DECISÕES ARBITRAIS E SUA INFLUÊNCIA DIRETA NOS PONTOS CONQUISTADOS
O critério utilizado neste blog é um critério objetivo, em que sempre que um resultado é alterado após uma expulsão ou através de um último golo sofrido de penalti, classificamos estes pontos perdidos como sendo PONTOS PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA.
O que se pretende analisar não é se a decisão arbitral foi correta ou má, apenas se pretende detetar estatisticamente as tendências arbitrais e determinar o efeito direto das decisões arbitrais (penaltis e expulsões) nos pontos conquistados pelas equipas grandes.
ONTEM, DIA 02/02/2014 FOI UM DIA HISTÓRICO PARA LIGA ZON SAGRES!!!
No Marítimo 1 - F.C. Porto 0, com o penalti convertido pelo Derley aos 13 minutos, o F.C. Porto deixou de ser o único clube europeu que nos últimos 6 campeonatos não perdeu nenhum ponto diretamente com uma decisão arbitral. Convenhamos que enquanto durou foi uma incrível proeza, foram realmente imensos jogos sem ter sofrido nenhum penalti ou expulsão que tivesse provocado a perda direta de qualquer ponto.
FINALMENTE APÓS 167 JOGOS ANALISADOS, O F.C. PORTO TEVE 1 JOGO EM QUE PERDEU 1 PONTO COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA (O NUNO ALMEIDA FOI O PRIMEIRO ARBITRO A TOMAR UMA DECISÃO ARBITRAL RELEVANTE, PENALTI OU EXPULSÃO COM O QUAL O F.C. PORTO ACABA DIMINUINDO O SEU RENDIMENTO PONTUAL NUM JOGO.
No quadro que se segue, estão todos os jogos em que cada um dos 4 candidatos ao titulo perderam pontos diretamente através de um último golo de penalti ou após uma expulsão sofrida.
Desde o inicio da época 2008/09 até a 17ª jornada da época 2013/14, por influência direta de um decisão arbitral (penalti ou expulsão):
- O F.C. Porto perdeu 1 ponto com influência arbitral direta, com o qual conquistaria oficialmente 412 pontos em vez dos 411 pontos nos últimos 167 jogos do campeonato.
- O Benfica perdeu 22 pontos com influência arbitral direta, com os quais conquistaria oficialmente 406 pontos em vez dos 384 pontos nos últimos 167 jogos do campeonato.
- O Braga perdeu 12 pontos com influência arbitral direta, com os quais conquistaria oficialmente 315 pontos nos últimos 167 jogos do campeonato.
- O Sporting perdeu 7 pontos com influência arbitral direta, com os quais conquistaria oficialmente 308 pontos em vez dos 301 pontos nos últimos 167 jogos do campeonato.
Será que finalmente se poderá afirmar que todos os clubes perdem pontos diretamente com as decisões arbitrais relevantes (penalti ou expulsão)?
As decisões arbitrais em Portugal quando analisadas de uma forma objetiva denotam alguma tendência? Aguardamos os seus comentários.
6 comentários:
.
Se Karl Marx fosse vivo, acho que partilharia da mesma opinião: hoje em dia, muito mais do que a Igreja, o futebol é o verdadeiro ópio do povo ...
-) No topo ( hierarquia ) da subversão de valores e do ataque subtil aos bolsos dos incautos cidadãos está a poderosa e inimputável FIFA: as nações ( no caso o Brasil! ) fazem obras megalómanas para satisfazer os caprichos dos senhores da máfia vigente, gastam milhares de milhões em estádios de futebol, mas as pessoas não têm sequer direito a saúde ou educação minimamente dignas ...
É O ÓPIO DO POVO!!!
E de onde pensam que vem o dinheiro?
Obviamente, dos bolsos do povo!
OU PENSAVAM QUE O DINHEIRO ERA OFERECIDO PELO PAI NATAL ... !??
-) Moral da estória: as obras do Mundial são feitas à custa do dinheiro/suor do povo, mas depois, sem gastar um único cêntimo, vem a FIFA e fica com o dinheiro das receitas ...
CAMBADA DE CHULOS MAFIOSOS!!!
ASSIM TAMBÉM EU CONSEGUIA ENRIQUECER!!!
Arrisco-me mesmo a dizer ...
ASSIM TAMBÉM O MEU PAPAGAIO CONSEGUIA ENRIQUECER!!!
Se, por si só, o descrito anteriormente já é um ASTRONÓMICO ESCÂNDALO ...
Agora o que dizer do que vou descrever a seguir???
Ainda não sei se total ou parcialmente, mas parece que o governo vai perdoar impostos à poderosa, inimputável e mafiosa FIFA, do dinheiro das receitas do Mundial do Brasil!!!
CAMBADA DE CRIMINOSOS ... !!!
-) Por mais inacreditável que pareça, esta organização mafiosa ( FIFA ) que movimenta/gere CATREFADAS DE DINHEIRO, tem códigos de conduta ainda mais opacos do que algumas sociedades secretas ...
A TRANSPARÊNCIA É COISA QUE NÃO LHES ASSISTE!!!
Os principais dirigentes da FIFA, que são principescamente pagos com o dinheiro que sai dos bolsos do POVO e o suor que LHE sai do corpo, nem sequer se dignam a tornar públicos os seus vencimentos.
Quanto a mim trata-se de uma conduta criminosa!!!
CAMBADA DE CHULOS MAFIOSOS/CRIMINOSOS!!!
-) É DE NOTAR que mesmo num país de apanhados da bola como Portugal, nem toda a gente gosta de futebol, se calhar 20-30% da população está-se absolutamente borrifando para o futebol, portanto, é de pressupor que mesmo em Portugal ainda existam muitas pessoas que se revejam totalmente no que eu escrevi anteriormente.
Então porque é que na politica ou na comunicação social ninguém se atreve a atacar o futebol como um sistema opaco e que esbanja catrefadas de dinheiro que vem directamente dos bolsos e do suor do povo???
Ninguém ataca o futebol porque o sistema dá muito dinheiro a ganhar a muita gente!!! E ninguém tem colhões para os enfrentar!!!
ABRAM OS OLHOS CARALHO ... !!!
O sistema joga com a fraqueza das pessoas e com as emoções fortes próprias do jogo para sacar/"roubar" o dinheiro dos bolsos do povo sem que ninguém se aperceba/reclame.
É isso mesmo, as pessoas são vulneráveis, deixam-se anestesiar pelo ópio ( emoções fortes do jogo! ) e depois são alvos fáceis para os mafiosos do sistema, incluindo a FIFA.
O FUTEBOL É O ÓPIO DO POVO ... !!!
-) Existem pessoas que têm dinheiro e viajam muito, passam férias na Tailândia e noutros destinos exóticos, eu não tenho dinheiro e por isso quase não saio da minha santa terrinha, quando muito no Verão vou até à Costa da Caparica que não é longe.
É MAIS DO QUE ÓBVIO QUE UMA PESSOA POBRE NÃO PODE TER O MESMO ESTILO DE VIDA QUE UMA PESSOA RICA!!!
Existem Países que são ricos e que se podem dar a alguns luxos, entre os quais esbanjar dinheiro com vícios caros como o futebol ...
PORTUGAL É UM PAÍS POBRE! E SEMPRE OUVI DIZER QUE QUEM NÃO TEM DINHEIRO NÃO PODE TER VICIOS!!!
.
.
-) Cheguei a ouvir dizer que em Portugal já existem estradas a mais, adiaram o TGV e o novo aeroporto para poupar, mas continuaram sempre a construir estádios/campos de futebol ...
Parece que só no Concelho de Braga, nos últimos anos, se gastaram cerca de 250 milhões de Euros em campos de futebol ...
ANDAM A GOZAR COM ESTA MERDA!??
Então o que é mais importante? Investir em infraestruturas que podem estimular a economia? Investir na saúde ou na educação? Ou investir/esbanjar em novos campos de futebol que, decididamente, não constituem mais-valias para o País?
Agora que tanto se fala na aplicação dos fundos comunitários para 2014-2020 ...
Há claramente que definir prioridades, e o futebol não é nenhuma delas!
O dinheiro tem PRIORITÁRIAMENTE que ser gasto em Projectos que possam ajudar a gerar riqueza, senão ficaremos cada vez mais na cauda da Europa!
Se eu mandasse alguma coisa, dos 25 mil milhões de Euros de fundos comunitários, nem um único cêntimo seria utilizado para construir campos de futebol, fossem eles sintéticos, relvados ou revestidos a oiro ...
PORQUE O FUTEBOL É O ÓPIO DO POVO!!!
.
.
O ÓPIO DO POVO ... !!!
Se a nível internacional a FIFA consegue instrumentalizar o futebol para anestesiar e enganar o povo, imaginem o que acontece em Portugal, provável/certamente o país com maior numero de trafulhas e aldrabões por metro quadrado nas redacções da comunicação social desportiva ...
Já escrevi um texto sobre os TIQUES MAFIOSOS da FIFA a nível financeiro: agora vou debruçar-me sobre as NEBULOSAS estritamente desportivas ...
-) O International Board é o organismo responsável pelas regras do jogo, e pelas recomendações emanadas a esse respeito. Acontece que as Leis que regem a arbitragem do futebol são muito vagas, e como não podia deixar de ser quando há muita subjectividade, existe enorme polémica em volta de muitos lances que acabam por decidir os resultados finais dos jogos.
Como o futebol movimenta quantidades pornográficas de dinheiro, obviamente que não seria de admirar que existam esquemas para aproveitar/manipular a subjectividade das regras e viciar resultados.
Mais fácil de acontecer isso se torna quando incendiários/mafiosos como o corrupto da costa passaram décadas a atiçar os sentimentos primários/cegueira dos adeptos para poderem ganhar a qualquer preço ... incluíndo a corrupção!
-) Uma maneira óbvia de melhorar a situação, de diminuir a polémica para níveis aceitáveis e trazer maior justeza ao jogo, seria a FIFA definir critérios claros para enquadrar as Leis do futebol; e torná-los públicos ...
POR UMA ELEMENTAR QUESTÃO DE TRANSPARÊNCIA!!!
Obviamente que, mafiosos como são, eles sabem perfeitamente que a polémica servirá para manter BEM VIVO o interesse da "populaça" pelo jogo, de maneira a que possam continuar alegremente a chamar-lhe o "desporto-rei".
Por isso nada fazem para mudar o Status Quo!
Se a FIFA não tem interesse nenhum em tornar o futebol mais transparente e credível, muito menos o terão os principais responsáveis do futebol Português ( Federação e Liga ) ...
Existe muita gente a ganhar dinheiro à custa do sistema!
Por uma elementar questão de transparência, a Federação ( Conselho de Arbitragem ) devia definir critérios bem claros para os lances mais polémicos ...
E ontem no Gil.Vicente-Benfica houveram três ...
- Primeiro amarelo ao Jogador do Benfica ( Siqueira ):
No jogo Benfica-porto houve um lance em que um jogador do fcp caiu/deixou-se.cair(?) na área do Benfica, o árbitro mostrou amarelo ao jogador, como era o segundo o ( salvo erro ) Carlos Eduardo foi expulso. O sistema ( comunicação social desportiva ) disse claramente que o cartão amarelo foi exagerado e que o jogador foi mal expulso.
Agora num campo completamente enlameado em que os contactos entre jogadores foram mais do que muitos ( deve ter sido um dos jogos do campeonato com maior numero de faltas! ), num piso em que as escorregadelas dos jogadores eram uma constante, o jogador do Benfica caiu/deixou-se.cair(?) na área adversária e o sistema já não fala em cartão amarelo injusto ...
É óbvio que era mais fácil um jogador perder o equilíbrio neste piso do que no piso do Benfica-porto ...
Seguindo a lógica do sistema aplicada ao Carlos Eduardo: é óbvio que o amarelo do Siqueira foi exagerado e o jogador foi mal expulso ...
CAMBADA DE OTÁRIOS VERMELHOS E TRAFULHAS VERDES-AZUIS!!!
- Agarrão a um jogador do Benfica dentro da área adversária:
Segundo o sistema, o jogador do Benfica fez falta antes de ter sido agarrado quando se preparava para chutar a bola ...
A VERDADE É QUE EU JÁ VI AS IMAGENS QUE PROVAM SEM MARGEM PARA DUVIDAS O AGARRÃO AO JOGADOR DO BENFICA!
MAS AINDA NÃO VI NENHUMA IMAGEM QUE PROVE QUE ANTES O JOGADOR DO BENFICA JÁ TINHA FEITO FALTA!!!
.
.
- Pénalti sobre o Djuricic:
O defesa do Gil, sem se preocupar com a bola, deu deliberadamente um toque com a anca/traseiro no jogador do Benfica para impedir a sua progressão.
As imagens também provam sem margem para duvidas que houve contacto!
Aliás, vê-se claramente que nessa altura o Gilista até acabou por ficar de costas para a bola, provando sem margem para duvidas que ele não se preocupou minimamente em disputá-la, preocupou-se apenas em travar a progressão do jogador do Benfica.
Sem margem para duvidas: houve contacto e houve uma preocupação deliberada do Gilista em travar a progressão do Djuricic.
Mas segundo o sistema verde-azul e os otários do Benfica não houve pénalti!!!
Ah é verdade, se calhar agora irão dizer que a irregularidade não era suficiente para provocar a queda do Djuricic ...
E em quantos dos pénaltis a favor do porto ou do sporting as irregularidades eram suficientes para provocar quedas???
Pois para mim não existem duvidas absolutamente nenhumas ...
Com um critério curto, aquele que se costuma aplicar nestas ocasiões aos verdes-azuis, e que por uma elementar questão de uniformidade de critérios também tem que se aplicar aos outros clubes ...
O lance sobre o Djuricic é pénalti!
O RESTO É CONVERSA DE OTÁRIOS VERMELHOS E TRAFULHAS VERDES-AZUIS!!!
.
Se o Porto só perde um ponto, isso mostra a sua superioridade futebolistica. Foi capaz de manter os adversários longe da sua área de modo que os árbitros não tivessem possibilidade alguma de marcar penalty a favor do adversário, ou marcou mais golos limpos de modo a tornar inútil penaltis desfavoráveis. Enfim, não tratem da vossa sanidade mental não!
«Consideram "influência arbitral" apenas os erros dos árbitros que alteram o desfecho de um jogo, ou seja, que têm intervenção directa no resultado final, falseando a verdade desportiva. Como tal, as decisões favoráveis ou desfavoráveis a que este estudo se refere nunca poderão servir, por si só, para retirar ilações sobre os favorecimentos e prejuízos das equipas. Por exemplo, se uma equipa vencer com um penalty marcado em cima do minuto 90, isso não significa necessariamente que haja um favorecimento, pois, se a decisão tiver sido correcta, a decisão do árbitro será uma contribuição para a verdade desportiva e não o contrário»
Acreditas mesmo que é possível uma équipa em 7 campeonatos nunca cometeu faltas na sua area em jogos equilibrados ou será que não foram é assinalados. O normal não é encontrares grandes diferenças nos penaltis sofridos entre 2 equipas candidatas ao titulo.
Enviar um comentário