domingo, 29 de novembro de 2015

LOPETEGUI EM BUSCA DO CAMPEÃO DOS PENALTIS EM PORTUGAL

LOPETEGUI NÃO SABE QUEM É O CAMPEÃO DOS PENALTIS EM PORTUGAL!!!
Pelos vistos, os dirigentes do seu clube não lhe explicaram o passado recente da arbitragem em Portugal.


Para que conste, consultando a nossa base de dados das últimas 8 épocas, o F. C. Porto é de longe o campeão dos penaltis em Portugal, beneficiou de mais 12 penaltis que o Benfica e mais 17 penaltis que o Sporting, nesse período (mais de 220 jogos de cada uma das equipas). Ver aqui.
EM MÉDIA OS 4 CANDIDATOS AO TITULO BENEFICIARAM DE 1 PENALTI FAVORÁVEL POR CADA 8 GOLOS QUE FAZERAM NAS ÚLTIMAS 8 ÉPOCAS.

Mas, mesmo que Lopetegui não saiba o passado recente em Portugal, analisando apenas os 2 últimos campeonatos em que ele esteve a comandar um dos candidatos ao titulo, Lopetegui não se pode queixar da arbitragem, pois há equipas candidatas ao titulo que beneficiaram de menos penaltis favoráveis do que o seu F. C. Porto e nem por isso deixaram de cumprir os seus objetivos desportivos.


Na antevisão desta última jornada, disse o tecnico de futebol o seguinte:
TONDELA - FC PORTO
27-11-2015 13:49

Lopetegui: "Somos a única equipa da Europa sem penalties a favor"


Lopetegui já na antevisão do jogo ante o Braga para a 8ª jornada tinha pedido aos árbitros para que lhe concedam penaltis, essa pressão na altura fez com que uma falta cometida por Marcano na sua área tenha ficado por assinalar.
Esta é uma forma explicita de condicionar a arbitragem, que o Lopetegui esta a usar com a ajuda da CS.

Os jornalistas desportivos sabem que o objetivo dessas declarações é condicionar as arbitragens e se forem competentes na sua profissão, também são conhecedores da realidade competitiva da nossa Liga. Por isso, é de estranhar que nenhum jornalista lhe tenha feito uma das 3 seguintes perguntas:

  1. Qual é o grande da liga portuguesa que já beneficiou de mais penaltis favoráveis desde que Lopetegui chegou a Portugal?
  2. Sabe qual é a equipa com melhor ataque nestas 2 épocas desde que Lopetegui está em Portugal? Para facilitar a resposta, informamos que essa equipa, apesar de ter beneficiado de menos penaltis favoráveis do que a equipa de Lopetegui, conseguiu ainda assim, marcar mais 15 golos que a equipa de Lopetegui nesse período. Estaria ele a espera de beneficiar de mais 15 penaltis para igualar o melhor ataque, mas nesse caso não seria concorrência desleal?
  3. Será que Lopetegui sabe que o F. C. Porto beneficiou de 1 penalti favorável por cada 11,6 golos que marcou e de quantos golos uma equipa campeã em Portugal necessitou de fazer em média para beneficar de 1 penalti favorável?


Estes são os penaltis que foram assinalados nos últimos 2 campeonatos.





Se o meu caro amigo, também desconhece as respostas para as perguntas acima colocadas podemos esclarecer que as RESPOSTAS SÃO:

  1. O Sporting com 12 penaltis favoráveis em 44 jogos, é de longe a equipa grande que beneficiou de mais penaltis favoráveis desde que Lopetegui chegou a Portugal. Segue-se o F. C. Porto e o Braga que nas últimas 2 épocas beneficaram de 8 penaltis favoráveis e por último o campeão Benfica que apenas beneficiou de 7 penaltis favoráveis nos últimos 43 jogos.
  2. O melhor ataque na nossa Liga nos últimos 2 campeonatos é o do Benfica, com 108 golos marcados, seguido pelo ataque do F. C. Porto com 93 golos marcados, depois o do Sporting com 86 golos marcados e finalmente o do Braga com 72 golos marcados. Atenção que o F. C. Porto beneficiou de mais penaltis favoráveis que o Benfica e mesmo assim fez menos 15 golos.
  3. O Benfica, que é a equipa campeã em Portugal, em média apenas beneficiou de 1 penalti favorável por cada 15,4 golos que fez, enquanto que o F. C. Porto, em média por cada 11,6 golos marcados beneficia de 1 penalti favorável. Como se vê, Lopetegui não tem razões para desejar competir nas condições em que o Campeão Benfica competiu, mas como é obvio veria com bons olhos competir nas condições que o Sporting usufruiu, ou seja, gostaria de beneficar em média de 1 penalti favorável por cada 7,2 golos que faz. Fica assim, estatisticamente comprovado que, em média o atual Benfica das últimas 2 épocas precisa de fazer mais de dobro de golos do Sporting para ter a sorte do arbitro assinalar um penalti a seu favor. Esta é a realidade competiva em Portugal em vigor na era Pedro Proença.

Mesmo sabendo que todos os penaltis assinalados não tem o mesmo valor, pois alguns só por si alteram diretamente os pontos a atribuir (PENALTI USUFRUIDO COM O JOGO EMPATADO OU QUANDO A EQUIPA ESTA A PERDER POR 1 GOLO), esses são os penaltis com potencial para terem INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA e existem outros penaltis que não tem grande relevância, pois são assinaldos quando a equipa já encontra a vencer, as vezes até por 2 ou mais golos. Assim, nos últimos 2 campeonatos que o Lopetegui assistiu ao vivo, vemos que dos penaltis com pontos em disputa (a laranja no quadro), o Sporting beneficiou de 7 desses penaltis favoráveis (6 com o jogo empatado e 1 quando estava a perder por 1 golo), segue-se o Braga que beneficiou de 5 desses penaltis favoráveis (3 com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo) o F. C. Porto beneficiou de 4 desses penaltis favoráveis (3 com o jogo empatado e 1 quando estava a perder por 1 golo) e por último incrivelmente o Benfica apenas beneficiou de 1 penalti favorável com o jogo empatado nos últimos 2 campeonatos.


Lopetegui ninguém acredita que se apenas tivesse usufruido de 1 penalti com o jogo empatado ou a perder por 1 golo desde que estás em Portugal, o clube que orientas teria conseguido se sagrar campeão.
Estatisticamente esse clube com apenas 1 penalti favorável não consegueria competir com clubes que já beneficiaram de 4 ou 7 penaltis com influencia direta nos pontos, em apenas 44 jogos é uma boa diferença nas condições objetivas de que os clubes dispuseram. Normalmente os clubes aproveitam essas situações para melhor o desempenho pontual.



Sem comentários: