quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Despedida do Bruno Fernandes e do Fejsa

As saídas de 2 extraordinários jogadores de futebol da nossa Liga é a noticia do dia, são 2 jogadores que marcaram a nossa Liga nas últimas épocas, estamos a falar daquele que mais prémios individuais recebeu nos últimos anos e o que acumula mais títulos nacionais conquistados entre todos os que participaram nesta edição da Liga Portuguesa (Fejsa é mesmo um caso raro, esta temporada está a tentar conquistar o seu 12º titulo de campeão nacional, em toda a sua carreira apenas não foi campeão uma única época).


  • Bruno Fernandes já foi eleito o melhor jogador da Liga por 2 vezes, o seu passe acaba de ser adquirido pelo Manchester United. É um médio que na época passada fez 32 golos em 53 jogos e nesta época 2019/20 apesar do fraco desempenho colectivo do Sporting já marcou 15 golos em 28 jogos (não são números ao alcance de qualquer médio por está Europa fora).

Existem jogadores com qualidades individuais extraordinárias para jogar futebol e que merecem testar as suas capacidades perante os melhores, nada melhor que a Liga Inglesa para um médio ofensivo com tanto golo como é o Bruno Fernandes. 

Existem outro tipo de jogadores (médio defensivo) cuja função nas equipas não é de brilhar ou aparecer nos resumos da TV, mas que são também muito importantes para o sucesso desportivo do seu clube, que é que tem acontecido ao longo da carreira de futebolista de Ljubomir Fejsa. Quando se olha para o quadro resumo do Bruno Fernandes e o do Ljubomir Fejsa, constatamos que existem diferenças, na realidade os 2 são muito diferentes em campo, mesmo sendo ambos centro-campistas.
  • Ljubomir Fejsa, aos 31 anos já tem no currículo 11 títulos de campeão nacional conquistados. Como acontece com todos, com o passar do tempo se vai perdendo capacidades físicas, o mais natural é que nos últimos anos como profissional se vá representar equipas com menos responsabilidades do que o Benfica, por isso no que resta da época 2019/20 vai representar o Alavés da Liga Espanhola (apesar de Fejsa ter sido um talismã para as equipas por onde tem passado não é crível que possa conquistar troféus no Alavés). Mas como já jogou 351 minutos pelo Benfica nesta temporada 2019/20, o campeoníssimo Fejsa, mais uma vez deixou evidente o seu insaciável apetite por títulos e hoje deixou estas palavras de despedida: "Volto em Maio para comemorar o título". Conquistará Fejsa está temporada o seu 12º título nacional?


Boa sorte nesta nova caminhada quer para o Bruno Fernandes, quer para o Ljubomir Fejsa. Será que os seus substitutos naturais nos respectivos plantéis conseguiram atingir o mesmo sucesso desportivo.

  • Francisco Geraldes conseguirá conquistar mais do que 2 Taça da Liga e 1 Taça de Portugal nos anos que conseguir se manter no Sporting? No currículo já tem 1 Taça da Liga e 1 Taça de Portugal, logo aos 24 anos e com um contrato que só termina em 2021 está mais que a tempo de poder contribuir com mais troféus para o museu do Sporting. Seria algo que deixaria Sportinguistas bastante satisfeitos, conseguir aliar a conquista de troféus desportivos num futuro próximo ao sucesso financeiro agora alcançado com o passe do Bruno Fernandes. 
  • Florentino Luís conseguirá conquistar mais do que 5 campeonatos nacionais, 3 Taças da Liga, 3 Supertaças e 2 Taças de Portugal, nos anos que conseguir se manter no Benfica? No currículo já conta com 1 campeonato nacional e 1 supertaça, logo aos 20 anos e com contrato até 2024 está mais que a tempo de poder contribuir com mais troféus para o museu do Benfica do que o Fejsa. Seria algo que deixaria os Benfiquistas muito satisfeitos, pois seria sinal que puderam usufruir do contributo desportivo do Florentino Luís durante muitos anos e este conseguiu se desenvolver no Benfica sem ter sido alienado antes de atingir a maturidade futebolistica (o máximo valor económico possível durante toda a sua carreira). Queira quem manda no Benfica atribuir a camisola nº5 e toda a responsabilidade/legado a alguém formado com a mistica Benfiquista que possa também ser o médio defensivo capaz de conquistar 5 ou 6 campeonatos nacionais tal como Fejsa conseguiu.

Sem comentários: