quarta-feira, 1 de maio de 2024

A Liga reconheceu que, Manuel Oliveira errou na histórica 1ª decisão com recurso ao VAR explicada em pleno Estádio da Luz

Nas últimas explicações que o Conselho de Arbitragem deu em 15/04/2024, em que analisou lancces tal como tem feito de tempos em tempo, reconheceu erro na 1ª decisão com recurso VAR explicada na Luz.

Foi confrangedora a 1ª vez que, os árbitros tiveram que explicar decisão com recurso ao VAR! Ficou a vista de todos o estado em que se encontra a Liga da VARgonha! Se o ridículo matasse! 

Bastou ficar estabelecido que as decisões tomadas com recurso ao VAR, deveriam ser explicadas para todos ficarmos esclarecidos que, há quem erra porque não consegue deixar de ser anti-Benfiquista, mesmo quando tem a responsabilidade de ser, o arbitro de uma partida de futebol. Manuel Oliveira, foi chamado pelo VAR para ver, o Mangala a atingir com os pitons no Marcos Leonardo e mesmo assim,  continuou a insistir, que não via nenhuma infração! Uma entrada que obrigaoriamente tinha de dar cartão ao Mangala, em qualquer zona do terreno de jogo em que tivesse acontecido, não foi avaliado como faltoso, simplesmente porque foi a forma de o Manuel Oliveira evitar conceder 1 penalti a favor do Benfica (Como todos sabemos retirando os penaltis a uma equipa garantimos que não terá sucesso desportivo). Desafio os meus amigos a nomear aqui 3 árbitros suficientemente competentes/corajosos/neutros ao ponto de terem sido capazes de assinalar as infrações cometidas sobre os avançados do Benfica nesta Liga 2023/24 em que era obrigatório fazer do Sporting campeão. Pois é, meus amigos, não existem 3 árbtros que tenham assinalado penaltis a favor do Benfica nestas 31 jornadas já disputadas e estamos a falar do 2º melhor ataque da competição (71 golos marcados). FCP, Sporting, Braga, V. Guimarães, Gil Vicente, Rio Ave, Arouca, Famalição, Farense, Vizela e Casa Pia, são as equipas comparativamente as quais o Benfica não conseguiu que fosse assinalados mais penaltis do que elas usufruiram nesta Liga 2023/24. Nem arbitro, nem VAR, aparentemente ninguém viu o Otamendi a ser derrubado aos 82 minutos em Alvalade (estava 1-1 no marcador), o Diamande a dar um pisão no Petar Musa na Luz, Tengstedt a ser empurado aos 93 minutos no empate contra o Casa Pia, etc. A grande área não é a área de proteção dos avançados caso seja Benfiquista!

Quem garante a integridade fisica dos avançados do Benfica, sendo permitido aos adversários atingir Benfiquistas com os pitons sem qualquer tipo de penalização disciplinar ou sequer desportiva!

Os árbitros quando tem um agenda própria, tomam as decisões que mais lhe convêem, não a que melhor defende a verdade desportiva e posteriormente além de reconhecimento publico desse erro por parte do Conselho de Arbitrgem, não existem mais nenhuma consequência para esse arbitro em questão. Manuel Oliveira prejudicou muito o Benfica, ao ter recusado lhe conceder 1 penalti e mesmo assim, nesta temporada em que apitou 1 jogo do Benfica, acabou sendo nomeado para dirigir 3 jogos do Sporting e 3 jogos do FCP. Veremos em que lugar ficará na classificação final dos árbitros nesta temporada 2023/24? Veremos em que lugar ficará classificado o Nuno Almeida ou o Fábio Veríssimo (que na taça anulou um golo limpo ao Di Maria) e mesmo assim foi nomeado para acompanhar o Sporting em 3 deslocações nesta 2ª volta do campeoantao. Aquilo que todos tinham visto no Estadio da Luz, foi reconhecido pelos responsáveis pela Arbitragem em Portugal, agora o que não se vê é que está a ser feito para evitar que se repita. É por muitos erros semelhantes a este, é que somente em Portugal vemos no agregado de 10 campeonatos, que a equipa que mais atacou/golos marcou não é nem a 1ª, nem a 2ª, nem sequer a 3ª com mais penaltis assinalados a seu favor, pois  nesta década o Sporting usufrui de 96 penaltis para marcar 705 golos , o FCP de 93 penaltis para marcar 732 golos, o V. Guimarães de 75 penaltis e o Benfica de apenas 73 penaltis (um ataque que conseguiu marcar 800 golos).


Não chega reconher os erros nas avaliações períodicas que fazem e não detetarmos nenhuma penalização dos árbitros que cometeram esses erros por incompetência ou por claramente terem uma tendência. Não é aceitável que Manuel Oliveira depois do erro arbitral evidente que o próprio C. A. já confirmou na sua analise feita no dia 15/04/2024, tenha voltado a ser nomeado para outros jogos envolvendo os grandes (Gil Vicente - Sporting da 29ª jornada e FCP - Casa Pia da 30ª jornada)! Qual é a lógica de nomear árbitros que tiveram erros grosseiros para dirigir jogos que decidem o campeão nacional? Além do prémio que atribuiram ao Manuel Oliveira para controlar a desloçação do Sporting ao campo do Gil Vicente, todas as deslocações do Sporting na 2ª volta foram controlados por apenas 3 arbitos. Não se percebe porque razão nesta Liga 2023/24, Nuno Almeida ter sido nomeado para uns excepcionais 5 jogos do Sporting, o Fábio Veríssimo foi nomeado para controlar 4 jogos do Sporting e o André Narciso foi nomeado para controlar 4 jogos do Sporting, sendo que este árbitro está há 6 temporada na 1ª divisão e o C. A. até a data nunca lhe nomeou nestas 6 temporadas para apitar 1 jogo do F. C. Porto. O jovem arbitro de 2º ano Cláudio Pereira também foi nomeado para excepcionalmente controlar 5 dos 15 jogos do Sporting realizados em Alvalade. Será por ser dos árbitros que garante maior tempo util de jogo! 

Para a deslocação ao Dragão interessou mais o Nuno Almeida, o 22º em tempo útil de jogo permitido! Nuno Almeida que perduou a expulsão do St. Juste neste último clássico, já tinha sido o arbitro do Casa Pia 1 - Sporting 2, jogo da 2ª jornada, em que um golo invalido segundo o C. A., foi validado indevidamente por erro humano do VAR Hugo Miguel, acabou sendo nomeado para 5 jogos do Sporting em 2023/24. o VAR Hugo Miguel além deste erro grave no ínicio do campeonato voltou a ser quem esteve no VAR no jogo do titulo (Sporting-Benfica da 28ª jornada), no qual aos 82 minutos, decidiu não corrigir o erro arbitral cometido pelo Artur Soares Dias que não assinalou a falta dentro de área sofrida pelo Otamendi. Hugo Miguel não defendeu a verdade desportiva nem na 2ª jornada, nem na 28ª jornada em que bastaria que tivesse assinalado esse penalti, para neste momento termos o Benfica com 79 pontos em vez dos atuais 76 e o Sporting com 78 pontos em vez dos atuais 81 pontos! Este é o efeito que poderia ter uma única decisão arbitral devidamente corrigida nesta Liga 2023/24. Bastava corrigir um erro arbitrak grosseiro para mudar completamente o lider da tabela classificativa.


Sem comentários: