terça-feira, 27 de outubro de 2015

JÁ CHEGAMOS AO CUMULO DOS TREINADORES PEDIREM PENALTIS ANTES DOS JOGOS SE REALIZAREM

JULEN LOPETEGUI

"Não temos penáltis, será que atacamos pouco?"


No jornal ojogo reproduz na sua edição online o pedido explicito de Lopetegui para que o Artur Soares Dias lhe ofereça penaltis favoráveis no jogo contra o Braga.

Lopetegui apareceu descaradamente na conferência de imprensa a pedir penaltis favoráveis aos árbitros, sem ponta de vergonha explicitamente tenta pressionar os árbitros de modo a conseguir disputar o campeonato em melhores condições arbitrais que os seus rivais. 
Pois, na realidade ele sabe que desde que está em Portugal, ao clube (Benfica) que teve melhor desempenho que ele, os árbitros apenas concederam 1 penalti favorável que podia interferir diretamente nos pontos enquanto que o F. C. Porto de Lopetegui já beneficiou de 4 desses penaltis que influênciam diretamente os pontos.


Será que algum jornalista na conferência de imprensa após o jogo com o Braga lhe vai perguntar:
  • Se sabe qual é o melhor ataque em Portugal desde que ele está em Portugal?  Resposta: Benfica com 102 golos, mais 6 golos marcados que a equipa de Lopetegui.
  • Se considera estranho o melhor ataque da liga ter sido o candidato ao titulo que beneficiou de menos penaltis favoráveis assinalados pelos árbitros?                                                 Resposta: O Sporting, F. C. Porto, Braga e Benfica beneficiaram respectivamente de 11, 8, 8 e 7 penaltis favoráveis.
  • Reconhecendo que os penaltis favoráveis obtidos nos jogos que se encontram empatados são mais importantes que os penaltis favoráveis obtidos quando ja se está a vencer por 2 ou mais golos, se sabe qual foi o candidato ao titulo que beneficiou de mais penaltis favoráveis desses com influência arbitral direta nos pontos?                                                     Resposta: Analisando os penaltis que os árbitros assinalaram quando estão diretamente pontos em disputa, vemos que o Sporting usufruiu de 6 (5 quando estava empatado e 1 quando estava a perder por uma bola), o Braga usufruiu de 5 (3 quando estava empatado e 2 estando a perder por uma bola), o F. C. Porto sufruiu de 4 (3 quando estava empatado e 1 quando estava a perder por uma bola) e o Benfica nestes 2 últimos campeonatos apenas usufruiu de 1 penalti favorável com o jogo empatado e nesse mesmo jogo foi também castigado com um penalti desfavorável no último minuto com o jogo empatado.

Lopetegui pode estranhar o facto de o Sporting já ter beneficiado de 4 penaltis favoráveis nesta época 2015/16, sendo que 2 deles foram assinaladados em jogos que estavam empatados, tendo mesmo permitido ao Sporting acrescentar diretamente 2 pontos com o penalti assinalado aos 95 minutos pelo Carlos Xistra no Tondela 1 - Sporting 2, enquanto o F. C. Porto ainda não beneficiou de nenhum penalti, mas o Benfica também só beneficiou de 1 penalti favorável e foi num jogo em que já estava a vencer o Estoril. 

Como vêm Lopetegui com a choradeira aos árbitros pode enganar alguns adeptos mais desatentos às questões arbitrais (penaltis), mas não aos frequentadores deste blog. Seguramente que ele não trocaria a oportunidade de usufrir de 4 penaltis com o jogo empatado ou a perder por 1 golo pelas condições com que o Benfica teve de competir com ele, beneficiando de apenas 1 penaltis com o jogo empatado nestas 2 épocas. 

Se ninguém da estrutura do F. C. Porto o informou das tendências arbitrais em Portugal, com os dados dos últimos 8 anos compilados aqui neste blog, podemos-lhe informar que o F. C. Porto é de longe o clube que beneficiou de mais penaltis favoráveis no campeonato Português, 69 no total, seguido do Benfica com 57, do Sporting com 50 e do Braga com 37. Nestas 2 últimas epocas a equipa que tem beneficado de mais penaltis favoráveis tem sido o Sporting, fruto da pressão que o Bruno de Carvalho tem exercido sobre os árbitros.

Segue-se o quadro discriminativo dos penaltis que favoreceram os 4 candidatos ao titulo desde que Lopetegui está em Portugal.


Aqui podemos ver discriminados os jogos em que acontecerem os penaltis favoráveis e quem foi o arbitro.




Hoje mais uma vez se prova que o Benfica é o candidato ao titulo que tem beneficiado de menos penaltis nas últimas 2 épocas.
Hoje no Benfica-Sporting, ainda com o resultado em 0-0, aos 7 minutos de jogo Luisão é agarrado na área mas o Carlos Xistra não assinalou penalti favorável ao Benfica, estariamos a falar de um penalti potencialmente com influência nos pontos atribuidos. Aos 80 minutos Gaitan é ensanduichado na área e novamente nada assinalou e por fim aos 82 minutos João Pereira derruba Mitroglou na área e novamente Carlos Xistra não assinalou penalti tendo mesmo dado amarelo ao Mitroglou por suposta simulação. Fechar os olhos a 3 intervenções faltosas na área num só jogo é demasiado para um arbitro internacional.

Sem comentários: