sábado, 22 de setembro de 2018

Conselho de Arbitragem inexplicavelmente nomeou o Manuel Oliveira para o Setúbal-F. C. Porto

Apesar da aceitação dos convites para assistir aos jogos no camarote do Dragão, mesmo sendo tal facto do conhecimento geral da comunidade futebolistica portuguesa Manuel Oliveira continua a merecer recorrentemente nomeações para jogos que definem quem vencerá o campeonato nacional.


O que leva o Conselho de Arbitragem a nomear para um jogo entre uma equipa da A. F. Setúbal e outra da A. F. Porto um arbitro de uma destas associações? O critério regional não pode ser aplicado só para alguns, tem de haver equidistância nas decisões arbitrais.
O que leva o C. A. a nomerar o Manuel Oliveira da A. F. Porto para dirigir, o jogo do F. C. Porto nesta 5ª jornada, nesta deslocação a Setúbal? Todos sabem que os árbitros tem muitas dificuldades em assinalar grandes penalidades e expulsões desfavoráveis aos clubes da sua própria associação. Os árbitros estão condicionados pelos adeptos da sua zona de residência, esse é um dado objetivo. Nos 10 jogos do F. C. Porto que já apitou para o campeonato nacional, o Manuel Oliveira nunca assinalou nenhum penalti desfavorável ao F. C. Porto e a única decisão de expulsar um jogador do F. C. Porto, ocorreu já aos 94 minutos, obviamente já sem qualquer possibilidade de ser prejudicial ao rendimento do clube nessa partida.

É por saber que o critério regional tem influência é que nunca vemos um árbitro da Madeira a apitar jogos do Marítimo ou do Nacional, um arbitro do Argarve a apitar jogos do Portimonense ou Olhanense, um arbitro de Setúbal a apitar jogos do Vitória de Setubal, etc.
Normalmente o C. A. tenta evitar nomear árbitros da própria associação de um dos clubes em confronto, é por essa razão que é surpreende esta nomeação do Manuel Oliveira, como seria também muito surpreendente constatarmos que tinha sido nomeado um arbitro da A. F. Porto ou da A. F. Setúbal para um Setúbal - F. C. Porto.

Todos sabemos que, Bruno Paixão e Bruno Esteves são árbitros da A. F. Setúbal com muitos anos na 1ª liga, e que pelo critério regional normalmente não estão elegíveis para jogos em que intervem o Vitória de Setúbal, daí o facto de nunca ter arbitrado nenhum jogo do Setúbal contra o F. C. Porto, Benfica.

Sabemos que, apesar de nas últimas 11 épocas, o Bruno Esteves ter apitado muitos jogos dos candidatos ao titulo (12 jogos do F. C. Porto, 12 jogos do Benfica, 10 jogos do Braga e 11 jogos do Sporting), nunca  foi nomeado para qualquer jogo em que o Setúbal estivesse envolvido, uma vez que, o Setúbal é o clube da Associação de Futebol a que este arbitro pertence. Em relação ao Bruno Paixão também se constata que apesar ter apitado muitos jogos dos candidatos ao título (7 do F. C. Porto, 14 do Benfica, 19 do Braga e 15 do Sporting, ao longo das últimas 11 épocas), apenas por uma unica vez, foi nomeado para um jogo do Setúbal, no caso contra o Sporting, ou seja nunca foi nomeado para nenhum jogo do F. C, Porto, Benfica ou Braga contra o Setúbal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já está a razão bem explicita!

Anónimo disse...

Vi o jogo e, nem por uma vez a realização televisiva filmou a claque dos macacos... Vá-se lá saber porquê...

Anónimo disse...

Também não vale a pena. Eu quando quero ver macacos vou ao ZOO.
Por outro lado, devem ter sido "aconselhados" a não fazer.