sábado, 6 de julho de 2019

PLANTEL DO SPORTING 2019/20

Tal como fizemos aqui no ano passado, vamos dar a nossa opinião sobre os plantéis dos 3 grandes.

Vamos analisar nesta publicação o plantel do Sporting 2019/20.
Ponto prévio: a valia do plantel do Sporting para esta época que agora se vai iniciar dependerá e muito do Bruno Fernandes ser transaccionado (Plano A) ou não neste defeso (Plano B). Na óptica da administração liderada pelo Frederico Varandas é a primeira hipótese que melhor garante um futuro sustentável ao clube, mas para a satisfação dos desejos desportivos dos adeptos é preferível aquilo que o Frederico Varandas designou como sendo o plano B, uma vez que a manutenção do Capitão Bruno Fernandes aumentaria e muito a capacidade competitiva do clube, tal como a probabilidade de atingir o objectivo económico/desportivo máximo do Sporting, que é classificar-se para a Liga dos Campeões (terminando a temporada 2019/20 num dos 2 primeiros lugares da classificação final no Campeonato Português).

Para a nossa análise vamos considerar então que o Bruno Fernandes se mantém no plantel. Assim sendo, podemos verificar que até ao momento dos mais utilizados da época 2018/19, só deixaram o clube, o Gudelj (4º mais utilizado), o Nani (12º mais utilizado e o Salin (15º mais utilizado) e foram contratados os seguintes reforços, Rosier, Luís Neto, Eduardo, Rafael Camacho e Vietto além de terem sido promovidos a equipa principal o Maximiano, Thierry Correa, Abdu Conté, Gonçalo Plata e o Pedro Mendes. Este é o quadro resumo do plantel do Sporting 2019/20.


Em princípio para que seja uma época de sucesso desportivo, o Keizer deve ter a sorte de contar com a presença/disponibilidade dos seguintes 9 jogadores no núcleo base (estão a negrito e assinalados *):

  • Rosier, Coates, Mathieu, Battaglia, Bruno Fernandes, Acuña, Raphinha, Vietto e Bas Dost, sendo o Wendel o suplente que estará mais próximo de estar entrar nesse núcleo base (*).
  • Os 5 jogadores imprescindíveis neste plantel 2019/20, são o Rosier, Coates, Bruno Fernandes, Vietto e o Bas Dost, sendo o Raphinha o mais próximo de entrar neste grupo restrito dos 5 jogadores mais importantes do plantél.
Do que se vê no plantel acima apresentado (contando com Bruno Fernandes), podemos concluir que o plantel 2019/20 é claramente superior ao da época 2018/19 e tem todas as condições para não terminar a 11 e 13 pontos dos outros 2 rivais diretos com aconteceu esta temporada. É certo que a qualidade do plantel aumentou, mas denota-se que o plantel continua sem muitos elementos com o ADN de vencedores, os novos jogadores contratados não vieram acrescentar experiência de titulos conquistados. No geral são muito poucos os jogadores deste elenco que já acumularam títulos de campeões no seu currículo, por tudo isso será muito difícil para este Sporting conseguir terminar a época 2019/20 como campeão nacional, tendo em conta que o Benfica e o F. C, Porto tem muitos mais elementos que já deram mostras de ter a competência e a competitividade necessária que caracterizam os campeões.

Conclusão: O Sporting está melhor apetrechado para lutar com os seus grandes rivais, mas é pouco expectável que consiga terminar a época no lugar mais alto da tabela classificativa.

2 comentários:

Acabadinho de chegar disse...

Não concordo que os 3 jogadores, Dost, Fernandes e Acuna, fiquem. Pelo menos dois terão de ser vendidos. Dost ganha 6M / ano o que é incomportável para o clube que quer e é obrigado a equilibrar as contas. Em especial quando pouco pouparam nas modalidades, às quais acrescentaram algumas novas.
Sem isso nunca o conseguirão.
Tem dívidas bancárias muito antigas que são obrigados a amortizar, assim com outras dívidas a fornecedores e atletas que são obrigados a pagar.
Se houvesse no país um PGR e um MP sério, já lhes teriam fechado as portas, obrigando à dissolução do clube por falta de pagamento e não cumprimento das obrigações financeiras contratualizadas.

Helder Silva disse...

Não percebo porque é que o Rosier é imprescindível. É um jogador que fez 19 jogos pelo Dijon que desceu de divisão. Talvez seja um bom jogador,mas tem de mostrar serviço