quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Que rica prenda de Natal: Artur Soares Dias e Carlos Xistra no sapatinho

Os adeptos tem de ter paciência, tem de gramar mais uma vez com estes artistas. Vá lá, é o Natal!

Uma vez que o histórico de confrontos no Estádio da Luz, reflecte uma clara vantagem do Benfica em relação ao Braga, o Conselho de arbitragem decidiu equilibrar as forças em confronto ao nomear Artur Soares Dias como arbitro e Carlos Xistra como VAR.

Pergunta o meu amigo, onde estão as provas que o objectivo do Conselho de Arbitragem é nivelar esta eliminatória da taça de Portugal entre o Benfica e o Braga?
Aqui estão os dados estatísticos que comprovam que o Artur Soares Dias e o Carlos Xistra tem o dom de diminuírem o rendimento do Benfica, potenciando o do seu grande rival, F. C. Porto, pois:
  1. Nestas ultimas 12 épocas, o Artur Soares Dias foi o arbitro mais vezes nomeado para jogos disputados pelos 4 candidatos ao titulo (Benfica, F. C. Porto, Sporting e Braga), em média foi nomeado para 31 jogos de cada uma das equipas. Os dados estatísticos revelam que aos seus olhos, o Benfica apenas conquista 69% dos pontos possíveis e o seu principal rival se transforma na equipa com melhor rendimento médio em Portugal, pois o F. C. Porto conquistou em média 79% dos pontos nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias. O Artur Soares Dias ao garantir uma diferença média de 9 pontos em 30 jogos, podemos afirmar que sozinho foi responsável por 1 dos 5 campeonatos que o F. C. Porto conquistou nas últimas 12 épocas. Ou seja, o Benfica conquista menos 13% dos pontos possíveis nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias do que é o rendimento médio do clube com todos os outros árbitros. 
  2. Carlos Xistra foi o 2º arbitro mais vezes utilizado pelo Conselho de Arbitragem para a definição do campeão nacional, em média apitou 27 jogos de cada um dos 4 candidatos ao título. Também podemos afirmar que o Carlos Xistra, sozinho garantiu 1 dos 5 campeonatos que o F. C. Porto conquistou nas últimas 12 épocas, uma vez que, nos seus jogos em média o F. C. Porto conquistou 86% dos pontos possíveis, enquanto o Benfica apenas arrecadou 74% dos pontos possíveis, ou seja esta diferença de 12% equivale a 10 pontos de diferença por cada campeonato de 30 jogos.   
  3. Com Artur Soares Dias, conquistando o Benfica em média 69% dos pontos e o Braga conquistando em média 52% dos pontos possíveis, quer dizer que a diferença entre as duas equipas é de 17% aos olhos do Artur Soares Dias, quando com todos os outros árbitros a diferença média entre os dois clubes é de 22% (o Benfica conquista 82% e o Braga 60%).
  4. Apesar de serem equipas com um poderio atacante bastante diferentes como atestam os 860 golos marcados pelo Benfica e os 597 golos marcados pelo Braga nos últimos 12 campeonatos, aos olhos do Artur Soares Dias chegaram o mesmo número de vezes as áreas, pois ambas tem um saldo desfavorável de penaltis assinalados pelo Artur Soares Dias, uma vez que assinalou 7 penaltis favoráveis ao Braga e 8 desfavoráveis, também assinalou 6 penaltis favoráveis ao Benfica e 7 desfavoráveis. Assinalar 7 penaltis desfavoráveis a um candidato ao título, é obra, é que em todo o quadro de árbitros das últimas 12 épocas não existe nenhum arbitro que tenha assinalado sequer 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto. Nos 5 confrontos directos entre estas 2 equipas para o campeonato que dirigiu nas últimas 12 épocas, assinalou o mesmo número de grande penalidade favorável a cada uma das equipas (1 para o Benfica e 1 para o Braga, mesmo tendo o Benfica marcado nesses 5 jogos mais 8 golos que o Braga), assinalou também 2 expulsões favoráveis ao Benfica (total de 51 minutos em superioridade numérica) e 1 expulsão favorável ao Braga (23 minutos em superioridade numérica).
  5. Carlos Xistra já dirigiu 2 confrontos directos entre o Benfica e o Braga para o campeonato nas últimas 12 épocas, sendo que em 2010/11 expulsou Javi Garcia numa alegada agressão ao Alan aos 41 minutos, numa altura em que o Benfica vencia por 1-0 e cujo a superioridade numérica viria a permitir ao Braga virar o resultado para 2-1 interrompendo assim uns históricos 18 vitorias seguidas desse Benfica de Jorge Jesus. Durante estes últimos 12 campeonatos, Carlos Xistra assinalou 13 decisões arbitrais favoráveis ao Braga (7 penaltis favoráveis e 6 expulsões favoráveis) e apenas 9 decisões arbitrais desfavoráveis (7 penaltis e 2 expulsões), já ao Benfica assinalou 5 decisões arbitrais favoráveis (3 penaltis e 2 expulsões) e 5 desfavoráveis (3 penaltis e 2 expulsões), ou seja o Braga usufruiu de um saldo favorável de 4 decisões arbitrais e o Benfica teve um saldo nulo nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra. 
  6. Com a arbitragem do Carlos Xistra o Benfica nestes últimos 12 campeonatos conquistou em média 74% dos pontos possíveis e o Braga conquistou 57% dos pontos possíveis, ou seja existe uma diferença de 7%, enquanto com todos os outros árbitros essa diferença é em média de 21%, uma vez que o Benfica conquista 81% e o Braga 60% dos pontos possíveis nestas 12 épocas.
  7. Assim, resumindo entre o Arbitro (Artur Soares Dias) e o VAR (Carlos Xistra), estamos a falar de 2 arbitros que em conjunto apitaram 54 jogos do Benfica e 61 jogos do Braga, usufruiu o Braga de um saldo favorável de 3 decisões arbitrais (28 favoráveis e 25 desfavoráveis), enquanto o Benfica apenas tem um saldo favorável de 1 decisão arbitral (19 favoráveis e 18 desfavoráveis). É obra em 54 jogos, que são quase 2 campeonatos completos de 30 jornadas cada, o Benfica apenas obteve um saldo de 1 decisão arbitral favorável! Foi nestas condições que o Benfica teve que repartir os títulos com o F. C. Porto nestas últimas 12 épocas, clube que nos 55 jogos apitados por estes 2 árbitros, teve a sorte de ter competido nesse nesse período usufruindo de um saldo favorável de 14 decisões arbitrais (que é a soma de 15 penaltis favoráveis e 9 expulsões favoráveis, subtraindo os 4 penaltis desfavoráveis e  6 expulsões desfavoráveis).
Os dados estatísticos deixam por demais evidente a razão pelo qual o rendimento do Benfica tem sido muito inferior ao do F. C. Porto nos jogos arbitrados por Artur Soares Dias ou Carlos Xistra, a predisposição para ver/assinalar os penaltis e expulsões não é igual perante esses dois emblemas.


Gostaria de conhecer a sua opinião sobre esta dupla nomeação, acredita que o Conselho de Arbitragem sabe das tendências que esses dados estatísticos deixam transparecer ou não?

1 comentário:

ChakraIndigo disse...

Obviamente que tem, daí os nomear para os jogos mais importantes do Benfica.

Mas como se houve o Pedro Guerra dizer que SD e JS são os 2 melhores arbitros, e o presidente a abraçar o Xistralhadas...

Viva o Benfica