quinta-feira, 18 de março de 2021

É na Liga portuguesa que se deteta a maior influência arbitral entre as 6 principais Ligas da Europa

Em 40 jogos podemos encontrar uma diferença de 4 penaltis, entre 2 equipas com rendimentos médios muito semelhantes, o que nunca acontece ao alargarmos 10 vezes a amostra  para 400 jogos, é encontrarmos uma diferença de 40 penaltis entre elas (pois, as diferenças tendem a se esbater, uma vez que, não ocorre uma vantagem sistemática da mesma equipa em relação ao seu principal rival). Quando ocorre é sinal que existe Influência Arbitral indiscutivelmente nessa Liga!  Em nenhuma outra Liga na Europa, encontramos outro clube que tenha usufruído de 122 penaltis favoráveis em 407 jogos como o FCP! Comparativamente vemos que, o máximo de penaltis na Alemanha foram 78 para o Bayern Munique e em Inglaterra foram 86 penaltis para o Manchester City em 409 jogos!

Quando vemos que nesta temporada 2020/21, existe uma enorme diferença de 13 penaltis entre o FCP e o Benfica (2 dos principais candidatos ao titulo), instala-se a dúvida se, a enorme influência arbitral detetada nesta pequena amostra de 23 jornadas é apenas um acaso, ou se é algo mais estrutural, que advêm de uma tendência declarada das últimas 407 jornadas disputadas (13 épocas analisadas)? 

De facto é um problema mais estrutural existente na Liga Portuguesa, infelizmente para a verdade desportiva! Como apenas a nossa Liga e a Alemã são disputadas por apenas 18 clubes e as restantes são de 20 clubes, para podermos comparar números de jogos semelhantes, em Inglaterra, Espanha, Itália e França, vamos considerar apenas as suas últimas 11 épocas. Ao analisarmos 407 jogos, já temos uma amostra bastante alargada, para que seja possível retirar conclusões estatisticamente da realidade Portuguesa, comparativamente ao que ocorre em Inglaterra (409 jogos), França (409 jogos), Espanha  (407 jogos), Itália (407 jogos) e Alemanha (401 jogos). 

Neste mesmo período, além dos 122 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, foram assinaladas 106 penaltis favoráveis ao Sporting e 101 penaltis favoráveis ao Benfica, estes foram os 3 clubes que usufruíram de mais penaltis favoráveis, entre todos os que disputam as 6 principais Liga Europeias. Segue-se, o PSG com 96 penaltis em 409 jogos, o Barcelona com 93 penaltis favoráveis e o Real Madrid com 89 penaltis favoráveis  em 409 jogos. Portugal e Espanha foram os países que registaram mais penaltis assinalados a favor dos grandes clubes (os países em que existe maior influência arbitral no rendimento pontual dos clubes). Não foram assinalados tantos penaltis a favor dos candidatos ao título, mesmo em Ligas que tiveram um vencedor crónico nestes últimos anos como a:

  • Liga Italiana, em que a Juventus venceu 9 dos últimos 10 títulos atribuídos, só foram assinalados 82 penaltis favoráveis a Juventus nos últimos 407 jogos (conquistou 923 pontos), foram assinalados 84 favoráveis ao Nápoles (que com 800 pontos é a 2ª equipa com mais pontos conquistados). Foram assinalados 87 penaltis favoráveis a Roma (que com 768 pontos é a 3ª equipa com mais pontos conquistados) e foram assinalados 71 penaltis favoráveis ao Inter Milão (que com 720 pontos é a 4ª equipa com mais pontos conquistados em Itália nas últimas 11 temporadas). Conclusão, existe apenas uma diferença de 2 penaltis entre as 2 equipas, que conquistaram mais pontos e para a 3ª e 4ª melhor equipa só existe uma diferença de 5 e 11 penaltis em relação a Juventus (1ª equipa), logo a diferença pontual em Itália não advém seguramente do efeito dos penaltis assinalados, como se nota na Liga Portuguesa.
  • Liga Alemã, em que o Bayern Munique venceu 9 dos últimos 11 títulos atribuídos, nos últimos 401 jogos na Bundesliga conquistou 940 pontos, só foram assinalados 78 penaltis favoráveis ao Bayern, foram assinalados 60 penaltis favoráveis ao Dortmund, que com 780 pontos é a 2ª equipa com mais pontos conquistados). Foram assinalados 50 penaltis favoráveis ao Bayer Leverkussen (que com 685 pontos, é a 3ª equipa com mais pontos conquistados) e 59 penaltis favoráveis ao B. Monchengladbach (com 603 pontos, é a 4ª equipa com mais pontos conquistados na Bundesliga nas últimas 12 temporadas). Conclusão, como existe apenas uma diferença de 18 penaltis entre as 2 equipas que conquistaram mais pontos, seguramente não são esses 18 penaltis, que justificam os 160 pontos de diferença e a 3ª melhor equipa só usufruiu de menos 28 penaltis do que o Bayern Munique (1ª equipa), seguramente não são esses 28 penaltis, a principal causa dos 255 pontos, que o Bayern Munique conquistou a mais que o B. Monchengladbach em 401 jogos. Logo, na Liga Alemã não é visível, o efeito da influência arbitral que se nota em Portugal.
  • Liga Francesa, em que o PSG venceu 7 dos últimos 10 títulos atribuídos, foram assinalados 96 penaltis favoráveis ao PSG nos últimos 409 jogos (conquistou 889 pontos) e foram assinalados 80 favoráveis ao Lyon (que com 713 pontos é a 2ª equipa com mais pontos conquistados). Foram assinalados 67 penaltis favoráveis ao Lille (que com 670 pontos, é a 3ª equipa com mais pontos conquistados) e foram assinalados 45 penaltis favoráveis ao Marselha (que com 665 pontos, é a 4ª equipa com mais pontos conquistados em França nas últimas 11 temporadas). Conclusão, existe apenas uma diferença de 16 penaltis entre as 2 equipas que conquistaram mais pontos (logo não são os 16 penaltis, que justificam os 176 pontos de diferença) e a 3ª melhor equipa só usufruiu de menos 29 penaltis do que o PSG (1ª equipa). Seguramente também não são os 29 penaltis, que justificam os 219 pontos de diferença entre PSG e Lille. Logo na Liga Francesa não se nota o efeito da influência arbitral, que se nota em Portugal.
  • Liga Inglesa, em que Manchester City venceu 4 dos últimos 10 títulos atribuídos, só foram assinalados 86 penaltis favoráveis ao City nestes últimos 409 jogos (conquistou 897 pontos) e foram assinalados 79 penaltis favoráveis ao Manchester United (que com 797 pontos é a 2ª equipa com mais pontos conquistados). Foram assinalados 68 penaltis favoráveis ao Chelsea (que com 781 pontos é a 3ª equipa com mais pontos conquistados) e foram assinalados 68 penaltis favoráveis ao Liverpool (que com 770 pontos é a 4ª equipa com mais pontos conquistados em Itália nas últimas 11 temporadas). Conclusão, existe apenas uma diferença de 7 penaltis entre as 2 equipas que conquistaram mais pontos e a 3ª e 4ª melhor equipa só usufruíram de menos 18 penaltis do que o Manchester City (1ª equipa), logo não foram os penaltis que estiveram na base da diferenças de pontos entre as 4 equipas que mais pontos conquistaram em Inglaterra. Logo, na Liga Inglesa não é visível o efeito da influência arbitral, que se nota em Portugal.

Aqui está o quadro resumo, com os últimos 407 jogos para o campeonato Português e a sua comparação com o que se passa nos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.




O facto de existir uma vantagem de 30 penaltis do F. C. Porto em relação ao Benfica deixa evidente que nestas últimas 13 épocas, houve viciação arbitral em Portugal! É o único campeonato, em que a equipa que apresenta o melhor saldo de golos (o Benfica) não é também a equipa que conquistou mais pontos. Para o FCP ter conquistado mais 7 pontos que o Benfica, muito contribuiu a vantagem de 30 penaltis que usufruiu, pois só diretamente com os penaltis assinalados a seu favor, teve efetivamente a oportunidade de conquistar mais 35 pontos do que o Benfica (pois usufruiu de mais 17 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e mais 1 assinalado, num momento em que estava a perder por 1 golo de diferença). Quando vemos que os árbitros criaram 30 penaltis de diferença, entre 2 equipas que apresentam praticamente o mesmo saldo de golos (o Benfica com saldo positivo de 634 golos e o F.C. Porto com 629 golos), percebemos logo que o FCP teve a vantagem de poder conquistar mais 35 pontos que o seu principal rival diretamente com os penaltis que usufrui e o seu principal rival não, Alguma coisa estará muito mal no Sector da Arbitragem para se detetar uma diferença de 30 penaltis em equipas com um desempenho médio muito semelhante. Como se pode comprovar pela comparação com as outras 5 Ligas, Portugal é onde existe a maior diferença de penaltis entre a equipa que conquistou mais pontos em relação a 2ª equipa, que conquista mais pontos (em Espanha houve 21 penaltis de diferença, 18 penaltis de diferença na Alemanha, 16 penaltis de diferença em França, 7 penaltis de diferença em Inglaterra e 2 penaltis de diferença em Itália). Portugal é onde existe a maior diferença de penaltis entre a 1ª e a 3ª equipa que conquista mais pontos (35 penaltis de vantagem do FCP para o Sporting, já em França a diferença para a 3ª equipa é de 29 penaltis mesmo tendo conquistado menos 219 pontos que o PSG, na Alemanha a diferença de penaltis entre o 1º e 3º é de 28 penaltis, em Espanha é de 25 penaltis, mesmo tendo o Atlético de Madrid conquistado menos 158 pontos que o Barcelona e em Inglaterra a diferença de penaltis entre o 1º e 3º é de 18 penaltis). E Portugal é também onde existe a maior diferença de penaltis entre a 1ª e a 4ª equipa com mais pontos, o Braga com uma desvantagem de 86 penaltis para o FCP (pois, em Espanha o Sevilha usufruiu de menos 60 penaltis do que o Barcelona, em França, o Marselha usufruiu de menos 51 penaltis do que o PSG, na Alemanha, o B. Monchengladgach usufruiu de menos 19 penaltis do que o Bayern Munique, em Inglaterra o Liverpool usufruiu de menos 18 penaltis do que o Manchester City e em Itália, o Inter Milão usufruiu de menos 11 penaltis do que a Juventus.

Em condições arbitrais normais, as equipas que usufruem de uma grande vantagem de penaltis em relação aos rivais, também acabam tendo um rendimento pontual bastante superior a esses rivais, pois todas as equipas tendem a aproveitar os penaltis para melhorar o seu rendimento pontual. 30 penaltis de vantagem podem permitir acrescentar, mais 60 pontos diretamente com esses 30 penaltis (sendo assinalados ainda com o jogo empatado). De modo a podermos compreendermos melhor que os 30 penaltis de diferença entre as 2 principais equipas portuguesas é uma brutalidade (F. C. Porto acabou conquistando 973 pontos e o Benfica 966 pontos), podemos ver que, em Espanha (2ª Liga na Europa em que os 2 primeiros são mais semelhantes no nº de pontos conquistados aos da Liga Portuguesa), o Barcelona conquistou mais 45 pontos, que o Real Madrid, usufruindo de uma vantagem de apenas 21 penaltis, em Inglaterra, o Manchester City conquistou mais 100 pontos, que o Manchester United, usufruindo apenas de 7 penaltis de vantagem, em Itália, a Juventus conquistou mais 123 pontos e só houve 2 penaltis de diferença entre a Juventus e a Nápoles, na Alemanha, o Bayern Munique conquistou mais 160 pontos do que o Dortmund, usufruindo apenas de 18 penaltis de vantagem, em França, o PSG conquistou mais 176 pontos que o Lyon, usufruindo somente de 16 penaltis de vantagem. É claro que existe viciação arbitral na Liga Portuguesa, a enorme diferença de penaltis deixa isso claro para todos!

Infelizmente na Liga Portuguesa não há a transparência que existe na Liga Espanhola, no qual é publicado aqui o número de penaltis assinalados a favor e contra cada uma das equipas que participam na competição (em todas as décadas em que houve uma vantagem superior a 20 penaltis essa equipa foi claramente a que conquistou a maioria dos títulos dessa década). Aqui está o quadro resumo de sempre:


Como se pode confirmar pelo exemplo da Liga espanhola, todas as equipas aproveitam as décadas em que são claramente a equipa que usufruiu de mais penaltis, para também serem a que conquista mais títulos nessa década. Inicialmente era o Real Madrid que usufruiu de mais penaltis e conquistava mais títulos, mas na última década, o Barcelona foi que usufruiu claramente de mais penaltis e arrecadou por isso mais títulos que toda a concorrência junta (vantagem de 21 penaltis para o Real Madrid, 21=63-42).

Penso ter deixado claro, o efeito arbitral que uma diferença de 30 penaltis, tem no sucesso desportivo. Convêm ter em atenção que, para o Benfica jogar com uma vantagem de 30 penaltis, em relação ao principal rival, o F. C. Porto teria de usufruir de menos 60 penaltis, ou seja de usufruir de apenas 62 penaltis, em vez dos 122 efetivamente assinaladas. As 2 perguntas que gostaria que o meu caro amigo respondesse nos comentários, são:

1 - Se o Benfica, nas mesmas condições arbitrais com que o F. C. Porto jogou nas últimas 13 épocas, teria conseguido conquistar mais do que os 6 campeonatos que conquistou ou não? 

2 - Sendo 30 penaltis uma vantagem competitivo semelhante a atual vantagem do FCP, o hipotético cenário de 30 penaltis de vantagem do Benfica em relação ao FCP, seria impeditiva para o FCP poder conquistar o mesmo nº de títulos do Benfica nos últimos 13 campeonatos ou não, com apenas 62 penaltis e não 122 assinalados a favor, o FCP conquistaria os mesmos 6 títulos de campeão do Benfica e o Sporting nenhum? 







Sem comentários: