segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Rafa Silva farto de ser saco de pancada sem castigo em Portugal transferiu-se para a Liga Turca e finalmente os infratores são expulsos

 A verdade é que em 5 jornadas na liga Turca, lá como cá também os adversários, a melhor forma que encontram para parar as suas arrancadas é cometendo faltas, ao menos agora que está fora da Liga Portuguesa os infratores são penalizados/expulsos. Em 5 jornadas, entradas sobre o Rafa na Liga Turca já valeram 2 expulsões, aqui em Portugal quantas patadas tem de levar os jogadores do Benfica para que o arbitro possa expulsar um adversário do Benfica. Para a longevidade da carreira do Rafa Silva, a saída de uma Liga em que os árbitros não protegem os jogadores do Benfica foi muito importante, infelizmente para os Benfiquistas existe um risco sério de o AkturKoglu possa vir a sofrer do mesmo tipo de entradas que o Rafa sofria em Portugal impunemente. Só os Benfiquistas podem defender os seus nesta Liga da Farsa, em que nos primeiros 7 jogos do Villas-Boas como presidente, o FCP jogou todos esses 7 jogos em superiodade numérica, foram 308 minutos dos 630 mintutos disputados, antes de finalmente disputar uma partida 11 contra 11, quando na jornada anterior defrontou o outro protegido da Liga Portuguesa (Sporting). Caro amigo, um acumulado de 308 minutos em superioridade, nunca encontrará isso em 7 jogos seguidos do Benfica, provavelmente terá de juntar 3 campeonatos para chegar a esses nºs. Este é o desnível arbitral que se encontra em Portugal entre o Benfica e outros rivais. Com expulsões e penaltis se decidem os campeonatos e com os dados estatísticos que encontramos na Liga Portuguesa é por demais evidente que existe viciação arbitral. As condições arbitrais são muito diferentes entre o Benfica e os outros 2 candidatos ao titulo. FCP e Sporting são os 2 clubes destacadamente com mais penaltis na Liga Portuguesa na última década, os que se seguem, o V. Guimarães e Benfica, claramente não reunem condições arbitrais mínimas para lutarem pelos titulos.

Na Liga Portuguesa a integridade fisica dos jogadores do Benfica não é protegida, jogadores como o Rafa são autenticos sacos de pancada, quase que não se assinalam as infrações que os atacantes sobrem na área, é por isso que vemos que é a única Liga em que no acumulado da última dezena de campeonatos, a equipa que marca mais golos foi apenas a 4ª equipa com mais penaltis. Em todo o mundo normalmente encontra-se uma correlação positiva entre os golos e os penaltis, dai que:

  • Em Inglaterra, o Manchester City foi a equipa que marcou mais golos e consequentemente também a que usufruiu de mais penaltis. Conquistou 7 dos últimos 10 campeonatos e o Chelsea que foi o 2º com mais penaltis também conquistou 1 campeonato, tantos como o Liverpool que foi o 2º com mais golos marcados mas apenas é o 3º com mais penaltis em Inglaterra.
  • Em França, o PSG foi a equipa que marcou mais golos e consequentemente também a que usufruiu de mais penaltis. Conquistou 8 dos últimos 10 campeonatos, o Lyon foi o 2º melhor ataque em França na última década e não conquistou nenhum título.
  • Na Alemanha, o Bayern Munique foi a equipa que marcou mais golos e consequentemente também a que usufruiu de mais penaltis. Bayern Munique conquistou 9 dos últimos 10 campeonatos, só perdeu o titulo de 2023/24, época em que Leverkussen usufruiu de uma vantagem de 7 penaltis a mais do que Bayern Munique. O Dortmund foi o 2º melhor ataque na Alemanha na última década e não conquistou nenhum título,
  • Em Espanha, o Barcelona foi a equipa que marcou mais golos e o Real Madrid a 2ª equipa que marcou mais golos, sendo a que usufrui de mais penaltis seguido do Barcelona. Estas 2 equipas que usufruíram de mais penaltis nos últimos 10 anos em Espanha, em conjunto conquistaram 9 dos últimos 10 campeoantos da Liga Espanhola.
  • Em Portugal, o Benfica com 806 golos marcados é o melhor ataque nos últimos 10 campeonatos, é o único melhor ataque nas principais Ligas Europeias que não é nem a 1ª nem a 2ª equipa que usufruiu de mais penaltis na sua Liga! Em condições arbitrais normais os penaltis tendem a estar alinhados com a capacidade ofensiva das equipas.
Como se pode ver, é muito importante marcar muitos golos, mas para o suceso desportivo é ainda mais importante ser uma das 2 equipas com mais penaltis da tua Liga, pois essas 2 equipas arrecadaram 9 titulos em Espanha e na Alemanha, 8 em Inglaterra e 8 em França. 

Em Portugal o Benfica que conquistou 5 dos últimos 10 titulos, é a única equipa europeia que, não sendo uma das 2 com mais penaltis da sua Liga, mesmo assim, lutando contra as probabilidades conseguiu conquistar mais do que 1 campeoanto na última década, isto porque é de longe a equipa que consegue só por si marcar mais golos que todos os rivais da Liga Portuguesa. O facto de não serem assinalados penaltis a favor do Benfica com a frequência com que são assinalados a favor do FCP ou Sporting é uma grande desvantagem competiva para o Benfica. Os penaltis para os aliados do Altis já se tornaram tão normalizados que chegamos ao ponto em que após apenas 5 jornadas de 2024/25, temos:
  1. Sporting com 4 penaltis para um ataque que já marcou 19 golos, ou seja, usufrui de 1 penalti a cada 4,75 golos marcados.
  2. F. C. Porto com 4 penaltis para um ataque que já marcou 9 golos, ou seja, usufrui de 1 penalti a cada 2,5 golos marcados.
  3. Benfica com 1 penalti para um ataque que já amrcou 9 golos, ou seja, usufrui de 1 penalti a cada 9 golos marcados. Quem dera ao Benfica também poder usufruir de um penalti a cada 4,75 golos marcados, quanto mais a cada 2,5 golos marcados. É nesta realidade, que se houve uns idiotas úteis, a dizer joguem mais a bola, como se uma equipa que marca 806 golos não teve que obrigatoriamente ter jogado muito mais do que outra que marcou 712.


1 comentário:

RM disse...

E bastou uma segunda entrada violenta sofre o Rafa para vir logo alguém da Direção do Besiktas queixar-se da violência e questionar quem é que vai pagar o investimento avultado efetuado se o jogador tiver uma lesão que ponha em risco a sua carreira. Cá em Portugal, este jogador passou sete anos a ser um saco de pancada impunemente! É uma vergonha a direção do Benfica não ter um departamento de comunicação que massacre TODOS OS DIAS todos os que contribuem para a pouca vergonha, sejam árbitros, dirigentes de entidades supostamente imparciais, ou "comentadores desportivos" que têm uma agenda para comentários gritantemente parciais. Expor podres, conspurcar o ambiente, não lhes dar um minuto de descanso. Nem que o Benfica descesse! Ia para a segunda, mas satisfeito...