quinta-feira, 10 de julho de 2025

Classificação dos árbitros na época 2024/25

Numa temporada em que excepcionalmente o Sporting foi agraciado novamente com apenas 2 árbitros a controlar 11 dos seus 34 jornadas em 2024/25 (Fábio Veríssimo, apitou 6 jogos em que o Sporting venceu 5 deles, só não venceu o jogo em que o VAR lhe obrigou a expulsar Diomande e a assinalar penálti pela cotovelada que Diomande deu ao adversário dentro da área, em ambos os lances, o arbitro Fábio Veríssimo preparava-se para não punir o Sporting por essas infrações, felizmente para a verdade desportiva o VAR corrigiu esses erros grosseiros, já o Luís Godinho controlou 5 jogos do Sporting, que resultaram em 4 vitórias e 1 empate contra o Braga). Este modo operandis com que se forjou o Bi-campeonato, foi o mesmo em ambos os campeonato, já que em 2023/24 utilizaram apenas 2 árbitros para controlar 11 dos 34 jogos do Sporting, Nuno Almeida esteve em 5 vitórias e 1 empate do Sporting no Dragão, tendo o Claudio Pereira sido presenteado com 5 jogos do Sporting (já que conseguiu garantir 5 vitórias). 

Nestas últimas 2 temporadas, o Sporting contou nas suas fileiras com o que +e apelidado pela MDCSQT como o Deus Sueco Gyokeres, que quando ingressou no Sporting aos 25 anos, tinha apenas 5 golos de penáltis na carreira, mas que nas 2 temporadas ao serviço do Sporting foi agraciado com 39 golos de penáltis! Se não é deve estar perto do recorde mundial para 2 épocas desporivas, seguramente por este mundo fora não encontraremos nenhum outro avançado que tenha tido a sorte de em 2 épocas seguidas conseguir usufruir marcar 39 golos de penáltis! Qual é o jogador que consegue marcar 39 golos de penaltis ainda antes sequer de term marcado uma centena de golos pelo seu clube. Para se ter noção do nível de viciação arbitral que é necessário para se conseguir marcar 39 golos de penáltis antes sequer de se conseguir no total marcar 100 golos nesse clube, é só comparar com os dados estatísticos das 9 épocas do Ronaldo no Real Madrid, nos quais conseguiu marcar 370 golos marcados no total (80 deles de penáltis), enquanto que o Messi nas 16 épocas de Barcelona conseguiu marcar 560 golos (82 deles de penáltis). Ou seja, Gyokeres com apenas 2 temporadas de Sporting já vai praticamente com metade dos golos de penáltis que o Ronaldo conseguiu marcar nas 9 temporadas no Real e que o Messi conseguiu marcar nas 16 temporadas no Barcelona! Ao ritmo de penáltis concedidos ao Gyokeres, ao dia que este conseguir marcar os mesmos 560 golos que o Messi marcou no Barcelona, então 221 desses 560 golos, teriam sido obtidos da marca de grande penalidade. As condições arbitrais que o Sporting obteve nesse seu bi-campeonato são bastante superiores aos quais Messi usufruiu em Barcelona, por muito golos que esse Barcelona de Messi tenha sido capaz de marcar, aos olhos dos dados estatísticos das últimas 2 épocas, o Sporting de Gyokeres obtém penáltis a um ritmo muito superior a todas as equipas do mundo.

Finalizado o campeonato 2024/25, já é conhecido a classificação final dos árbitros:

  1. Luis Godinho, isto é uma afronta direta ao Benfica depois do que não viu na final da Taça. Há quem defenda que o culpado maior é o VAR, mas o arbitro também tinha obrigação de ver as agressões de Matheus Reis e Maxi Araújo ao Belotti que estava simplesmente a proteger a posse de bola, a preocupação dele não pode ser somente arranjar forma de dar a posse de bola ao Sporting, já que faltava poucos minutos para concluir os longos minutos de descontos que tinha informado que daria.
  2. João Pinheiro, isto depois de este não ter visto o empurrão ostensivo de Debast ao Otamendi, no empate no Derby da 33ª jornada, penálti que alteraria o nome do vencedor do campeonato 2024/25.
  3. João Gonçalves, que na 32ª jornada com o Benfica a vencer por 2-1 o Estoril decidiu dar 8 minutos de descontos em busca de poder ocorrer algum golo de empate, como conseguiu nos descontos da 14ª jornada em que Devenish que o arbitro tinha perdoado 2 lances para expulsão conseguiu no último lance do encontro marcar o golo do empate 1 no Aves-Benfica.
  4. Fábio Veríssimo, agraciado com o excepcional 6º jogo do Sporting para poder garantir e participar na festa do titulo em Alvalade na 34ª jornada, ele que nesta época 2024/25 apenas foi nomeado para controlar 2 jogos do Benfica (coincidentemente 2 derrotas do Benfica). É engraçado, constatar que das 4 derrotas que o Benfica averbou, as 2 primeiras foram com Fábio Veríssimo, 1 com Luís Godinho e 1 com António Nobre (estes árbitros pertencem aos 5 violinos).
  5. António Nobre, depois da rabula em que desavergonhadamente perante o microfone tentou explicar aos adeptos que iria contrariar a sugestão do VAR para que evitasse cometer um erro arbitral grosseiro, insistiu em lavar a dele avante comunicando que o Otamendi utilizou a cara para derrubar/rasteirar o adversário, penálti que levou o Benfica a perder a liderança isolada à 29ª jornada.
  6. Miguel Nogueira
  7. Tiago Martins, só um cego não vê o que "Moedas" não quis ver como VAR aos 95 minutos da final da Taça de Portugal. Com o seu Sporting em risco de perder a taça ele tudo fez para adulterar a verdade do jogo e acabou conseguindo levar adiante os seus intentos. Até a data não foi dada nenhuma explicação oficial nem foi divulgada a comunicação VAR como o Benfica exigiu a federação a bem da verdade no futebol Português.
  8. Gustavo Correia
  9. David Silva
  10. André Narciso
  11. Cláudio Pereira
  12. Bruno Costa
  13. Carlos Macedo
  14. João Bessa
  15. Helder Malheiro
  16. Iancu Vasílica
  17. Miguel Fonseca
  18. Pedro Ramalho
  19. Helder Carvalho
  20. Sérgio Guelho
  21. Anzhony Rodrigues
  22. Ricardo Baixinho
  23. Gonçalo Neves
  24. Bruno Vieira


Sem comentários: