segunda-feira, 27 de maio de 2024

Depois de um jogo 11 contra 10, já no prolongamento, 1 penalti decidiu a Taça de Portugal

E ainda há muita gente que ainda não percebeu a influência, que os penaltis tem no sucesso desportivo. 

Uma equipa com um saldo negativo de penaltis, como aconteceu ao Benfica nesta temporada, não reune condições mínimas para poder ter sucesso desportivo. Na 26ª jornada, o Benfica apresentava um saldo desfavorável de -4 penaltis, que provas se necessita mais para se confirmar que não podia ser campeão. 

Neste jogo da final da taça, ao vermos a forma como foram decididos os lances ocorridos na área, ficamos esclarecidos de quem os responsáveis pela arbitragem escolheram para arrecadar esse troféu.

Num jogo em que ocorreram muitas situações, em que o arbitro/VAR podia ter assinalado penalti, a sorte arbitral acabou sorrindo os portistas. Ao Sporting para chegar a esta final além do golo anulado ao Di Maria também lhe tinha sido perdoado o penalti cometido sobre o Rafa e hoje St. Juste acaba expulso por um toque no Galeno muito menos desequibrador do que o Rafa sofreu quando ia isolado. Quem não vê que o resultado desportivo depende muito da inclinação arbitral? Quem não percebe que uma equipa privada de penaltis não terá condições para obter sucesso desportivo?

Otávio cortou a bola com a mão dentro da grande área e o Grujic chega tarde e derrubou o seu adversário, mas em ambos os casos nada foi assinalado. Os Sportinguistas hoje sentiram o que os Benfiquistas tem sofridos nas últimas 7 temporadas, em que tem sido sonegados muitos penaltis ao Benfica, ao ponto de em média só ocorrer 1 penalti favorável ao Benfica a cada 10 golos marcados, quando em média o FCP usufrui de 1 penalti a cada 7 golos marcadoa. Estamos a comparar as condições arbitrais que estas 2 equipas tem competido quando agregamos 238 jogos, não era de todo espetável encontrarmos tamanha diferença entre 2 clubes rivais.

Sérgio Conceição, como tem tido muita ajuda arbitral nas 7 épocas em que esteve a frente do FCP, onde se pode comprovar que o FCP foi a equipa nos 6 principais campeonatos de futebol da Europa, que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor. Não é nem uma das 9 equipas mais ofensivas, mas incompreensivelmente, é a que usufrui de mais penaltis, usufruiu de mais 17 penaltis do que o Benfica!

Só não vê que as equipas que tem sucesso desportivo estão no topo no ranking de penaltis quem é tolo, todos sabemos que as equipas que não usufruem de penaltis tem baixas probabilidades de ter sucesso. Só não vê que aos olhos dos árbitros as probabilidades do Benfica ter sucesso em Portugal são apenas equiparáveis aos do V. Guimarães e não aos do FCP e Sporting. Só quem não quer ver o total de penaltis assinalados a favor de cada uma das equipas durante um acumuldado de 7 épocas não assume que existe uma tendência que é indesmentível, nenhum individuo intelectualmente honesto pode negar a existência dessa tendência arbitral na Liga Portuguesa.

A força das equipas mede-se pela sua capacidade de marcar mais golos do que os rivais (Top10).

Bayern Munique é a equipa que marcou mais golos na Liga Alemã nas últimas 7 temporadas e conquistou 6 campeonatos, PSG é a equipa que marcou mais golos na Liga Francesa nas últimas 7 temporadas e conquistou 6 campeonatos, Manchester City é a equipa que marcou mais golos na Liga Inglesa nas últimas 7 temporadas e conquistou 6 campeonatos, Barcelona é a equipa que marcou mais golos na Liga Espanhola nas últimas 7 temporadas e conquistou 3 campeonatos, apenas acontece com o Benfica, ser a equipa que marca mais golos na sua Liga, mas como não lhe são concedidos penaltis ao nível dos seus rivais, somente arrecadou 2 dos últimos 7 titulos de campeão atribuídos em Portugal.

Na verdade para se obter sucesso, não basta ser das equipas que marca mais golos, também é importante ser das equipas que usufrui de mais penaltis na tua Liga Interna, coisa que o Benfica não tem tido a sorte de ser uma das 2 equipas que usufruiu de mais penaltis, pois esses tem sido o FCP e o Sporting. 

Segue o quadro resumo do Top 25 de clubes com mais penaltis nas 6 principais Ligas da Europa:


Nas últimas 7 épocas, o FCP marcou 526 golos usufruindo de 72 penaltis na Liga Portuguesa, o Sporting usufruiu de 66 penaltis para marcar 498 golos, o Benfica de apenas 55 penaltis para marcar 560 golos e o V. Guimarães usufruiu de 54 penaltis para marcar 344 golos. Basta ver estes dados estatísticos para se comprovar que o Benfica tem jogado em piores condições que os rivais!


1 comentário:

Anónimo disse...

Com um guarda-redes como o que o Amorim apresentou, torna-se mais fácil. Contudo para se ganhar uma falta e um penalti é preciso entrar na área adversária e chegar primeiro à bola para aconteça. É isso que a equipa do clube da fruta sabe fazer. O Benfica não pode olhar só para o seu umbigo e há gente com a barriga muito grande.