quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Os penaltis favoráveis assinalados no 1º Terço do campeonato 2020/21

Todos os clubes já disputaram 11 jogos, é com estupefação que constatamos que, o campeão e o vice-campeão em título, concluído o 1º terço do campeonato 2020/21, estão em polos opostos, no que toca a condições arbitrais para se sagrarem campeão 2020/21, pois:

  • O F. C. Porto que na época passada aproveitou o facto de ter usufruído de um saldo favorável de 12 penaltis nas 34 jornadas para se sagrar campeão, nesta nova temporada 2020/21, em apenas 11 jornadas já usufruiu de 6 penaltis, é novamente destacadamente, o clube que usufruiu de melhores condições arbitrais, como se pode ver na imagem seguinte.
  • O Benfica que na época anterior, havia sido o 2ª clube com melhor saldo de penaltis (em 2019/20 usufruiu de um saldo de 6 penaltis em 34 jornadas, ou seja, usufruiu de metade dos penaltis que os árbitros concederam ao rival F. C. Porto, o 1º da Liga, daí JJ ter afirmado que, o Benfica teria de jogar o triplo para ser campeão 2020/21), mas na atual temporada, o Benfica é em ex aequo com o Nacional da Madeira, a equipa com piores condições arbitrais na Liga Portuguesa. Nenhum penalti favorável assinalado no 1º terço 2020/21, para um dos candidatos ao titulo (Benfica), enquanto o seu principal rival (F. C. Porto), já beneficiou de 6 penaltis em 11 jogos! São estas as condições arbitrais concedidas pelo atual C. A. liderado pelo Fontelas Gomes aos 2 principais candidatos na Liga Portuguesa, as 2 únicas equipas que tem dividido entre si os títulos de campeão em Portugal ultimamente! Olha, que Liga emocionante!

Em 2020/21, o Benfica, juntamente com o Nacional da Madeira, são as 2 únicas equipas que, ainda não usufruíram de nenhum penalti favorável na Liga Portuguesa! Sendo que, neste 1º terço do campeonato, o Nacional ocupa a 10ª posição na tabela classificativa com 11 golos marcados (é o 11º melhor ataque) e o Benfica ocupa a 2ª posição mesmo sem nenhum penalti favorável, é o 3º melhor ataque, com menos 1 golo marcado que o Sporting (que usufruiu de mais 4 penaltis favoráveis) e menos 3 golos marcados que o F. C. Porto (que usufruiu de mais 6 penaltis favoráveis)! Como o Benfica também sofreu menos 3 golos do que o F. C. Porto (apesar do Benfica já ter sido penalizado com  2 penaltis desfavoráveis), os 2 principais candidatos ao titulo, apresentam neste momento, o mesmo saldo positivo de golos de 13 golos. Na atual temporada 2020/21, mesmo tendo o F. C. Porto usufruído de uma vantagem de 7 penaltis em relação ao Benfica em 11 jogos, inacreditavelmente as 2 equipas ainda apresentam o mesmo saldo de golos, até quando conseguirá Jesus continuar a fazer milagres nesta atual Liga Fontelas Gomes! Além do Jorge Jesus, haveria algum outro treinador, capaz de conseguir anular uma desvantagem de 7 penaltis  em 11 jornadas para o F. C. Porto? É que na época passada até a 27ª jornada, o Benfica e o F. C. Porto tinham ambos 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica (o F. C. Porto tinha apenas uma vantagem de 1 penalti nesses 27 jogos), mas já nas últimas 8 jornadas de 2019/20, o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 5 penaltis aproveitou para terminar a época 2019/20, com uma vantagem de 7 golos para o Benfica. O Fontelas Gomes, que explique como a mesma equipa que, só conseguiu marcar mais 4 golos que o seu rival em 27 jogos, conseguirá anular uma desvantagem de 12 penaltis nos 18 jogos seguintes?

Aqui está o resumo estatístico, de todos os penaltis favoráveis assinalados até a data de hoje na Liga Portuguesa, que ajudam a explicar as atuais condições, em que se disputa o titulo em Portugal.

Vendo o nº de penaltis e os árbitros que os assinalaram, constatamos que, João Pinheiro já assinalou 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 2 desfavoráveis ao Braga no mesmo jogo,  Rui Costa já assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto e 1 favorável ao Sporting. O Hugo Miguel nestas 11 jornadas apesar de além do jogo da Supertaça, ter sido nomeado apenas para 4 jogos da 1ª Liga, nos 2 jogos que apitou do Benfica não lhe concedeu nenhum penalti favorável, mas castigou-o com 2 penaltis desfavoráveis, assinalados ambos ainda com 0-0 no marcador, que viriam a provocar a derrota do Benfica nesses 2 jogos, foram mesmo os 2 únicos jogos na temporada 2020/21, em que o Benfica não conseguiu marcar nenhum golo (tem neste momento 51 golos marcados em 22 jogos, foi a 1ª equipa portuguesa a atingir os 50 golos marcados esta temporada, já que o F. C. Porto marcou 46 golos, o Braga 47 golos e o Sporting 40 golos em 16 jogos). Foi com surpresa que vimos, a nomeação do Hugo Miguel para jogos do Benfica, isto depois de na época passada ter tido este comportamento discriminatório para com Gedson Fernandes (e o Proença que supostamente condena o racismo, demonstrou total insensibilidade para proteger os jogadores do Benfica de atitudes inqualificáveis com este)!  Comparativamente assinala-se que, Hugo Miguel no acumulado das últimas 13 épocas, apenas assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, período em que assinalou 8 penaltis favoráveis ao clube em 27 jogos, contando com este último jogo da Supertaça! É isto que os dados estatísticos demonstram sobre a vergonha sem fim que tem sido, o atual C. A. liderado pelo Fontelas Gomes, que depois do que se passou em 27/10/2019, provocatoriamente nomeia Hugo Miguel para apitar jogos do Benfica, sem antes ter havido um pedido público de desculpas do arbitro, aos adeptos que viram estas imagens revoltantes que o C. A. também viu.  É mais uma atitude provocatória ao Benfica, tal como esta nomeação do Tiago "moedas" Martins para o jogo seguinte do Benfica na 11ª jornada. Está mais que visto, que Fontelas Gomes, tal como o seu presidente Pedro Proença, estão ambos a mais para futebol, que os adeptos querem ter o prazer de disfrutar em Portugal! Ninguém quer assistir a um campeonato de uma Liga Profissional, em que em apenas 18 jogos (equivalente meio campeonato), existe uma diferença de 12 penaltis entre o 1º e o 10º, quanto mais entre o 1º e o 2º (entre os 2 principais candidatos)! Só o Pedro Proença quer uma Liga Profissional de Futebol com tamanha diferença entre os 2 principais candidatos! Mas afinal, qual é a dúvida sobre quem é a único clube, com condições arbitrais para se sagrar campeão nesta Liga Fontelas Gomes?

Os dados estatísticos históricos demonstram, que os 4 clubes candidatos ao titulo, usufruem em média de um saldo favorável de 4,3 penaltis por época (no acumulado das últimas 13 épocas, o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 87 penaltis, segue-se o Benfica com um saldo favorável de 63 penaltis, inacreditavelmente com menos 24 penaltis conseguiu conquistar os mesmos 6 campeonatos que o F. C. Porto arrecadou, depois aparece o Sporting com um saldo favorável de 56 penaltis, que com menos 31 penaltis que o F. C. Porto não conseguiu arrecadar nenhum titulo e por último o Braga que usufruiu de um saldo favorável de apenas 4 penaltis). Obviamente no que toca a penaltis, o Braga está num nível muito inferior ao dos 3 grandes, o que não lhe permite ter condições arbitrais para competir pelos títulos em Portugal. Sabe-se que, o F. C. Porto neste período analisado, nunca foi campeão com menos do que um saldo favorável de 4 penaltis e que normalmente se sagra campeão, a equipa que consegue usufruir de condições arbitrais ainda melhores do que é esta média dos 4 candidatos, pois:
  1. Em 2008/9 o F. C. Porto foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 8 penaltis. 
  2. Em 2009/10 o Benfica foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 10 penaltis. 
  3. Em 2010/11 o F. C. Porto foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 4 penaltis. 
  4. Em 2011/12 o F. C. Porto foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 6 penaltis. 
  5. Em 2012/13 o F. C. Porto foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 11 penaltis. 
  6. Em 2013/14 o Benfica foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 5 penaltis. 
  7. Em 2014/15 o Benfica foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 3 penaltis. 
  8. Em 2015/16 o Benfica foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 6 penaltis.  
  9. Em 2016/17 o Benfica foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 6 penaltis. 
  10. Em 2017/18 o F. C. Porto foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 5 penaltis. 
  11. Em 2018/19 o Benfica foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 3 penaltis. 
  12. Em 2019/20 o F. C. Porto foi campeão usufruindo de um saldo favorável de 12 penaltis. 
  13. Agora em 2020/21 o clube com melhores condições arbitrais para ter sucesso, é o F. C. Porto que, já leva uma vantagem de 7 penaltis em relação ao Benfica nas 11 jornadas disputadas, alguém acha que existe uma real oportunidade do Benfica conseguir ser campeão 2020/21, com o atual saldo desfavorável de -2 penaltis?

Em 2020/21 em apenas 11 jornadas, o FCP já leva uma vantagem de 7 penaltis em relação ao SLB!
Historicamente a máxima diferença entre o F. C. Porto e o Benfica num campeonato inteiro, foram 6 penaltis de vantagem para o F. C. Porto e nas 2 épocas em que aconteceram essas 2 enormes diferenças (2008/09 e 2019/20), o F. C. Porto aproveitou sempre essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão. Estatisticamente fica evidente que, construir uma diferença de 6 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, é a melhor forma do C. A. garantir qual das 2 equipas será campeão no final da época! Quem é que quer assistir um campeonato em que em 11 jogos existe uma diferença de 7 penaltis entre o 1º e o 10º ou pior entre os 2 principais candidatos ao titulo?

Como todos compreendem, com as condições arbitrais atuais, apenas o Sporting conseguirá estar em condições de lutar com o F. C. Porto pelo titulo no último terço do campeonato, são os 2 clubes que  usufruíram de melhores condições arbitrais neste 1º terço, enquanto o Benfica e o Braga tiveram que conquistar todos os seus pontos em 2020/21 por si só, sem nenhum penalti favorável assinalado com pontos diretamente em jogo. Como é obvio, o Benfica em 2020/21 teve que marcar todos seus golos e conquistar todos os seus pontos só pela valia dos seus atacantes, uma vez que, não usufruiu de nenhum penalti favorável, em contraste até já foi penalizado com 2 penaltis desfavoráveis (um deles assinalado ainda com 0-0 no marcador, que permitiu a única vitória do Boavista nestas 11 jornadas já disputadas). Os penaltis assinalados ainda com o jogo empatado, fazem milagres ao rendimento pontual das equipas! O Sporting nestas 11 jornadas teve a sorte de usufruiu de 4 penaltis ainda com o jogo empatado (só com as decisões arbitrais teve oportunidade direta de acrescentar 8 pontos), tal facto lhe permitiu a liderança isolada, pois na pratica é como se o C. A. lhe tivesse permitido começar 4 dos 11 jogos já a vencer por 1-0. Já ao F. C. Porto, o C. A. concedeu a vantagem de beneficiar de 6 penaltis favoráveis (2 assinalados ainda com o jogo empatado, 2 para garantir definitivamente a vitória quando já estava a vencer por um golo de diferença, 1 assinalado quando estava a perder por um golo de diferença e 1 assinalado quando estava a perder por 2 golos de diferença ainda na 1ª parte, ou seja, a tempo de poder discutir os pontos dessa partida), ou seja, teve oportunidade de acrescentar 5 pontos diretamente com essas decisões arbitrais. 
Aqui está o quadro resumo comparativo do saldo de golos e penaltis dos 3 grandes (13 épocas).

Como todos sabemos nos últimos 12 campeonatos já concluídos, apenas 2 clubes conquistaram títulos de campeão nacional, o F. C- Porto que venceu 6 campeonatos (4 deles nas primeiras 6 épocas em que teve um saldo positivo de 286 golos, enquanto o Benfica no mesmo período obteve um saldo favorável de 246 golos), já nas últimas 7 épocas, o F. C. Porto com um saldo favorável de 333 golos apenas conseguiu conquistar 2 campeonatos (já que conquistou em média apenas 79% dos pontos possíveis, quando nas primeiras 6 épocas conquistava em média 81% dos pontos possíveis), uma vez que, o Benfica nestas últimas 7 épocas passou a ser a equipa mais forte, conseguindo um saldo positivo de 378 golos e conquistando 4 dos últimos 6 campeonatos já concluídos (nas últimas 7 épocas conquistou 82% dos pontos possíveis em média, quando nas primeiras 6 épocas conquistava apenas 77% dos pontos possíveis). 

Realce no quadro para a linha que compara o saldo de golos, do Benfica com o do F. C. Porto, descontando-se o efeito dos penaltis assinalados, ai se constata que, normalmente tem vencido o campeonato as equipas que tem o melhor saldo de golos sem o efeito de penaltis (apenas na época 2012/13 tal não se concretizou), por isso, a atual vantagem de 7 golos do Benfica sobre o F. C. Porto é o único dado estatístico que pode acalentar esperanças ao Benfica deste atual plantel terminar a época a frente do F. C. Porto. Nas primeiras 6 épocas (entre 2008/09 e 2013/14, o F. C. Porto registava uma vantagem de 23 golos sobre o Benfica, mesmo sem o efeito dos penaltis e com os penaltis a diferença aumentou para 36 golos, mas nas últimas 7 épocas,  sem os penaltis já é o Benfica que regista uma vantagem de 56 golos sobre o F. C. Porto, diferença que é esbatida um pouco para 45 golos, incluindo os 11 penaltis de vantagem que o F. C. Porto usufruiu nesse período. Assim, no total das últimas 13 épocas, o Benfica sem nenhum efeito arbitral conseguiria uma vantagem de 33 golos em relação ao F. C. Porto, caso as 2 equipas tivessem usufruído dos mesmas condições arbitrais (do mesmo nº de penaltis). Mas pelos registos oficiais, se constata que nestas últimas 13 épocas, o F. C. Porto beneficiou de mais 24 penaltis que o Benfica, o que diminuiu a diferença entre os 2 rivais para apenas 9 golos favoráveis ao Benfica, em vez dos 33 que seria se as 2 equipas tivessem competido nas mesmas condições arbitrais. Todos vemos que, o Benfica atravessa uma fase de crise desportiva comparativamente ao F. C. Porto, mas convêm realçar que nestes últimos 19 jogos do campeonato português, teve uma desvantagem de 12 penaltis para o F. C. Porto, ou seja, metade dos 24 penaltis de desvantagem que tem, aconteceram nos últimos 19 jogos! É uma terrível crise,.., arbitral!

Nos últimos 19 jogos, temos o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS! Basta desta Liga completamente desigual!!! BASTA!!!
Em que Liga já terão assistido uma diferença de 7 penaltis em apenas 11 jogos, entre 2 rivais com o mesmo objetivo desportivo?  Se já assistiram isto, conseguem-me informar se nesse campeonato, ainda houve condições arbitrais para a equipa desfavorecida se sagrar campeão!


2 comentários:

ChakraIndigo disse...

Influencia,~

e achas que és tu que tem condições para pedir essa demissão?
ou para contribuir para um futebol mais transparente?
ou para tentar melhorar as condições em que se disputam os campeonatos?

Não, quem tem esse poder nas mãos prescindiu dele há muito tempo, porque tem outras preocupações.
Enquanto formos levando com a musiquinha dos "5 em 7" está tudo bem!

Viva o Benfica

Anónimo disse...

Os posts são sempre iguais todos os dias? E o penalty de ontem contra o Benfica? Vem em que estatísticas?