terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Nomeação de 2 árbitros da A. F. Porto para os jogos dos 2 favoritos a conquista da Taça de Portugal

Já não há o mínimo de decoro na cúpula da arbitragem nacional. Os adeptos do Benfica vão ter que levar novamente com o Artur Soares Dias, é que o Benfica nos últimos 8 jogos, foi obrigado a fazer das tripas coração para ultrapassar as tendências arbitrais dos seguintes árbitros:

  1. Artur Soares Dias, agora nomeado para o Benfica - Rio Ave. No anterior jogo foi o ...
  2. Carlos Xistra, no Benfica 2 - Aves 1 da 16 jornada (para o Carlos Xistra nas últimas 12 épocas não há equipa em Portugal com um rendimento sequer aproximado ao do F. C. Porto, que com este arbitro conquistou em média 86% dos pontos possíveis, enquanto o Benfica apenas conseguiu 75% dos pontos possíveis em jogos com a arbitragem do Carlos Xistra). No anterior jogo foi o ...
  3. Nuno Almeida, no Guimarães 0 - Benfica 1 da 15ª jornada (Com Nuno Almeida nas últimas 12 épocas o Benfica conquistou em média 80% dos pontos possíveis, sendo nos seus jogos o 3º clube com melhor rendimento médio em Portugal, pois o Sporting conquistou 81% e o F. C. Porto com ele conquistou em média 87% dos pontos possíveis. No anterior jogo foi o ...
  4. Manuel Oliveira da A. F. Porto, no Setúbal 2 - Benfica 2, que significou a eliminação do Benfica da Taça da Liga. Já assinalou 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 3 favoráveis ao Benfica, ainda não teve tempo para marcar uma grande diferença, pois sendo um jovem arbitro ainda tem poucos jogos realizados. No anterior jogo foi o ...
  5. Artur Soares Dias da A. F. Porto, no Benfica 2 - Braga 1, da eliminatória anterior da Taça de Portugal. Para o Artur Soares Dias, nas últimas 12 épocas não há equipa em Portugal com um rendimento sequer aproximado ao do F. C. Porto, que com este arbitro conquistou em média 79% dos pontos possíveis, enquanto o Benfica apenas conseguiu 69% dos pontos possíveis em jogos com a arbitragem do Artur Soares Dias. Já assinalou mais penaltis desfavoráveis (-7) ao Benfica do que favoráveis (6), aos seus olhos o Benfica não é um clube grande pelos vistos! Já o F. C. Porto, nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, usufruiu de um saldo favorável de 6 penaltis, pois neste período assinalou 8 penaltis favoráveis e apenas 2 desfavoráveis ao F. C. Porto. No anterior jogo foi o ...
  6. Rui Costa da A. F. Porto, no Benfica 4 - Famalicão 0 da 14ª jornada. Nestas últimas 12 épocas, Rui Costa apenas por uma única vez puniu o F. C. Porto com um penalti desfavorável, enquanto ao Benfica já castigou com 4 penaltis desfavoráveis. Assinalou o mesmo número de penaltis favoráveis ao F. C. Porto e ao Benfica (4), tendo apitado 22 jogos do Benfica e 16 do F. C. Porto. No anterior jogo foi o ...
  7. Jorge Sousa da A. F. Porto, no Boavista 1 - Benfica 4 da 13ª jornada. Para o Jorge Sousa, nas últimas 12 épocas não há equipa em Portugal com um rendimento sequer aproximado ao do F. C. Porto, que com este arbitro conquistou em média 72% dos pontos possíveis, enquanto o Benfica apenas conseguiu 60% dos pontos possíveis em jogos com a arbitragem do Jorge Sousa. Jorge Sousa no total já assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto mas só conseguiu assinalar 3 favoráveis ao Benfica. No anterior jogo foi o ...
  8. Rui Oliveira da A. F. Porto, no Sporting de Covilhã 1 - Benfica 1 para a Taça da Liga. Este jovem portuense ainda não tem jogos para o campeonato no currículo para que se possa ser analisado estatisticamente aqui no Blog. Mas, salta a vista esta insistência em nomear árbitros da A. F. Porto, foram 6 nos últimos 8 jogos do Benfica. Mas será que não árbitros das outras Associações de futebol em Portugal. Obviamente os adeptos Benfiquistas estão muito apreensivo com esta reiterada e provocatória insistência do Conselho de Arbitragem.


Nomear Artur Soares Dias para o Estádio da Luz depois da sua lastimável actuação desta semana e principalmente de Artur Soares Dias ter saído sob um enorme coro de assobios da Luz na última vez que esteve na Luz na eliminatória anterior da Taça de Portugal, é lamentável. Até parece que é uma provocação aos adeptos do Benfica,  é que para piorar ainda designaram o muito contestado Tiago Martins para ser o VAR deste Benfica-Rio Ave.

Artur Soares Dias é um arbitro da A. F. Porto, que já deu demasiadas provas que não consegue se manter imparcial na luta entre o Benfica e o F. C. Porto pelos troféus nacionais. Nestes últimos 12 campeonatos assinalou 8 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e apenas 6 favoráveis ao Benfica, mas já conseguiu punir o Benfica com 7 penaltis desfavoráveis, tendo somente sido capaz de punir o F. C. Porto com 2 penaltis desfavoráveis, neste mesmo período de tempo. Logo, aos olhos do Artur Soares Dias, nestas últimas 12 épocas, o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 6 penaltis, contrariamente no que toca ao Benfica, constatamos que ele viu mais infracções na área do Benfica do que as que o Benfica obrigou os seus adversários a cometer. Incompreensível, o Benfica em 32 jogos do campeonato Português, cometer mais penaltis do que obrigou os seus adversários a cometer! Só aos olhos do Artur Soares Dias, esse facto pode se tornar real, é esta a realidade que os números expõem. Estes são os dados estatísticos completamente antagónicos destes únicos 2 clubes que tem dividido entre si os títulos de campeão Português nas últimas épocas em jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias. Um arbitro da A. F. Porto ter uma tendência arbitral favorável ao F. C. Porto em prejuízo do Benfica é algo que é expectável acontecer, os árbitros tendem a ser mais favoráveis para os clubes da sua própria associação, é por isso que, se constata que nestas últimas 12 épocas, os árbitros da Associação de Futebol do Porto (Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Rui Costa e Manuel Oliveira) em conjunto já assinalaram 22 penaltis favoráveis e apenas 4 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto em 81 jogos, enquanto nos 88 jogos do Benfica que arbitraram, estes 4 árbitros portuenses assinalaram 16 penaltis favoráveis e 14 desfavoráveis ao Benfica. Ou seja, com estes 4 árbitros da A. F. Porto em 12 épocas, o Benfica tem um saldo favorável de 2 penaltis, enquanto o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 18 penaltis. É uma enorme diferença, qualquer um vê isso a olho nu, convenhamos que não é necessário ser especialista em estatísticas! Não dá para acreditar que o Conselho de Arbitragem não saiba que não existe equidistância/equidade em relação a esses 2 clubes por parte destes 4 árbitros da A. F. Porto. Se olharmos também para os dados estatísticos dos árbitros da A. F. Lisboa (Hugo Miguel, Tiago Martins e Duarte Gomes), também constatamos que existe vantagem do clube que pertence a mesma associação, neste caso é o Benfica que obteve vantagem, em conjunto os árbitros Lisboeta já assinalaram 16 penaltis favoráveis e 5 desfavoráveis ao Benfica (saldo de 11 penaltis favoráveis em 38 jogos do Benfica que arbitraram), já ao F. C. Porto assinalaram 11 penaltis favoráveis e 2 desfavoráveis (saldo de 9 penaltis favoráveis nos 43 jogos do F. C. Porto que arbitraram). É óbvio que a questão regional tem influência nas decisões arbitrais que são tomadas.

Toda a gente sabe que a questão de proximidade regional tem influência na forma como os árbitros actuam. É humanamente compreensível que qualquer individuo tenha mais dificuldades em assinalar penaltis e expulsões desfavoráveis ao clube da sua própria associação (da cidade onde reside), obviamente ninguém quer ter problemas na vizinhança, no café/confeitaria que costuma frequentar. É por isso que, ao longo dos tempos o Conselho de Arbitragem tem evitado:
  • nomear árbitros do Algarve para jogos do Portimonense ou Olhanense, Quantos jogos do Portimonense ou do Olhanense foram arbitrados pelo algarvio Nuno Almeida? Quase nunca foi nomeado, é o normal, pois o Conselho de Arbitragem sabe que seria uma desvantagem para o seu rival.
  • nomear árbitros da Madeira para jogos do Marítimo. Nestas últimas 12 épocas tivemos, o Marco Ferreira e o Elmano Santos na 1ª Liga durante muitas épocas, mas quantos jogos do Marítimo apitaram? Quase nenhum, não é. Por alguma razão isso, se evitou essas nomeações.
  • nomear árbitros de Setúbal para jogos do Vitória de Setúbal. Nestas últimas 12 épocas tivemos muitos árbitros da Associação de Futebol de Setúbal na 1ª Liga, mas quantos jogos do Vitoria de Setúbal foram apitados por Bruno Paixão ou Bruno Esteves? Quase nenhum, porque será?
  • nomear árbitros de Braga para jogos do Braga e olhe que ao longo destas últimas 12 épocas a associação de futebol de Braga teve diversos árbitros na 1ª Liga, mas quantos jogos do Braga foram apitados pelos Bracarenses, João Pinheiro, Manuel Mota, Cosme Machado, Jorge Ferreira, Luís Ferreira e Vitor Ferreira? Quase nenhum, todos estes 6 árbitros juntos seguramente não foram nomeados para sequer apitar os 12 jogos do Braga que o Rui Costa apitou nas últimas 12 épocas por exemplo. Porque será que não se permite as vantagens competitivas ao Braga, ao Setúbal, ao Marítimo e ao Portimonense, mas se permite ao F. C. Porto?
O Conselho de Arbitragem tem a obrigação de dar condições iguais a todos os competidores. Que não se esqueçam das suas responsabilidades. Equidistância é necessária, é mesmo obrigatória a bem da verdade desportiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma arbitragem completamente esclarecedora da tendência arbitral do Artur Soares Dias. Inacreditável o Benfica ter sido obrigado a lutar com todas as suas forças para ultrapassar este difícil adversário repescado da eliminatória anterior. Feito enorme do Bruno Lage conseguir avançar na Taça nestas 2 últimas eliminatórias armadilhadas pelo Conselho de Arbitragem.

Se dúvidas existiam de que Bruno Lage é de excelência, é de um nível muito superior ao que temos tido nos relvados portugueses, ficaram completamente esclarecidas. Ultrapassar os obstáculos que lhe são colocados, sem demonstrar nenhum azedume, sem sequer se notar nenhuma palavra de indignação perante tantos erros, é de um glorioso Homem.

Vendo hoje, o jovem Tomás Tavares a jogar já todos percebem que dentro do que tinha nos quadros do Benfica, mais uma vez, Bruno Lage demonstrou que é muito bom a avaliar as qualidades de um jogador, sabe escolher muito bem quem deve subir para a equipa principal, Tomás Tavares é realmente um extraordinário defesa-direito em potência. Depois de ter dado tantos minutos a este jovem defesa-direito, já não faz sentido neste momento contratar um defesa-direito agora que já não estamos na LC, mas continuo a acreditar como penso que Bruno Lage também acreditava, que no início da época, a Direcção deveria ter contratado um defesa-direito experiente (Djibril Sibidé, de 27 anos, um reforço com experiência na Champions), teria permitido ao Benfica ser competitivo na Europa nesta época e na próxima época, dando assim, tempo ao Tomás Tavares para ganhar experiência competitiva e atingir a plenitude das suas capacidades físicas, de forma a garantir que existiria sempre excelência na lateral direita do plantel do Benfica durante largos anos.

Um novo guarda-redes que possa rivalizar com Odysseas, depois de se assistir a relação entre a quantidade de golos sofridos/remates defendidos pelo Zlobin nestas aparições na Taça da Liga e na Taça de Portugal torna-se incompreensível, as razões pelo qual a direcção não ainda não contratou esse guarda-redes experiente que o Bruno Lage pediu. O Benfica corre risco de não conseguir vencer muitos troféus esta época por não querer corresponder a opinião avalizada do seu treinador. É evidente que em caso de lesão do Odysseas as probabilidades de sucesso desportivo do Benfica baixam imenso. Compreende-se que o Bruno Lage, mesmo com risco de prejudicar a passagens as eliminatórias seguintes do Benfica, utilize o guarda-redes nº2, pois só jogando permitirá que evolua como guarda-redes, uma vez que caso venha a ocorrer alguma lesão ao Odysseas, tem-se que lutar pelos títulos com o nº2. Neste momento é um facto indesmentível, no plantel do Benfica, a posição de Guarda-redes está deficitária, por exclusiva decisão/incapacidade da direcção em satisfazer as necessidades do Bruno Lage. Já todos tomamos conhecimento publicamente que o Bruno Lage necessita de um guarda-redes que possa competir com o Odysseas pela baliza do Benfica.

Outra posição que está deficitária desde o início da época é do avançado que possa jogar como 2º avançado, que tenha capacidade de jogar entre-linhas, técnica individual para criar sozinho oportunidades de golo e agressivo na recuperação de bola. Medhi Taremi demonstrou mais uma vez e desta vez em pleno Estádio da Luz, que seguramente é um dos melhores jogadores entre os 22 que estavam em campo. É um jogador com as qualidades físicas e técnicas que encaixam que nem uma luva nesta actual equipa do Benfica. No futebol as características dos jogadores devem ser mais valorizadas do que o nome/nacionalidade que se têm. A qualidade é o principal, foi assim que se contratou o Chiquinho e o Vinícius que agora estão a mostrar-se no Benfica.

Naf disse...

E que tal enviar esses dados estatísticos para a federação, para o Benfica e para a comunicação social!?

Está na hora de se começar a fazer barulho e a pressionar os órgãos para que sejam isentos e sérios.