domingo, 3 de fevereiro de 2019

Fontelas Gomes não tem condições para continuar a frente do Conselho de Arbitragem

Nomear Artur Soares Dias para este Derby é uma afronta direta ao Benfica, o único clube que ainda pode lutar pelo título nesta temporada 2018-19, com o actual PortoAoColo em vigor até ao momento.

Um dirigente máximo de um sector tão sensível como o da Arbitragem, tem de conhecer as tendências aos árbitros que comanda e não deve hostilizar nenhum dos clubes participantes na competição. Nomear Artur Soares Dias novamente para um Sporting-Benfica, depois do que aconteceu na 30ª jornada da época 2016-17 em que conseguiu obrigar o Benfica a perder pontos na altura preciosos na sua luta pelo titulo com o F. C. Porto, pois assinalou 1 penalti favorável ao Sporting e não foi capaz de assinalar nenhum dos diversas infracções na área cometidas pelos jogadores do Sporting, estes são 3 exemplos flagrantes desse Derby:




Já no anterior Derby que dirigiu na 26ª jornada da época 2011-12 (Sporting 1 - Benfica 0 que permitiu ao F. C. Porto a decisiva vantagem na luta pelo título), Artur Soares Dias também assinalou 1 penalti favorável ao Sporting e não foi capaz de assinalar nenhum destas infracções na área do Sporting que se seguem:

 
Algum adepto pode afirmar que Artur Soares Dias está a apitar estes jogos aplicando as regras do jogo o melhor que sabe? Ninguém pode dizer isso, todos sabemos que estas decisões estão condicionadas não pelas leis do jogo, mas sim pela tendência arbitral do Artur Soares Dias.


Como todos os adeptos de futebol sabem, Fontelas Gomes também sabe perfeitamente que o Artur Soares Dias não assinalou estes penaltis favoráveis ao Benfica, não propriamente para ajudar o rendimento desportivo do Sporting, mas sim para prejudicar o rendimento desportivo do Benfica que é rival que estava a disputar o título com o F. C. Porto. Esta é a nomeação que agrada aos interesses do Sérgio Conceição, mais uma vergonha para a nossa Liga.

De facto, a estatística torna muito evidente as tendências dos árbitros. É que, o Artur Soares Dias é de entre todos os árbitros da Liga, aquele que assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica, foram 6 as vezes que assinalou grande penalidade contra o Benfica! E só foi capaz de assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nas últimas 11 épocas, mesmo tendo deixar por assinalar os seguintes lances:



 



Estes são alguns dos exemplos de lances que demonstram o porquê de a estatística nos apresentar apenas 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto assinalados pelo Artur Soares Dias nas últimas 11 épocas, quando já foi capaz de punir o Benfica com 6 penaltis desfavoráveis nesse mesmo período. 

Para que se veja bem qu,e o número de penaltis desfavoráveis ao Benfica que Artur Soares Dias assinalou (6) nunca pode traduzir a normalidade no campeonato, constata-se que é até superior aos total de penaltis favoráveis ao Benfica que ele assinalou nos 28 jogos do clube que apitou para o campeonato nas últimas 11 épocas! Mas alguém acredita que num campeonato inteiro (28 jogos é quase igual a um campeonato de 30 jogos que foram a maioria das últimas 11 épocas), um clube grande como o Benfica, consegue em condições de normalidade arbitral terminar uma temporada tendo cometido mais infracções na sua área do que os que obrigou os seus adversários a cometer? Outra forma de se constatar de que os 6 penaltis desfavoráveis ao Benfica que o Artur Soares Dias assinalou são uma anormalidade estatística, é que nesse mesmo período de 11 épocas não encontramos nenhum arbitro em Portugal que tenha sido capaz de assinalar 6 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, o clube com o rendimento mais semelhante ao do Benfica nesse período, nem 5, nem 4, nem sequer 3! E o F. C. Porto é o rival que tem dividido os títulos com Benfica nas últimas 11 épocas (5 títulos para cada equipa e falta atribuir o desta época), mas 1 só sofre 2 penaltis e o outro 6! Equipas que nestas últimas 11 épocas tiveram um rendimento médio muito semelhante. Também temos a curiosidade de Artur Soares Dias ter visto mais penaltis favoráveis ao F. C. Porto (7) do que favoráveis ao Benfica (5) nestas mesmas 11 épocas, mesmo tendo apitado 28 jogos do Benfica e apenas 23 do F. C. Porto.

Esta Liga está a ser demasiado parcial no que toca a arbitragem, já são demasiados os sinais dados de que pretendem definir antecipadamente o campeão 2018-19, os adeptos merecem ver um competição em que exista verdade desportiva, não uma tendência clara em beneficio de uma equipa semana após semana.

Fontelas Gomes já demonstrou que não tem condições para garantir equidade arbitral na Liga.
Cabe aos dirigentes e aos adeptos exigir a reforma que tem de ser feita! 

2 comentários:

JG disse...

- boneco coacção para o ladrão a dias " ou ganham os sapos ou estás fudido "
- ladrão a dias para o boneco " eles sabem que vão ser roubados à bruta, no final gozamos à grande e ninguém no BENFICA toma medidas sérias ahahahaahhaha.
é isto

João Santos disse...

Arbitragem perfeita do Artur Soares Dias e VAR