quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Darwin, o novo Cavani: A teoria da evolução da espécie pela seleção natural

Quando alguém fala de Darwin, a generalidade das pessoas associa logo o nome ao naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin, célebre por seus avanços sobre a evolução da espécie pela seleção natural. Será que o Darwin Nuñez (novo Cavani) virá a ser ainda melhor que o Edinson Cavani. Fisicamente estamos a falar de uma evolução de uns 184 cm do Cavani para 187 cm do Darwin e de 69 kg para 78 kg, é desta evolução na dimensão física que estamos a falar, no que foi um grande avançado da década que passou para outro potencial grande avançado para os próximos 10 anos, dados que se podem constatar na seguinte imagem comparativa retirada do site ZeroZero do Darwin Nuñez e do Edinson Cavani.



A data de hoje Darwin Nuñez é ainda apenas um jovem à procura de fazer o seu legado no futebol, ninguém pode garantir que vai ou não atingir uma carreira ao nível de um avançado de referência do Uruguai, como Edinson Cavani, sequer se vai ou marcar mais golos que o Cavani nas próximas 3 épocas ou não. Cientificamente nunca poderemos obter uma conclusão final hoje de qual é a melhor opção, se seria contratar o Cavani por 3 épocas ou contratar o Darwin para as próximas 5 épocas, só o futuro dirá. Comparar os números do Darwin Nuñez aos números gerais do Edinson Cavani não é uma comparação justa, atendendo que um é um veterano de 33 anos e o outro é ainda um jovem de 21 anos, que está a dar os primeiros passos na carreira. O que se pode comparar é apenas o rendimento de ambos até aos 21 anos, ver o rectângulo em que está o comparativo dos 2 jogadores até os 21 anos. As semelhantes características inatas de goleador já os atletas carregam consigo, agora aos 21 anos necessitam simplesmente de aprimorar as sua qualidades para poderem pertencer aos plantéis de clubes de topo, como o Benfica, Nápoles ou PSG, em que se exige ao avançado marcar mais de 25 golos por época sistematicamente. Só esse tipo de avançado se consegue manter uma década nos plantéis de clubes de topo Europeu e ambicionar a arrecadar muitos títulos, além de troféus individuais. Darwin ambiciona ser um dos melhores avançados do mundo, tal como Cavani ainda é considerado atualmente.

Benfica necessitava incorporar no seu plantel um avançado forte fisicamente e goleador, analisando as opções que existem no mercado, o nome Cavani foi o que entusiasmou a comunicação social portuguesa, pudera, aos 33 anos leva 403 golos em 702 jogos disputados na carreira (50 desses golos em 116 jogos pelo Uruguai). Após realizar todos os esforços financeiros financeiros sustentáveis para a realidade do futebol português, ainda assim não foi possível satisfazer as pretenções salariais do Edinson Cavani para as próximas 3 épocas, o que levou o Benfica então, a investir num jovem avançado que todos apontam como o avançado com características mais similares ao tipo de avançado que procurava, se bem que ainda não tem a notoriedade do Cavani. A verdade é que Darwin Nuñez, prepara-se para iniciar a sua etapa no Benfica aos 21 anos, ainda com apenas 21 golos marcados como sénior em 53 jogos (apenas 1 golo em 1 jogo pela seleção principal do Uruguai), nessa mesma idade, Cavani também ainda só tinha 19 golos seniores  marcados em 74 jogos. Nos 2 primeiros anos depois dos 21 anos, Cavani marcou 15 golos por época no modesto Palermo e conseguiu dar o salto para representar grandes clubes Europeus nas 9 épocas seguintes (Nápoles e o PSG) em que marcou sempre entre 23 e 49 golos por época. 

Pela teoria da evolução, estará o Darwin Nuñez chegou mais cedo a um grande clube Europeu, aos 21 anos vive o seu momento crucial para atingir o estatuto de goleador de excelência só ao alcance dos predestinados que marcaram a história do futebol, tal como Edinson Cavani, que assim que chegou a um clube com ambições desportivas (Nápoles), fez 3 épocas seguidas a marcar entre 33 e 38 golos por época, transferindo-se depois para o PSG e 7 épocas depois se transformou no melhor marcador de sempre na história do PSG, foram assim 10 épocas em clubes de topo Europeu, será que conseguiria ainda cumprir com sucesso mais 3 épocas num clube com a exigência que o Benfica carrega. A mesma comunicação social que em 2020 pode tentar fazer crer aos adeptos Benfiquistas que Cavani seria a melhor solução, pode em 2021 mudar completamente de opinião, rendida ao facto deste Darwin ter provado a teoria da evolução de Charles Darwin. 

Darwin não tem a obrigação de fazer melhor que o Cavani já em 2020/21, (no Benfica Cavani nunca marcou mais golos que o Darwin), para já o Darwin Nuñez terá que fazer igual ou melhor que o atual melhor marcador do plantel do Benfica 2019/20, Carlos Vinícius que fez 24 golos em 47 jogos, que aos 25 anos está na idade ideal para dar o seu máximo rendimento desportivo na época 2020/21 e permitir uma grande transferência no final da época, ele que há 3 épocas atrás despontou na 2ª divisão portuguesa ao apontar 20 golos em 39 jogos pelo Real Massamá com 22 anos. Tal como se fez com o Vinícius em que se investiu no potencial e já na sua 1ª época no Benfica conseguiu ser o melhor marcador do campeonato Português, nos próximos anos também muito se espera deste novo avançado agora adquirido. 

Aqui está o Darwin Nuñez, o novo nº9 do Benfica!


Veremos se a teoria da evolução da espécie pela seleção natural se confirma e se o Darwin Nuñez conseguirá marcar muitos golos e tirar o lugar de titular na seleção do Uruguai ao Cavani já em 2021!


2 comentários:

Anónimo disse...

Valerá os 26 milhões? E as lesões que ele já teve no joelho?

Anónimo disse...

Não te preocupes Anónimo, provavelmente Vieira viu uma luz.