejadas pela sorte arbitral, acabam tendo bons resultados desportivos, é por isso, que não vemos treinadores das equipas do Top 10 de penaltis na Europa a serem despedidos com acontece com os clubes que tem menos penaltis, ora vejamos:

  1. Milão, com 16 penaltis, é obvio que estando em 2º lugar da Seria A, o treinador não corre riscos de ser despedido (e olhe sem os 12 penaltis só teria um saldo positivo de 6 golos).
  2. F. C. Porto, com 12 penaltis, é obvio que estando em 3º lugar da Liga Portuguesa, o treinador não corre riscos de ser despedido (sem os 12 penaltis só teria um saldo positivo de 13 golos).
  3. Leicester, com 10 penaltis, é obvio que estando em 3º lugar da Liga Inglesa, o treinador não corre riscos de ser despedido (sem os 10 penaltis só teria um saldo positivo de 6 golos).
  4. Estrasburgo, com 10 penaltis, é obvio que estando em 15º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido estando 8 pontos acima da linha de água.
  5. Lyon, com 9 penaltis, é obvio que estando em 3º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido.
  6. Mónaco, com 9 penaltis, é obvio que estando em 4º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido.
  7. Lens, com 9 penaltis, é obvio que estando em 5º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido.
  8. Manchester United, com 9 penaltis, é obvio que estando em 2º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido.
  9. Real Sociedad, com 9 penaltis, é obvio que estando em 5º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido.
  10. Villarreal, com 9 penaltis, é obvio que estando em 7º lugar, o treinador não corre riscos de ser despedido.
Em sentido contrário, todas as equipas menos bafejadas por penaltis, como consequência disso, apresentam maus resultados desportivos. Além do Benfica nenhuma das equipas com 0 ou 1 penalti continua ainda a lutar para os lugares cimeiros da tabela classificativa. Aqui está o ranking das equipas Europeias que nesta temporada tiveram menos penaltis (como se pode ver estão no fundo da tabela).


Ao olharmos para as equipas que beneficiaram de menos penaltis favoráveis, constatamos que quase invariavelmente são equipas com um sado de golos bastante desfavoráveis, desde o Schalke (-45), West Bromwich (-37), Dijon (-28), Armínia Bielefeld (-23), Colónia (-20), Cádiz (-19), Cristal Palace (-17), Burnley (-16), Huesca (-15),  Elche (-14), Marítimo (-12), Génova (-11), Boavista (-10), Bordeaux (-9), Nacional (-9), Rennes (2) e finalmente aparece o Benfica, um clube com um saldo favorável de 21 golos, isto apesar de ter uma desvantagem de 3 penaltis (0 favoráveis e 3 desfavoráveis).


PS: Para aqueles que não tem a noção da diferença que faz o penalti no rendimento desportivo, veja-se o caso desta eliminatória entre o F. C. Porto e a Juventus, em que o F. C. Porto usufrui de 1 penalti e a Juventus se viu privado de 1 penalti sobre o Ronaldo no último minuto no Dragão e agora de 2 penaltis neste jogo da 2ª mão e acaba sendo eliminado no prolongamento (4-4 final por desvantagem de golos marcados na casa do adversário). O sucesso e o insucesso desportivo, normalmente está a distância de 1 penalti ser assinalado ou não, dai que as equipas desfavorecidas arbitralmente dificilmente conseguem ainda assim, obter sucesso desportivo. Bjorn Kuipers é um amigo de longa data.



1 comentário:

Rui dos Santos disse...

Gostava de saber o nº total de ações na área adversária(Goal Point) e a sua proporcionalidade com o nº de penaltis marcados, no que se refere aos 4 grandes.