quarta-feira, 25 de abril de 2018

Hoje é 25 Abril - Liberdade para falar das nomeações

Hoje é dia da Liberdade em Portugal. Apesar dos critérios das nomeações serem poucos discutidos na imprensa nacional, pelo menos nesta data especial, esperamos que se possa fazer uma reflexão as claras sobre estes temas. É que os árbitros não são todos iguais para nenhum clube no mundo.
Faz diferença ter mais vezes uns do que outros para o rendimento de um clube durante 34 jogos. Reconhecendo isso, compete ao C. A. tudo fazer para criar condições arbitrais, o mais semelhante possível para todos os clubes que lutam pelos mesmos objetivos.

Como sabem, aqui neste Blog, utilizamos os dados estatísticos dos últimos 10 campeonatos, determinando,  assim o rendimento médio do clubes com todos os árbitros. Factos estatísticos:
  1. Benfica, nos últimos 10 campeonatos, foi a equipa que conquistou mais pontos, 750 pontos em 313 jogos, ou seja, a equipa conquista em média 80% dos pontos possiveis em cada jogo.
  2. F. C. Porto, nos últimos 10 campeonatos, conquistou 746 pontos, ou seja, é uma equipa que conquista em média 79% dos pontos possíveis. Sempre que verificamos que o F. C. Porto é o clube com o melhor desempenho médio em Portugal com um determinado arbitro, então estamos na presença de um arbitro favorável ao rendimento desportivo do F. C. Porto, o mesmo se aplica na situação inversa, ou seja sempre que encontramos um árbitro com o qual o rendimento do Benfica é superior ao do F. C. Porto em mais que 1% (80% - 79%).
  3. Sporting, nos últimos 10 campeonatos, conquistou 636 pontos, ou seja, é uma equipa que conquista em média 68% dos pontos possíveis. Como, o Sporting conquistou menos 114 e 110 pontos que o Benfica e o F. C. Porto respetivamente, não é expetável encontrarmos algum arbitro com o qual, o Sporting foi o clube com o melhor rendimento desportivo em Portugal nas últimas 10 épocas. De todo o quadro de arbitros, isso só acontece com o Bruno Paixão, com o qual o Sporting conquistou 87% dos pontos disputados em 15 jogos. Nos jogos arbitrados pelo Bruno Paixão, o Benfica conquistou 76% dos pontos possíveis e o F. C. Porto conquistou 72% dos pontos possíveis em jogos arbitrados pelo Bruno Paixão. O C. A. teve em atenção, o facto de F. C. Porto ter obtido com este arbitro de Setúbal, pior rendimento médio que os outros 2 grandes rivais, por isso, nos últimos 10 campeonatos só o nomeou para 7 jogos do F. C. Porto, quando o nomeou para 14 jogos do Benfica e 15 jogos do Sporting. 
  4. Braga, nos últimos 10 campeonatos, conquistou 559 pontos, ou seja, é uma equipa que conquista em média 60% dos pontos possíveis. Como, o Braga conquistou menos 191 e 187 pontos que o Benfica e o F. C. Porto respetivamente, seria uma grande anomalia estatística encontrarmos um arbitro que tenha feito mais de 10 jogos de cada equipa com o qual, o Braga é o clube com o melhor rendimento desportivo em Portugal nas últimas 10 épocas.

Esse desempenho médio do clube serve de termo de comparação para com, o rendimento médio obtido com cada arbitro em concreto no mesmo período em análise, para se concluir se é um árbitro favorável ou desfavorável ao desempenho desportivo do clube em questão.

Não existe melhor forma de compreendermos se as nomeações foram favoráveis ou desfavoráveis, de que confirmar os dados estatísticos do clube com esse arbitro nas últimas 10 épocas. Assim, depois de termos visto anteriormente que estatisticamente se comprova que as questões regionais tem efeito no desempenho médio das equipas, vamos agora ver, qual foi o critério utilizado nas nomeações está época 2017/18. O atual lider da classificação, foi claramente o clube ao qual o C. A. concedeu as melhores condições arbitrais esta temporadas, pois em 31 jornadas foram nomeados:

  • 13 árbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto, nos quais o clube conquistou em média 90% dos pontos disputados! É um rendimento bastante superior aos 81% que o F. C. Porto conseguiu conquistar nos restantes 18 jogos da Liga 2017/18, mais extraordinários ainda atendendo que, nos 13 jogos com a arbitragem da A. F. Porto estão os 2 confrontos diretos com o atual 2º classificado (Benfica) e 1 jogo com o atual 3º classicado (Sporting), que são os rivais mais fortes que enfrentou nesta luta pelo título. Inacreditável 13 árbitros da própria Associação numa época só! Nos 10 campeonatos anteriores nunca tinha acontecido ao F. C. Porto, nem ao Benfica ou Sporting terem mais de 10 nomeações de árbitros da A. F. Lisboa para os seus jogos na mesma época. 
  • Nos 13 jogos árbitrados por elementos da A. F. Porto, encontramos 4 jogos feitos por Artur Soares Dias (100% de vitórias), 3 jogos arbitados pelo Manuel Oliveira (100% vitórias), 3 jogos dirigidos por Jorge Sousa em que o F. C. Porto só não conseguiu 100% de aproveitamento, porque não conseguiu aproveitar os 15 minutos que jogou em superioridade numérica após a expulsão do Zivcovic, para marcar 1 golo, 1 jogo arbitrado pelo Vasco Santos (o F. C. Porto conquistou 100% dos pontos possíveis), 1 jogo arbitrado pelo estreante na Liga Rui Oliveira (100% vitórias) e 1 jogo arbitrado pelo Rui Costa que terminou empatado, na 12ª jornada. Curiosamente. o C. A. não voltou a nomear o Rui Costa para nenhum dos restantes jogos do F. C. Porto durante está época 2017/18 e olhe que após essa 1ª nomeação já foram mais 9 vezes nomeados outros árbitros da A. F. Porto para jogos do F. C. Porto. Todos os 5 árbitros da A. F. Porto já foram nomeados para jogos do Porto, já o Benfica ainda não teve nos seus jogos todos os 4 árbitros da A. F. Lisboa, pois ainda não foi nomeado para nenhum jogo do Benfica em 2017/18 o arbitro internacional lisboeta João Capela.
  • Nos restantes 18 do F. C. Porto que não foram arbitrados por elementos da A. F. Porto, encontramos 4 jogos arbitrados por Hugo Miguel, que é o árbitro da A. F. Lisboa com o qual o F. C. Porto, obteve um rendimento médio mais elevado no agregado das últimas 10 épocas (82% dos pontos possíveis), é o único dos 4 árbitros da A. F. Lisboa em atividade na 1ª Liga, com o qual o F. C. Porto tem obtido um rendimento médio superior ao que tem sido o rendimento médio geral do clube (79%) nas últimas 10 épocas. Logo a ter que disputar partidas arbitradas por elementos da A. F. Porto, a escolha para quem defende os interesses do F. C. Porto só podia recair em Hugo Miguel. Ter 82% de aprovetamento com um arbitro internacional e muito bom, pois em princípio são os que arbitraram os jogos mais difícéis (nos 22 jogos do F. C. Porto que dirigiu estão 2 contra o Sporting e 2 contra o Braga, só ainda não esteve em nenhum contra o Benfica). Como se comprova a nomeação do Hugo Miguel é algo que historicamente é vista com agrado pelos jogadores do F. C. Porto.
  • Nos restantes 18 do F. C. Porto que não foram arbitrados por elementos da A. F. Porto, além dos 4 jogos arbitrados por  Hugo Miguel, encontramos 3 jogos para cada um dos internacionais, Carlos Xistra e Fábio Veríssimo (3º e 7º da classificação dos árbitros 2016/17). Mesmo sendo árbitros internacionais, ou seja, daqueles que são nomeados para os jogos mais difíceis do F. C. Porto, com a arbitragem do Carlos Xistra nas últimas 10 épocas, o F. C. Porto conquistou 83% dos pontos possíveis em 25 jogos (3 deles contra o Braga na Pedreira e 1 no Dragão, 1 contra o Benfica na Luz e outro contra o Sporting em Alvalade). Como se vê Carlos Xistra de Castelo Branco, tem de ser um árbitros que os portistas olham como sendo alguém favorável ao seu rendimento desportivo, até porque o Benfica que foi o rival direto do clube nas últimas 10 épocas em média só conquistou 72% dos pontos possíveis nos jogos arbitrados pelo Carlos Xista. Nos 10 jogos com a arbitragem do Fábio Veríssimo nas últimas 10 épocas, o F. C. Porto conquistou 90% dos pontos possíveis. Assim sendo, Fábio Veríssimo de Leiria, tem de ser um árbitros que os portistas veêm como sendo alguém favorável ao seu rendimento desportivo. Resumindo até agora, nos restantes 18 do F. C. Porto que não foram arbitrados por elementos da A. F. Porto, encontramos um total de 10 jogos arbitrados pelos mesmos 3 árbitros (Hugo Miguel, Carlos Xistra e Fábio Veríssimo). 3 árbitros com o estatuto de internacionais e com os quais o F. C. Porto tem conquistado em média mais do que os 79% dos pontos possíveis que conquista em média com todos os árbitros nas últimas 10 épocas.
  • Além dos 18 do F. C. Porto que não foram arbitrados por elementos da A. F. Porto e dos  10 jogos arbitrados por  Hugo Miguel, Carlos Xistra e Fábio Veríssimo, o arbitro 4º classificado em 2016/17 (Bruno Paixão de Setúbal) foi nomeado para apenas 1 jogo, o arbitro 5º classificado em 2016/17 (Nuno Almeida do Algarve) foi nomeado para apenas 1 jogo, o arbitro 12º classificado em 2016/17 (Tiago Martins de Lisboa) foi nomeado para 1 jogo, o arbitro 17º classificado em 2016/17 (Luís Godinho de Évora) foi nomeado para 1 jogo e encontramos também 4 jogos do F. C. Porto arbitrados por elementos da A. F. Braga, que é a Associação que o Benfica identificou como fazendo parte juntamente com o do Porto, do esquema do NOVO APITO DOURADO no programa a Chama Imensa de 20/11/2017. Nesses 4 jogos dos árbitros da A. F. Porto, temos 1 arbitrado por Manuel Mota (vitória do Porto), 1 arbitrado pelo João Pinheiro (vitória do Porto), já o Luís Ferreira foi nomeado para 2 jogos.O mesmo Luís Ferreira que na época anterior foi o pior classificado dos 3 árbitros da A. F. Braga é o único que é presenteado com 2 jogos Luís Ferreira do F. C. Porto esta época, fica a duvida se não seriam mais jogos se tudo tivesse corrido com o planeado, pois depois da vitória sobre o Portimonense na 7ª jornada, foi nomeado na 20ª jornada para o Moreirense - F. C. Porto que terminou 0-0 e como tal não mais voltou a ser nomeado esta época. Luís Ferreira tinha estado no F. C. Porto-Tondela da 22ª jornada da época 2016/17 (em que assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto e expulsou 1 jogador do Tondela, "arbitragem que o Pepa catalogou como tendo sido surreal") e que depois disso, o dirigente portista, Luís Gonçalves foi ao seu balneário informar que pode ficar descansado que não iria descer de divisão. Coincidentemente no final da época quem desce é o Tiago Antunes. tendo o Luís Ferreira sido o ultimo classificado de entre todos os árbitros que conseguiram não descer de divisão. 



São pois, 13 jornadas com árbitros da sua própria Associação, 4 jornadas com árbitros da A. F. Braga, 10 jornadas com 3 árbitros internacionais que nas últimas 10 épocas permitiram ao clube ter um rendimento médio nos seus jogos superior ao rendimento médio do clube com todos os árbitros, tudo somado estamos a falar de 27 jornadas francamante favoráveis em apenas 31 jornadas, como que o F. C. Porto não havia de estar bem classificado nesta altura.
Como foi explicado em cima, só podemos dizer que nessas 31 jornadas, as nomeações tem sido francamente favoráveis ao F. C. Porto, que teve nos seus jogos 13 árbitros da sua própria Associação e apenas 5 da A. F. Lisboa (associação a que pertence os seus 2 maiores rivais na luta pelo título). Já o Benfica apenas teve 6 árbitros da sua própria Associação (Lisboa) nos seus jogos e teve que levar com 10 nomeações de árbitros da A. F. Porto (Associação a que pertence a sua principal rival na luta pelo título) e o Sporting teve 8 árbitros da sua propria Associação (Lisboa) nos seus jogos e teve que levar com 5 nomeações de árbitros da A. F. Porto, coincedentemente neste aspecto são os mesmo número de arbitragem de elementos da Associação do clube rival que o F. C. Porto teve (5). O Braga ainda só teve direito a 1 arbitro da Associação de Futebol de Braga nos seus jogos, ou seja é a equipa que disputou este campeonato nas piores condições.
O mais provável seria termos o Braga a acupar uma das 2 primeiras posições, se em vez de ter usufruido de apenas 1 jogo arbitrado por um elemento da A. F. Braga, tivessse usufruído das mesmas condições que, o F. C. Porto usufruiu, de competir durante 13 jogos com a vantagem de ter um arbitro da sua própria associação a apitar esses jogos. Meus amigos, nem seria preciso tanto, bastaria que nos confrontos diretos contra o F. C. Porto (1º) e contra o Benfica (2º), em que perdeu os 12 pontos em disputa, tivesse usufruído de 3 arbitragens realizadas por árbitros da A. F. Braga em 3 desses 4 jogos contra os 2 rivais principais, como o F. C. Porto beneficou, ao ter árbitros da sua própria Associação nos 2 confrontos diretos contra o Benfica e num contra o Sporting.

Fontelas Gomes tem noção que até a jornada 31, não tem garantido a equidade entre todos no que toca aos árbitros nomeados, para os jogos envolvendo os 4 candidatos ao título. Será que nestas condições, o Braga terá uma significativa probabilidade de mesmo assim ser campeão? Mantendo-se estas condições até ao fim é muito pouco provável, o Sr. Fontelas Gomes, sabe disso, só pode saber!


Sem comentários: