Onde está o video-arbitro ou a defesa da verdade desportiva?
Nuno Pinto, defesa do Vitória de Setúbal «Na minha opinião não houve penalty, o Bas Dost perdeu a posição e atirou-se para o chão. Eu parei, ele veio por trás, bateu em mim e atirou-se! Se fosse marcado aos 70 minutos, ficava chateado, mas aos 86 minutos acho que é ridículo... Os árbitros é que mandam e temos de respeitar».
Analisando a imagem, será que o Bruno Paixão consegue explicar a infracção que assinalou? Consegue o video-arbitro explicar a infração que viu para validar um castigo máximo nesta imagem?
Se não houver uma explicação dada pelo relatório do Bruno Paixão, poderá qualquer outro arbitro ou mesmo o próprio Conselho de Arbitragem explicar aos amantes de futebol, o que é que o defesa do Setúbal devia ter feito de diferente para que no futuro não volte a ser punido com um penalti. É que vistas as imagens, verifica-se que o defesa posicionou-se bem no sitio onde a bola iria cair , o Bas Dost ao recuar para o sitio a que se dirige a bola, acaba chocando contra o N. Pinto que já tinha ocupado esse espaço onde a bola iria cair.
Como sabem nós aqui no blog, temos registados para efeitos estatísticos, todas as grandes penalidades assinaladas, nos jogos em que interveêm os 4 candidatos ao título (Benfica, F. C. Porto, Sporting e o Braga), nos últimos 10 campeonatos nacionais.
Eis o quadro resumo de todos os campeonatos desde a época 2008/09 até a época 2017/18.
Desde o início quando começamos a recolha destes dados, era nossa convicção que em condições arbitrais normais encontrariamos uma correlação positiva entre o número de penaltis favoráveis e as equipas que marcam mais golos (equipas mais fortes). Mas é com muita estranheza que verificamos que nestes 10 últimos campeonatos, o:
- O F. C. Porto no total marcou 616 golos e usufruiu de 83 grandes penalidades assinaladas a seu favor, ou seja, em média usufruiu de 1 penalti favorável a cada 7,4 golos que o seu ataque consegue produzir.
- O Sporting no total marcou 482 golos e usufruiu de 72 grandes penalidades assinaladas a seu favor, ou seja, em média usufruiu de 1 penalti favorável a cada 6,7 golos que o seu ataque consegue produzir.
- O Benfica no total marcou 643 golos e usufruiu de 70 grandes penalidades assinaladas a seu favor, ou seja, em média o seu ataque teve que conseguir produzir 9,2 golos para usufruir de 1 penalti favorável. Estranha-se, o facto do Benfica ter usufruido de menos penaltis assinalados a seu favor do que o Sporting, mesmo tendo tido nestes últimos 10 campeonatos muito maior força ofensiva que o Sporting, pois marcou mais 161 golos que o Sporting (643-482).
- O Braga no total marcou 451 golos e usufruiu de 49 grandes penalidades assinaladas a seu favor, ou seja, em média o seu ataque teve que conseguir produzir 9,2 golos para usufruir de 1 penalti favorável.
Nestas 10 temporadas, se verificarmos os penaltis assinalados nos momentos em que a equipa pode acrescentar directamente pontos, vemos que o Sporting e o Benfica, usufruiram dos mesmos 26 penaltis assinalados a seu favor ainda com o jogo empatado, mas nem de longe nem de perto estas 2 equipas conseguiram conquistar o mesmo número de pontos, pois nestas últimas 10 temporadas o Benfica conquistou mais de 100 pontos a mais que o Sporting.
Os penalatis assinalados a favor da equipa ajudam muito ao rendimento desportivo, o facto do F. C. Porto ter usufruido de 40 penaltis assinalados a seu favor ainda com o jogo empatado, foi algo que permitiu ao F. C. Porto arrecadar 4 dos últimos 9 titulos de campeão atribuidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário