terça-feira, 18 de abril de 2017

Estatísticas arbitrais quando faltam 5 jornadas para o fim do campeonato

O campeonato entrou na sua fase decisiva em que o mínimo erro pode ser decisivo para a determinação da equipa que será campeão em 2016/17.

Parece que esta temporada está na moda tentar esganar os adversários. Esta semana foi o Maxi quem teve um comportamento vergonhoso para com um colega de profissão.



Samaris se em vez daquela coisa pífia que tentou fazer, se tem apertado o pescoço ao Diogo Ivo, com o mesmo vigor com que o Maxi ou o Corona fizeram, seguramente não estaria neste momento com o problema de ter que responder no âmbito de um processo disciplinar. Ou isso, ou se ele não se equipasse de Vermelho. É que o vermelho, é uma cor que provoca a indignação de diversos comentadores/paineleiros. O desespero para tentar evitar o Tetra é por demais evidente.

Nas 29 jornadas já disputadas nesta época 2016/17, quando analisamos as condições arbitrais com as quais os candidatos ao titulo competiram no que toca a penaltis, obvervamos que:

  1. O Sporting já usufruiu de 8 penaltis assinalados a seu favor. Atenção que apenas 2 desses penaltis foram assinalados ainda com o jogo empatado,  ou seja só usufruiu de 2 penaltis desbloqueadores.
  2. O F. C. Porto já usufruiu de 7 penaltis assinalados a seu favor. Atenção que 5 desses penaltis foram assinalados ainda com o jogo empatado! 5 penaltis desboqueadores de resultados até ao momento, evidencia muita "sorte arbitral"! Pois, é mais do dobro da "sorte arbitral" dos rivais.
  3. O Benfica já usufruiu de 5 penaltis assinalados a seu favor.  Atenção que apenas 2 desses penaltis foram assinalados ainda com o jogo empatado, ou seja só usufruiu de 2 penaltis desbloqueadores.


Nas 29 jornadas já disputadas nesta época 2016/17, quando analisamos as condições arbitrais com as quais os candidatos ao titulo competiram no que toca a expulsões, obvervamos que:
  1. O F. C. Porto já usufruiu de 9 expulsões de jogadores adversários (9 jogos deste campeonato), no total os adversários jogaram com 10 jogadores durante 298 minutos, ou seja em média em cada um desses  9 jogos, usufruiu de 33 minutos em superioridade numérica. Efectivamente em bom rigor até foram em média 36 minutos em superioridade numérica se considerarmos que cada jogo tem normalmente +3 minutos de descontos, então estamos a falar de 298+27=325 minutos em superioridade numérica. Nos 298 minutos com o adversário reduzido a 10 jogadores neste campeonato, o F. C. Porto marcou 14 golos (em média fez 1 golo a cada 20 minutos em superioridade númerica), mas 2.312 mintos que disputou 11 contra 11 adversários, o clube em média marcou 1 golo a cada 53 minutos. Por aqui se vê que a produtividade atacante é mais do dobro quando a equipa joga em superioridade numérica. O F. C. Porto ainda não jogou em inferioridade numérica neste campeonato, pois quando o Maxi Pereira foi expulso aos 82 minutos no jogo contra o Boavista, já o Boavista jogava apenas com 10 jogadores fruto da lesão que obrigou o seu defesa central a abandonar o terreno de jogo, isto, uma vez que o Boavista já havia esgotado as 3 substituições nesse jogo. 
  2. O Sporting já usufruiu de 2 expulsões de jogadores adversários (2 jogos deste campeonato), no total os adversários jogaram apenas com 10 jogadores durante 106 minutos, ou seja em média em cada um desses  2 jogos, usufruiu de 53 minutos em superioridade numérica. Nesses 106 minutos em superioridade numérica, o Sporting conseguiu marcar 4 golos, ou seja em média marcou 1 golo por cada 26 minutos em superioridade numérica, já nos restantes 2.504 minutos contra 11 adversários, marcou 1 golo a cada 47 minutos em média. O Sporting já sofreu também 2 expulsões desfavoráveis que o obrigaram a jogar durante 22 minutos em inferioridade numérica no total desses 2 jogos.
  3. O Benfica já viu serem expulsos 2 adversários seus no final do período dos descontos, ou seja ainda não usufruiu de nenhum minuto em superioridade numérica em tempo útil de jogo neste campeonato. Como nas 28 jornadas (2.520 minutos), o Benfica já marcou 61 golos, podemos concluir que a equipa em média faz um golo a cada 43 minutos. Como é normal com todas as equipas, se o Benfica tivesse usufruido de minutos em superioridade númerica teria seguramente melhorado o seu desempenho atacante nesse período em que esteve em vantagem competitiva.
Foram estas as condições arbitrais que decorreram as 29 jornadas já disputadas.
Para aqueles que dizem que as decisões arbitrais não tem influência no rendimento desportivo dos clube, sabendo nós que neste momento o F. C. Porto na competição directa com o Benfica por este titulo de campeão 2016/17 leva vantagem de ter jogado mais 298 minutos em superioridade númerica além de ter usufruido de mais 3 penaltis favoráveis assinalados ainda com o jogo empatado que o Benfica, pergunto se me conseguem dizer qual seria a probabilidade de o F. C. Porto ser campeão no final do campeonato com condições arbitrais equivalente aos do Benfica, ou seja o Benfica usufruir também de 298 minutos em superioridade numérica e também serem assinalados mais 3 penaltis favoráveis ao Benfica com o jogo empatado. Assim, nos 5 jogos que faltam disputar, o Benfica teria de usufruir de 3 penaltis assinalados a seu favor num momento em que o jogo se encontrava empatado, além de jogar em em média 60 minutos superioridade númerica em cada um dos 5 jogos que faltam disputar. Só assim, o Benfica e o F. C. Porto terminariam a temporada nas mesmas condições arbitrais.

Conclusão: o Benfica seria claramente favorito para ser o campeão 2016/17 se ambas as equipas terminarem a temporada com o mesmo numero de minutos jogados em superioridade numérica e com o mesmo nº de penaltis assinalados a seu favor com o jogo empatado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi com certeza o Duarte Calabote Gomes que "inclinou" este post!

Inocêncio Calabote

Anónimo disse...

Penalty desbloqueador hahaha. Não foram marcadas uma quantidade enorme de penaltys ao porto. Que interesse que o penalty desempate? O importante é saber se foi bem ou não assinalado. A idea do blog é excelente mas se fosse imparcial o que é impossível. Nesta época há uma equipa claramente beneficiada, mas de caras. E se falar-mos em critérios de arbitragem ui . Enfim mais um blog altamente inclinado como muitos outros, pena a ideia era boa

Tone disse...

Contra factos não há argumentos.

PP disse...

Para mim, o mais desonesto é que ninguém na comunicação social pega nisto. Muito provavelmente só irão pegar nisso, quando matematicamente, o Benfica for campeão. Até lá irão esconder estes dados estatísticos, porque é tempo de criar uma pressão extra sobre a equipa do Benfica para ver se eles caem... cambada de invejosos que não podem ver o sucesso dos outros.

As tuas conclusões vão muito de encontro ao que já escrevi aqui:

http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2017/04/e-por-estas-e-por-outras.html


P.S.: por acaso sabes há quanto tempo não é marcado uma grande penalidade a favor do Benfica para o campeonato?

Anónimo disse...

Comparar Penalties sem a analise da justiça dos mesmos é como dizer que um tipo que tem zero pontos na Carta de condução é alvo de perseguição policial...