sábado, 5 de janeiro de 2019

15 jornadas de um campeonato com o PortoAoColo do VAR em vigor

Esta 15ª jornada, foi mais uma em que o VAR voltou a falhar, no único golo do Aves 0 - F. C. Porto 1. Estamos a falar de um fora-de-jogo não assinalado, ou seja de um lance que não depende da interpretação do arbitro, da intensidade do toque, resume-se simplesmente em analisar de forma objetiva se o avançado está adiantado ou não em relação a linha defensiva adversária, se é ou não fora-se-jogo e sendo-o ter a coragem de o assinalar. Pois, esse é suposto ser, o trabalho de um elemento neutro/imparcial como deve ser um arbitro ou VAR num jogo de futebol. Em apenas 15 jornadas já são inúmeros os erros de arbitragens com influência direta no resultado final. São tantos os erros no mesmo sentido, que até parece que os responsáveis pelo sector da arbitragem não têm o mímimo de pudor em assumir que já têm um clube escolhido para ser o campeão nacional 2018/19.
E após mais um jogo, em que a verdade desportiva não foi defendida pela arbitragem nacional, a comunicação social ainda tenta branquear esses erros arbitrais, não fazendo nenhuma referência aos mesmos como se pode ver nas lastimáveis capas dos jornais desportivos de ontem. Vergonhoso!
Vergonhosas capas que perpectuam os erros arbitrais grosseiros que temos vindo a assistir!

Estes erros arbitrais numa era em que os árbitros podem usufruir da ajufa do VAR não são aceitáveis.
Não é compreensível que tenha acontecido os seguintes erros com a aplicação do protocolo VAR:
  • 15ª jornada, Aves 0 - F. C. Porto 1, arbitrado pelo João Pinheiro em que o único golo do jogo foi obtido na sequência de um fora-de-jogo, erro incompreensivelmente não corrigido pelo VAR  e que acabou permitindo ao F. C. Porto acrescentar +2 pontos diretamente com essa falha na aplicação do protocolo VAR, pois em defesa da verdade desportiva, o VAR  tem a obrigação de intervir em lances de fora-de-jogo não assinalados pela equipa de arbitragem sempre que resultem em golo. 
  • 14ª jornada, no F. C. Porto 2 - Rio Ave 1 em que Tiago Martins deixou por assinalar infrações na área defendida pelo F. C. Porto, ou seja no final da partida o clube acabou acrescentado +2 ou +3 pontos do que conquistaria no caso de terem sido assinaladas as infrações que o arbitro não quis ver e o VAR não teve coragem para corrigir.
Imagens e analise deste jogo podem ser visto aqui.
  • Na 13ª jornada, no Santa Clara 1 - F. C. Porto 2 arbitrado pelo Luis Godinho, com os 2 golos do F. C. Porto precedidos de irregularidades, lances que o VAR deveria invalidar seguindo o protocolo em vez do PortoAoColo em vigor nesta Liga Nacional. Neste jogo foram acrescentados pelo menos +2 pontos nas contas do F. C. Porto em consequência da aplicação do PortoAoColo do VAR em vez de se fazer respeitar o protocolo do VAR.


  • Na 12ª jornada, Manuel Mota não teve coragem de assinalar uma grande penalidade desfavorável ao F. C. Porto num momento da partida em que o Portimomense poderia fazer o 2-0 no marcador neste lance. Depois deste lance no qual o VAR preferiu o PortoAoColo em vez de fazer cumprir os regulamentos, na imagem que se segue ficou ainda mais claro para todos os adeptos que o Filipe é ininputável aos olhos dos árbitros nacionais, vale mesmo tudo. 
  • Na 11ª Jornada, no Boavista 0 - F. C. Porto 1, Hugo Miguel permitiu ao F. C. Porto fazer o único golo do jogo ao 95 minutos, depois de te ignorado 2 infrações na área do F. C. Porto, uma aos 69 e outra aos 79 minutos de jogo. Incrível como, por 2 vez, os responsáveis pela salvaguarda da verdade desportiva se esqueceram que devem aplicar o protocolo do VAR. Em proveito sempre do mesmo continuaram a aplicar o PortoAoColo do VAR, afinal na opinião deles é só mais um erro ou outro que se deixa passar sem influência na avaliação final que se vai fazer das decisões do VAR durante uma época inteira!

  • Na 10 jornada, no confronto direto entre o F. C. Porto e o Braga que partilhavam a liderança nessa altura, ainda com o jogo empatado Artur Soares Dias, em mais uma demonstração do seu constante PortoAoColo, preferiu não exibir o 2º cartão amarelo ao Soares, quando este atingiu Claudemir com o cotovelo aos 57 minutos, o mesmo Soares que aos 88 minutos viria a marcar o único golo deste jogo.
Não vale a pena continuar a analisar mais jornadas anteriores, pois as decisões arbitrais tem sido recorrentemente em beneficio do mesmo clube que os responsáveis pela arbitragem escolheram como seu favorito a conquista do titulo de campeão na nossa Liga.

Anteriormente Carlos Xistra já tinha assinalado penalti favorável ao F. C. Porto, permitindo-lhe acrescentar +2 pontos nos descontos do Belenenses 2 - F. C. Porto 3 da 2ª jornada.
Manuel Mota, quando o Setúbal marcou o golo de empate apesar de nada ter visto de ilegal no lance, achou por bem recorrer ao video para visionar alguma possível infração e acabou mesmo anulando o golo do Setúbal neste lance.
Neste Setúbal 1 - F. C. Porto 2 da 5ª jornada, em nenhuma destes 2 lances para vermelho direto que se seguem, o arbitro conseguiu sequer ver/assinalar falta e o VAR também não corrigiu estes erros arbitrais grosseiros. Manuel Mota a demonstrar o seu PortoAoColo com todo explendor, com o VAR a ajudar.

Além dos jogos acima referidos, mesmo nos jogos em que acabou não conseguindo conquistar pontos porque o adversário foi capaz de por si só fazer muito mais que o F. C. Porto, nesses jogos o F. C. Porto acabou tendo penaltis perdoados ou golos mal validados como nestes lances que se seguem:


Ainda nem chegamos ao final da 1ª volta e já temos tantos e tantos pontos acrescentados por erros que são incompreensíveis como ainda podem acontecer numa liga com o protocolo do VAR em vigor.
Erros tão reiterados só podem ser explicados pela troca do protocolo pelo PortoAoColo do VAR!

5 comentários:

karlos disse...

Perderam a vergonha estes da fpf e da liga e da CA até ao dia que a justiça lhes bata a porta a pedir contas das suas batotas e trafulhices no futebol

karlos disse...

Alguém tem de avisar o MP é a justiça em Portugal do que se passa no desporto em Portugal mais concretamente no futebol pois são batotas atrás de batotas onde dois clubes um azul outro verde são levados ao colo pelos árbitros e nimguem quer saber

Minha Chama disse...

Já podes acrescentar mais à lista ;)

Um grande abraço

Anónimo disse...

Façam vídeos exponham essa pouca vergonha à UEFA à FIFA e demais entidades este futebol Português mete nojo.Um Futebol Corrupto do Porto que se pavoneia pela comunicação social sem castigo, é um fartar vilanagem todas as semanas mais do mesmo, é só acrescentar capítulos. Triste País.

Francisco disse...

O que me da mesmo nojo é um Otávio Lopes, Manuel Freitas, Otávio Machado etc etc nao abrirem a boca para defenderem o futebol, nao é contra o BENFICA o que se esta a passar é contra o futebol a verdade dentro do terreno do jogo, por os vendidos como o judas que vendeu a sua alma ao diabo, estes estao a comprar o tacho, ao primeiro lugar para o CORRUPTOS f c do Porto ganharem o campeonato como tantas e tantas vezes ganharam com BATOTA, os BATOTEIROS nunca tiveram nem vau ter VERGONHA.